Eu Li: A Última Carta de Amor (The Last Letter From Your Lover)

Alguns livros você sente que irá gostar antes mesmo de começar a ler e isso aconteceu comigo no livro de Jojo Moyes, recentemente lançado pela Intrinseca. Assim que vi o booktrailer, soube que seria um daqueles livros densos, que envolvem e marcam – e emocionam muito. Leiam sem restrições, nada de spoilers!

A Última Carta começa no presente, narrando em 3ª pessoa sobre a situação de uma bem sucedida jornalista do jornal Nation, em Londres. Ellie está na faixa dos trinta, tem um bom emprego, um apartamento e um amor. O problema é que esse amor é casado com outra mulher, tem filhos. Ela sabe bem onde está pisando, mas depois de um ano, não consegue deixar de pensar onde aquilo pode chegar. Ellie tem duas amigas que a apoiam apesar de qualquer coisa e um amigo que resolveu dizer umas verdades que não a agradaram. 

– Vocês mulheres tem uma visão tão equivocada dos homens...
– Você acha que ele é feliz com ela? – Ela analisa a expressão no rosto do amigo.
– Não tenho ideia. Só não acho que ele precisa ser infeliz com a mulher para transar com você.
Enquanto isso, no trabalho, Ellie esta sendo pressionada a escrever uma matéria sobre amores passados, relacionamentos perdidos. E procurando nos arquivos do jornal, encontra uma carta antiga, datada de 40 anos atrás, que instiga a curiosidade dela, pois trata-se de uma 'última carta de amor'. A partir daí, mergulhamos nos anos 60 para conhecer a historia dos amantes e o que os levou àquela ultima carta. 
[...] Jennifer Stirling era provavelmente um pouco negligenciada, mais inteligente do que sua posição exigia que fosse, e que ela não se dera conta do efeito que a combinação poderia lhe causar em um ou dois anos. Por ora, só a ponta de tristeza em seu olhar sugeria que ela tinha consciência disso. Ela estava presa num infinito e sem sentido turbilhão social.
Nos 60s, conhecemos Jennifer, uma mulher jovem, casada a pouco tempo com um rico empresário. Mas acontece que Jenn sofreu um acidente e perdeu parte da memória (não como dano permante), e não se lembra de como foi parar no hospital ou que era casada. Ao voltar pra casa Jenn sente constantemente uma sensação de desconforto, como se aquele lugar lhe fosse estranho, como se devesse estar longe dali. 

Na verdade, sempre tenho receio em ler coisas que se passam há mais de vinte anos porque tenho a falsa sensação não conseguirei me envolver num mundo que existia antes de eu nascer, mas sei que isso é bobagem. A linguagem utilizada, mesmo nos anos 60 é muito atemporal, os protagonistas da historia tem aquele comportamento típico, mas também são gente-como-a-gente. Jennifer e Boot tem diálogos fantásticos e tudo é narrado de uma forma muito real. Gostei de como a autora foi detalhista, mas manteve o mistério, deixava peças soltas que só iriam se encaixar mais adiante. Nós vamos descobrindo as coisas com Jenn (no passado) e Ellie (atualmente). 
 Na verdade, vou beber alguma coisa.  disse ela.  Você se importaria?
 Você devia mesmo beber alguma coisa. E eu vou desfrutar da bebida vicariamente.
 Vicariamente repetiu ela, fazendo um sinal para o garçom. Pediu um martíni com muito gelo.
Uma bebida social, pensou ele.
Achei a narração do livro fantástica. Pra uma pessoa fã de primeira pessoa, achei que a narração em terceira foi o ideal. Jojo narra com perfeição a vida nos anos 60 e eu pude me sentir naquela época, vivendo numa sociedade bem diferente da atual. Foi um livro que li sem pressa, apreciando cada descoberta, torcendo por cada momento, esperando por um final feliz que a cada momento parecia mais impossível. 
– Você tem que entender, Mo, querida. Que há flertes e flertes. Reggie e Jenny estão relembrando os velhos tempos, mas nenhum dos dois jamais pensaria em traição. Estão flertando, sim, mas estão fazendo isso numa sala cheia de gente, sem tentar esconder.
Eu não sou uma pessoa romântica, mas ler as cartas de amor que iam sendo descobertas me deixava sensível e pensando 'uau, como seria extraordinário ter alguém que me escrevesse coisas assim, ou quem sabe conseguir escrever algo assim para alguém'. Os capítulos começam sempre com uma 'última carta de amor' – realmente verdadeiras, e achei interessante porque algumas são terríveis! Ler  as cartas do livro, e então términos por SMS do tipo 'Vc e eu acabou.' é deprimente! As pessoas estão se tornando frias e ler esse romance me trouxe um pouco de calor e esperança.
Há coisas que adoro em você, mas também há coisas que odeio. Acho que você deveria saber que agora penso cada vez mais nas coisas que me incomodam em você..."
Essa carta me lembrou algo de 10 Coisas que Odeio em Você.
É GENIAL como as coisas são amarradas. Leia com muita atenção, prenda-se aos detalhes, não tenha pressa. Jojo não só escreveu um romance com dramas, amores proibidos, situações agravantes (não, isso está mais para Nicholas), ela soube misturar os fatos – até os aparentemente irrelevantes – tranformando a leitura em algo único. Eu lacrimejava e me surpreendia com cada reviravolta ocorrida no enredo (principalmente após a parte 3) e quando chegou o momento onde as coisas começavam a se encaixar eu me senti totalmente perspicaz porque consegui descobrir antes da revelação oficial (okay, uma página antes, mas ainda assim...) É um livro lindo, com uma historia emocionante. 

