Eu Li: Como Eu Era Antes de Você (Me Before You)

Assim que a Intrínseca anunciou o lançamento de outro livro da Jojo por aqui fiquei empolgada. A Última Carta de Amor foi meu romance favorito do ano passado e nesses casos, aposto que o autor vai me agradar em outros trabalhos. Como Eu Era é um livro com uma história diferente de tudo que eu já havia lido – ou imaginado. 

Louisa Clark é uma inglesa de vinte e seis anos que acaba de perder o único emprego que teve durante a vida. Ela vive com os pais, o avô, a irmã e o sobrinho, tem um namorado há quase tanto tempo quanto tinha o emprego e nunca pensou o que faria da vida caso fosse despedida da cafeteria em que trabalhava. Mas agora ela precisa urgentemente de outra ocupação porque precisa ajudar os pais com as despesas da casa, mas não há muito que saiba – ou esteja qualificada para – fazer. Will Traynor é um jovem empresário que após um acidente muito grave, acabou parando numa cadeira de rodas, com tetraplegia. Will não aceita a condição que lhe foi imposta e já tentou cometer suicídio diversas vezes, então sua mãe precisa contratar alguém para ficar de olho nele – e que, quem sabe, possa dar alguma expectativa a ele. O trabalho de Lou com Will é basicamente fazer companhia e atender as necessidades dele. Ele também tem um enfermeiro que cuida das partes relacionadas a saúde e higiene, mas que não passa todo o período do dia com eles. Logo que chega, Lou percebe que será difícil se aproximar porque Will tem um gênio muito difícil. É taciturno, arrogante e o fato de não aceitar sua condição só complica tudo. 

Eu costumo ler os livros sem olhar sinopse e quando se trata de livros que gosto do autor, isso é ainda mais irrelevante. Começo a leitura sem saber nada e com a expectativa de ter uma leitura agradável, que me faça lembrar porque gostei daquele escritor. Então, fiquei bem surpresa ao descobrir que essa história seria sobre um cara tetraplégico e uma mulher de mais de 26 anos que encontra-se sem expectativas. Quero dizer, o tempo de vida e as coisas que temos que fazer nela sempre me preocupa e me sinto bem pressionada com essa contagem regressiva (ok, parei com minhas neuras)

Eu realmente fiquei abalada com a condição de Will porque nunca havia lido algo assim e para mim é muito triste imaginar alguém preso a uma cadeira da forma que ele ficou. Já convivi com paraplégicos  mas tetraplegia é outro nível, outras limitações e eu mal consigo imaginar como deve ser ruim – ainda mais quando essa pessoa era tão proativa. Quero dizer, é o tipo de problema que você fica completamente dependente de outra pessoa para tudo e pensar em passar a vida assim é realmente devastador. 
Às vezes parecia até um alívio para ele que houvesse alguém preparado para tratá-o mal, contradizê-lo ou alertá-lo para o fato de que estava sendo desagradável. Eu tinha a sensação de que, desde o acidente, todo mundo andava na ponta dos pés ao redor dele, exceto talvez Nathan, a quem Will parecia tratar com um respeito maquinal. [...] Nathan era um veiculo blindado em forma de homem.
O livro é narrado em 1ª pessoa pela Lou, então conseguimos ter uma ideia bem clara dos sentimentos dela e do desenvolvimento de sua relação com Will e seu crescimento. Também gostei muito de como todo o enredo em volta deles é verossímel. A família de Lou está sempre presente, eles passam dificuldades de convivência, tem problemas com orçamento e todo o tipo de problema que uma família atual realmente tem, mas que geralmente fica em segundo plano em livros. Isso me aproximou bem dos personagens. 