Esse livro entrou na minha lista de favoritos do ano. O que a leitura despertou em mim enquanto lia foi algo muito parecido do que senti ao ler Um Dia (apesar de não ter nada a ver, senão as excelentes críticas pelo mundo). É o tipo de livro que marca a alma, o tipo que eu vou querer reler daqui a algum tempo. O tipo que eu terminei com lágrimas nos olhos – de felicidade e de vontade de ler mais.

A Última Carta é lindo e triste; emocionante e desolador; marcante e comovente. Épico. E me fez perceber que eu sou uma manteiga derretida que foi posta no congelador, prestes a descongelar a qualquer queda de luz.

57 comentários:

  1. OMG que resenha sedutora Eve!!!
    Com certeza eu logo que vi a capa desse livro sofri um encantamento profundo, sou dessas românticas incorrigiveis que choram ao pé de uma sutil história de amor, e derramam cachoeiras de lágrimas quando a história de amor é maior do que o que consegue descrever!!! Ainnn já preciso desse livro... Perfeito!

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que resenha linda! Eu já queria ler o livro. Está na minha lista de desejados. Só que sua resenha me fez ter uma visão completamente diferente do livro. E dizer que é lindo como Um Dia... Agora estou desesperada para ler.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus que resenha!!
    Eu não estava animada com esse livro, mas depois dessa resenha fiquei alucinada! Preciso adquiri-lo AGORA!
    Sou uma manteiga derretida, choro em tudo, sempre. Então já vou preparar minha caixa de lenços hahaha.
    Sua resenha ficou linda e emocionante, adorei o final: "A Última Carta é lindo e triste; emocionante e desolador; marcante e comovente. Épico. E me fez perceber que eu sou uma manteiga derretida que foi posta no congelador, prestes a descongelar a qualquer queda de luz." Arrasou!

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  4. Quero demais ler esse livro... E essa capa dela é absolutamente fofa. =)

    ResponderExcluir
  5. Oiie Eve,

    Uaua. Ainda não tinha lido uma resenha tão positiva deste livro quanto essa. Definitivamente me cativou, agora estou louca de vontade de ler. Resenha mais que linda, consegui sentir o quanto este livro te tocou. Parabéns.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha! Primeira vez que ouvi falar sobre o livro e estou louca de vontade de ver! Ótimo final de semana, bjs.

    http://coresdoparaiso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Evellyn!
    Confesso para você que não tive atração pelo livro quando vi a capa, por isso não li a sinopse. Mas a resenha trouxe dois pontos que, sem dúvida, fizeram com que o livro entrasse para a lista "vou ler": ter uma jornalista e ter essa "viagem" no tempo através das cartas. Gosto muito de livros que fazem esse intercâmbio e pela sua resenha, a narrativa foi fundamental para dar certo.


    Beijão!