Ocasionalmente, temos partes narradas por outros personagens e gostei de ter outra visão dos acontecimentos, ficou bem interessante. Gostei de como a autora desenvolveu a relação dos protagonistas, de uma forma tão intensa e ao mesmo tempo sensível. O livro se passa num período de 6 meses e acho que a evolução da relação deles foi marcada de forma suave e ao mesmo tempo, objetiva. É um livro que não tem uma história convencional e o romance entre os protagonistas também não é. É uma história de aprendizado, sobre a vida e suas possibilidades, sobre duas pessoas que precisavam se encontrar para ajudar uma a outra. E é lindo perceber isso.

Gostaria de saber onde Jojo tirou a ideia para essa história porque é algo tão possível (tipo, acontece por aí) e mesmo assim nunca havia lido algo do tipo... Não é um livro sobrenatural e tem uma das histórias mais inusitadas e emocionantes que já li. Eu geralmente recomendo leituras para todos os momentos, mas sinto que esse não é o tipo de livro que qualquer um consegue gostar. Ele é bem linear e segue uma proposta bem definida, mas não tem uma história bonitinha, fofa. Ele tem um romance bem inconvencional, que é expresso de forma bem sutil. Então, devo alertar que se você for ler esperando um grande envolvimento amoroso, beijos ardentes e demostrações de que 'o amor tudo supera' é melhor ter em vista que não é esse o foco. Recomendo a leitura se você gosta de histórias que passam mensagens sobre a vida (boa, ruim, cheia de altos e baixos) e se você precisa de um pouco de 'visão de mundo'. É uma história comovente, muito envolvente e com uma mensagem sobre ambição que é realmente legal. 

E eu gosto de marcar aqui, porque é raro que isso aconteça... Eu chorei com esse livro. Chorei muito. Chorei de soluçar, de chamar atenção pela casa (ainda bem que estava em casa). Chorei porque fiquei emocionada demais, me envolvi demais com os personagens e com os acontecimentos, e tem algumas situações que só são ultrapassadas depois de derramar um pouco de lágrimas. Eu gosto quando um livro me faz pensar em outras possibilidades, em coisas que eu poderia fazer, e enquanto lia Como Eu Era senti isso em vários momentos. Eu meio que já esperava que Jojo fosse me emocionar, mas realmente, não imaginei que seria assim. É muita emoção pro meu coração.

26 comentários:

  1. comprei este livro na promo da submarino e estou doida para ler!
    ai, sou muito chorona pra livros, e o momento que mais tenho para ler é na faculdade, já vi que não vou poder lê-lo lá :(

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu estou muito em dúvida se leio esse livro ou não porque assim que li a sinopse já pensei: eu vou chorar!:( haha também gostaria de saber da onde saiu a ideia da autora porque não é uma história que qualquer um sai escrevendo por aí. Mas por ser tão dificil encontrar livros desse tipo acho que vou acabar me rendendo e ler :) Muito boa a resenha!
    beijos!

    www.gabrielabelo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ok Eve, nós temos gostos particularmente semelhantes e quando li sua resenha de A Última Carta de Amor e tentei ganhar em todas as promoções que vi pela blogosfera desse livro, hah, mas não tenho essa sorte toda. Comprei e me apaixonei. Sim. Daí quando soube do lançamento de COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ eu não pensei duas vezes: não tenho paciência pra esperar promoções na blogosfera, nem tenho paciência de não saber como será essa história [li a sinopse e gostei imediatamente] então comprei semana passada [na promo da submarino] e espero loucamente que esta semana o livro chegue porque realmente realmente realmente quero ler.
    A sua resenha é a segunda que leio e nem preciso dizer que tendo a sua aprovação [que vc gostou da leitura] já tenho 99% de chances de gostar também.

    Ps.: Vc também é a culpada por eu ter comprado UM DIA [mas ainda não li, vou ler logo]

    bjs, bjs
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  4. Sou o contrário de você, não gosto muito de ler livros sem ter dado uma espiada na sinopse. Em geral, é assim que escolho o que vou ler haha. E foi assim que me convenci a ler esse livro: sabendo mais sobre a história aqui na sua resenha :)
    Só de ler, fiquei um pouco arrepiada haha. Tão possível e tão impossível ao mesmo tempo essa mistura de circunstâncias, né? Parece mesmo o tipo de história em que o crescimento dos personagens é quase palpável de tão nítido. Acho isso ótimo. Apesar de ter torcido o nariz pra ideia de mais personagens narrando a história (acho isso chato), é um livro que pretendo ler mais pra frente =D

    Beijos
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa!
    Agora fiquei surpresa. Eu já imaginava que este livro fosse linfo, mas chegar ao ponto de fazer uma pessoa chorar o.O
    Surpresa!!

    Ele está na minha lista de desejados há um bom tempo, mas já fiz tantas "comprinhas" este mês que nem me atrevo a sacar o cartão de crédito, rs.

    A sinopse desse livro me ganhou fácil, fora que a capa é maravilhosa!!

    Fiquei curiosa (mais do que já estava!) e só preciso URGENTE dele *.*

    ResponderExcluir
  6. Ev, adorei sua resenha. Adora a autora também e este é um daqueles livros que eu leria "de olhos fechados". Adoro livros sensíveis que conseguem tocar sem grandes reviravoltas ou acontecimentos super marcantes e, pelo que vi, Jojo é bem capaz de fazer isto. <3
    Beijos!

    Chel Lima
    http://corujando.org

    ResponderExcluir
  7. Nossa amo muito essa escritora e já li dois livros dela e não posso ficar sem esse, que carrega drama e em suas linhas mas nós faz pensar e chorar, quero muito acompanhar tudo que vai acontecer entre Will e Louisa.
    Amei a resenha de verdade já li outras mas essa é a melhor.

    ResponderExcluir
  8. Eu amei esse livro! Eu gosto de livros que a personagem evolui ao longo da história, e traz mensagens sobre a vida, e acho, não tenho certeza que vou chorar lendo este livro.
    Um abraço.
    Amanda Ramos

    ResponderExcluir
  9. Super curiosa pra ler esse livro, uma amiga minha leu e disse que é lindo. Não sou muito de chorar com livros, mas a maioria disse que isso acontece. Gosto quando o livro conta histórias possíveis e deixam uma mensagem real.

    ResponderExcluir
  10. Eu também nunca li história parecida. Nós estamos acostumados com os romances perfeitinhos, e quando nos deparamos com histórias mais complexas, acabamos nos surpreendendo e nos emocionando, e pra mim esse é um ponto muito positivo ao ler uma história!

    ResponderExcluir
  11. Oi, essa é a primeira resenha que leio do livro e me passa uma visão REAL do livro.. E cara ADOREI ! Fiquei lendo sua resenha e imaginando a confusão de sentimentos e situações que o livro nos apresenta...costumo não querer ler livros com temas como doenças, situações fisícas porque sei que são temas fortes e que me deixaram tristes..mais sua resenha me convenceu a dar uma chance a história.

    ResponderExcluir
  12. O livro A Última Carta de Amor ja tinha ouvido falar, mas nunca associei o nome da autora com o livro.
    Gosto de livros que nos fazem para parar e refletir o que acabamos de ler, pelo jeito a autora realmente fez uma historia onde nao há tanta melosidade (porque tem livros românticos que os personagens só faltam se lamberem uns aos outros de tanto 'açúcar' que há entre eles grr). Bem quando o livro foi lançado já fiquei a fim de lelo por conta da capa que é uma fofura a parte, agora que pude ter uma noção do livro com certeza vou querer lelo!

    ResponderExcluir
  13. Esta com certeza foi uma das leituras mais intensas que tive este ano. Me envolvi com os personagens de um jeito que após terminar o livro, fiquei dias pensando e derramando lágrimas em função do desfecho. O livro é lindo, forte, tocante. Adorei sua resenha, acho que vc soube colocar super bem sua impressão do livro. bj

    ResponderExcluir
  14. O livro tem uma história muito interessante. Muitas pessoas falam muito bem dele. Nunca li nada da autora que sei que tem um outro livro interessante também.