    ~ Nine
    http://www.estantedanine.com/

    ResponderExcluir
  8. Que resenha linda! Deu vontade de ler também. Não gosto de livros assim, mas esse me pareceu interessante :)

    @SuzannaRani
    www.suzannarani.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Eve!
    Que engraçado, eu li sua resenha e pensei em Um Dia mesmo antes de você citá-lo e, realmente, um não tem nada a ver com o outro!
    Sua resenha foi a mais positiva que vi até agora, vi muitas pessoas que gostaram do final, mas não o "durante" do livro.
    Devo dizer que todos os seus comentários me deixaram muito curiosa pra ler esse livro!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Hey Eve o/
    Ain que linda sua resenha. Estou louca para ler esse livro, parece ser muito emocionante *-* Mas é que ultimamente estou precisando de mais sobrenatural na minha vida, sabe? UASHAUSHAU Acho que é por isso que os últimos livros que eu li foram mais ou menos, tem algo faltando UAHSAUSAS Enfim, espero poder lê-lo logo *-* Não sei porque, mas esse livro me lembra Um Dia. Juro UAHSASUAHS

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  11. Nossa que resenha, me deixou com água na boca, uahuah... mesmo gostando de algo mais sobrenatural...
    Acho que vou inclui na minhas próximas leituras.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Muito legal este livro! Apesar de eu nao curtir muito romance, ele nao tem so romance. O sofrimento pelo amor e os problemas que as vezes temos que enfrentar sao sempre bem vindos pra mexer com nossas emoçoes! =)

    ResponderExcluir
  13. Confesso que nem tinha dado bola pra esse livro, mas sua resenha... Wow! Ótima resenha, por sinal, como de costume.
    Gostei especialmente do seu último parágrafo. Também não sou muito romântica e às vezes me acho muito fria, então gosto muito quando alguma coisa me emociona, consegue me tocar, etc. É uma coisa muito positiva que alguns livros, filmes, séries e ~matérias de jornal~ às vezes conseguem fazer.
    Acho que vou ler, sua resenha me deixou com muita vontade de descobrir mais sobre esse livro.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, vc acaba de aumentar mais um livro pra miha lista de LOUCA PRA LER!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    hahahah... adorei a resenha, tô muito curiosa..

    Beijosss...

    Pauliane

    ResponderExcluir
  15. Eu li a sinopse desse livro e fiquei super curiosa, só pela capa eu já fiquei bastante interessada no livro *-* Esses dias li uma resenha super positiva que também me animou muito e agora com a sua já adicionei na minha lista de próximas leituras! Gosto de ler livros que envolvem o passado e imagina esse que tem romance. Obrigada pela resenha, beeijos!!

    ResponderExcluir
  16. Primeiro, acho que não tem como não gostar de um livro que se chama "A Última Carta de Amor". Isso é lindo!! E digo que não precisei ler para perceber isso, por que essa capa é aquela que diz tudo e não diz nada ao mesmo tempo.

    Sua descrição do livro foi linda e me fez se agarrar a esperança de que as pessoas mudam, e que nem o tempo é capaz de acabar com algo que foi feito pra durar!

    Gostaria muito de saber como acabou tudo, e espero que tenha tido um final do tipo "e eles foram felizes para sempre". Para isso, vou ter que ler! rs

    Que bom saber que vc tem se transformado mesmo não se considerando uma romântica. É bom se emocionar e ver que o amor é mais real do que a gente imagina.

    Bjs, da Lisse

    ResponderExcluir
  17. Olá, Eve!
    Adorei a sua resenha!!
    Eu estou bem curiosa em relação a esse livro, não sabia muito bem o que esperar dele e a sua análise foi uma das poucas que eu vi até o momento. Acho que vou gostar da história e me emocionar com os dramas e conflitos dos personagens, por isso já vou preparar os lencinhos. hehehe
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  18. Já tinha lido uma resenha desse livro e fiquei muito louca pra ler, parece ser que vc começa e não quer parar nunca! Essa sua resenha ficou muito boa, me deu vontade de sair correndo e comprar ele agora! HAHAHA E gente, sou chata com capa de livro, e confesso que eu amei MUITO essa *-*
    HAHAHA Tenho descoberto que sou uma manteiga derretida também, ando chorando com cada filme que nossa... hahahaha

    ResponderExcluir
  19. Esse é o tipo de livro que me atrai pela capa de cara. Com esses quotes agora, quero muito mais ainda ler esse livro. *-*

    ResponderExcluir
  20. Oi Evellyn!, gosto muito do seu blog e estou sempre o acompanhando, so de ver a capa e a sipnose do livro fiquei com vontade de lê-lo imediatamente e agora com essa sua resenha me deu mais vontade ainda! Enquando eu não adiquiro ele vou aguardar a promoção e me contentar com a sua resenha, tenho que ler esse livro!

    Bjos..ane ingrid

    ResponderExcluir
  21. Oi Eve, que bom saber que gostou tanto assim do livro, é sinal de que o livro deve ser bom mesmo, estou curioso pra ler e ver como deve ser ler algo que se passa há 20 anos atrás... ^^

    ResponderExcluir
  22. Nossa! Antes mesmo de ler tua resenha já tinha vontade de ler este livro, porém após ler vejo que é mais que vontade, virou necessidade! Histórias de amor (ou não) envolvendo cartas já me ganham só por isso. Ver que as cartas dão o tom, o ritmo ao livro é tão encantador!

    Beijo grande :*

    ResponderExcluir
  23. Fui ler a resenha motivada pela promoção e, caramba, ainda bem que vim. O livro parece ser excelente! Primeiramente os anos 60 é a minha época de ouro (Meia noite em Paris, oi?), então só isso já me faria ficar louca para lê-lo. Mas uma história de amor, ambientada também nos anos 60 e que merece ser comparada a Um dia, um dos meus livros favoritos? Realmente, preciso ler A última carta de amor. Estou torcendo muito para ganhar a promoção, mas se não der, vou comprá-lo;
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi Eve!
    Logo que vi esse livro ele entrou para a minha lista de desejados pela capa. Nem sabia do que se tratava, só que era um romance e como eu adoro romances, logo quis ler. Depois vi muitas críticas negativas sobre ele. Fiquei balançada em lê-lo, mas depois que vi sua resenha... minhas expectativas voltaram! Adoro livros emocionantes e de romance, com uma narrativa bem escrita. Com certeza voltou para a lista de desejos.

    Beiijos
    Aline
    Memoirs and Books

    ResponderExcluir
  25. Ótima resenha, gosto muito do seu blog e estou sempre acompanhando, só de ler a sua resenha fiquei muito ansioso para ler esse livro. Livros desse gênero são um dos que eu mais gosto, e sinceramente deu vontade de sair correndo pra livraria e comprar esse livro kk

    ResponderExcluir
  26. Ah, esse livro parece ser tudo de bom. Já li várias resenhas a respeito dele e todas positivas. E, claro, isso só pra instigar a minha curiosidade. Adoro livros com cartas e amores passados e tenho certeza que esse é uma ótima pedida pro gênero.

    ResponderExcluir
  27. Me apaixonei ainda maaaais pelo livro depois que eu li essa resenha, muuuito perfeito a resesnha e claro o livro :D
    Quem me dera poder ter esses livros em mãos agr !
    Beijoos :*

    ResponderExcluir
  28. Olá Eve, já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro, e as que eu li não me deram tanta vontade de lê, algumas não foram tão positivas assim como a sua, mas amei a sua resenha, não sou muito fã de livro narrados na 3ª pessoa, mas mesmo assim tento lê, e me deu uma vontade enorme de lê esse livro.

    Parabéns, pela ótima resenha e pelo blog!

    beijão
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Achei esse livro super fofo e gostei demais dele de cara. Apesar de ter visto umas resenhas "metendo o pau" no probrezinho do livro, falando que é confuso e bobo, eu não perdi a vontade de ler. Queria muito conferir também!

    ResponderExcluir
  30. Eu acho essa capa tão tão linda! Com certeza o conteúdo é tão bonito quanto!
    Adorei a resenha e fiquei curiosa pra ver como as histórias das duas se entrelaçam por essas cartas. Deve ser fantástico!
    Eu adoro cartas, então com certeza vou me encantar com esse livro. Espero ler logo!

    ResponderExcluir
  31. Ain Evellyn
    que resenha foi essa?
    To quase chorando aqui.