    ResponderExcluir
  15. Esse livro parece ser perfeito, e estou decidida a ter ele o mais rápido possível. ~Pelos simples motivos que qualquer um teria se lesse essa resenha: ele magnificamente irá lhe deixar maravilhada com tudo que acontece na vida Louisa e do Will. ♥

    Amei a resenha Evelly (como dá para perceber; rsrs)
    Beijinhos, Alicia.

    ResponderExcluir
  16. Quero muito ler esse livro devido ser uma superação mútua: dela por ter de começar tudo e ele por reaprender a viver. Deve ser muito triste e lindo, comovente mesmo. Dou razão para ter se comovido.

    ResponderExcluir
  17. Sou uma manteiga derretida e sinto que esse livro me fará ficar horas me debulhando em lágrimas, mas amo livros assim, comoventes. Faz com que se identificamos muito com os personagens e eu estou loca pra começar a ler esse livro, não vejo a hora.

    ResponderExcluir
  18. Li e ouvi muitos comentários sobre esse livro, é um dos que está na minha lista para ler. Adorei sua resenha. :D

    ResponderExcluir
  19. QUero ler o livro exatamente pela sua recomendação,pq adoro histórias envolventes e q falem de vida e valores, sentimentos e descobertas. Nem precisa de grandes acontecimentos. mas a superação, a amizade, as coisas simples bem descritas e bem contadas é q me arrebatam. Amei sua resenha, quero mais ainda essa leitura!

    ResponderExcluir
  20. Quero muito ler essa trama emocionante e conhecer a escrita da autora.

    ResponderExcluir
  21. Livros que passam mensagens sempre me interessam, e muitas vezes para revermos a nossa vida, que muitas vezes fazemos conta de coisas tão pequenas. Fiquei muito curiosa para ver como tal história é narrada. Visto que vão ter vários pontos de vista. Aliás eu achava besteira quando o pessoal dizia: Ah chorei horrores, como diria uma amiga minha, mas estava errada quando li A Culpa é das Estrelas, e me parece que esse livro vai ser a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  22. Amei sua resenha. Ela é tão simples e ao mesmo tempo tão verdadeira. A história é linda mesmo, enquanto lia a resenha construía imagens dos personagens na minha cabeça, parece tão real. Gostei demais, parabéns!

    Grande abraço!

    http://www.escrivaninhaliteraria.com

    ResponderExcluir
  23. Diferente de tu, eu costumo ler resenhas antes de ler o livro, mas isso nem afeta tanto nas minhas leituras (pelo menos eu acho). Acabo sabendo muito da história, claro, mas sei lá, é como se eu precisasse de mais e isso só o livro pode me dar.

    Sobre o livro, eu nunca li nada da Jojo, apesar de morrer de vontade desde o dia em que folheei "A última carta de amor". E a história desse parece linda, mesmo já tendo ouvido falar que é de chorar horrores kkkkkk

    ResponderExcluir
  24. Esse livro é lindo demais!
    O enredo é bem diferente do que eu estava acostumada a ler.
    Apesar do aparente jeito difícil do Will, eu amei de verdade esse livro e a maneira como os fatos foram conduzidos.
    É dramático e romântico na medida certa.
    Louisa e Will são definitivamente, um casal que jamais esquecerei.
    Não conhecia a escrita da Jojo Moyes, mas esse livro me arrebatou de uma maneira tão incrível que me tornei fã dela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Livro tocante e extremamente reflexivo! Como você chorei muito, por quase 1h30m ininterruptamente, sem mentira, simplesmente não conseguia conter as lágrimas, de tão marcante que é o final!

    ResponderExcluir
  26. Livro tocante e extremamente reflexivo! Como você chorei muito, por quase 1h30m ininterruptamente, sem mentira, simplesmente não conseguia conter as lágrimas, de tão marcante que é o final!

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?