    Desde que eu li a sinopse,o livro me atraiu,mas por abordar traições fiquei meio receosa,odeio livros que abordam traição (Questões do Coração feelings),esse por se tratar da Ellie sendo a amante,não sei o que irei pensar.Espero que eu não sinta raiva dela.
    Espero que ela caia na real,pelo visto nada de finais felizes em ambos períodos,mas tudo bem.
    Será que eu vou chorar mto?
    Preciso muito ler esse livro

    bjs Nati

    ResponderExcluir
  32. Quero muito esse livro, a história me atraiu muito e quero descobrir o que acontece no final.
    A Intrinseca se superou na arte da capa, sou apaixonada pela palheta de cor, os detalhes tão delicados e toda vez que eu vejo o livro a música do Jason Mraz, I won't give up , toca na minha cabeça . HAHAHAHA

    Beijos, Karina.

    ResponderExcluir
  33. Só a capa do livro já me dá uma nostalgia, do tempo em que as pessoas ainda escreviam cartas!^^
    Vou gostar de ler esse romance.

    ResponderExcluir
  34. Evellyn, amei a sua resenha, muito positiva!
    Só a capa desse livro é APAIXONANTE, concorda? A sinopse encanta quem a lê e faz crescer um desejo enorme de ler o livro. Li resenhas do livro, mas confesso que a mais positiva, a mais emocionada e empolgada foi a sua. Gostou mesmo do livro, né? Mas quer saber? Acho que eu também vou adorar esse livro. Vou me emocionar tanto (ou mais) que você. Sou uma romântica, mesmo que eu tente negar para mim mesma em certas ocasiões. Faço minhas as suas palavras: "E me fez perceber que eu sou uma manteiga derretida que foi posta no congelador, prestes a descongelar a qualquer queda de luz...". ;)

    Estou participando da sua promoção e espero MESMO ganhar, viu? hahahaha

    Beijo!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  35. Nossa, Eve!
    Apesar de já ter ouvido muito sobre esse livro, nunca havia lido uma resenha, e confesso que adorei!!
    Adorei tudo, desde o mistério que vai crescendo em cada página, quanto o fato da história se passar em duas épocas distintas e pouco a pouco as coisas irem se revelando e tomando proporções maiores do que aquelas antes imaginadas.
    Parece-me ser um livro muito bem escrito, por uma mão experiente, que consegue levar o leitor com precisão através de uma história emocionante, inesquecível, repleta de momentos incríveis. Talvez eu até tenha achado demais, mas me empolguei pelas suas palavras tão entusiasmadas e certamente pretendo ler o livro algum dia!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  36. Já tinha vontade de ler esse livro, depois dessa resenha minha vontade só aumentou. Sua resenha me fez desejar mais ainda esse livro que parece ser emocionante. A resenha ficou genial, parabéns (:

    ResponderExcluir
  37. Oie Evy,
    Adoro suas resenhas!
    Eu também estou louca para ler esse livro desde o anúncio do lançamento!
    Tenho uma queda por romances de época, de vez em quando acho que nasci no século errado. Pelo que entendi, o livro tem um tipo de investigação e isso acho que é o que mais prende as pessoas... Sem contar que acredito eu que vou adorar ler as cartas, sempre me pergunto como seria receber cartas de amor.

    Bom, estou louquinha pra ler esse livro e ja estive com ele em mãos e tudo...

    Beijos

    Carol
    conversaentregarotas.com

    ResponderExcluir
  38. Ainda não tinha visto o booktrailer, mas achei lindo *-*
    Olha, eu sou uma pessoal romântica, então eu imagino como ficaria lendo as cartas haha'
    Amei o parágrafo final da sua resenha! Acho que você saiu inspirada da leitura ^^

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Vejo todos falando sobre esse livro nos blogs, quero muiiiiiiiito ler. Além da capa maravilhosa, também amei o booktrailer :3

    Beijos

    ResponderExcluir
  40. OMG, que resenha mais linda. Mas fiquei com medo de ler agora... Não quero choraaaaar..hahaha
    Sério mesmo q é triste? Não gosto muito de finais tristes, mas vou ler com certeza...

    ResponderExcluir
  41. Amei a resenha quero muito ler essa linda história, sou da época das cartas de amor e hoje mesmo estava falando sobre isso com meu marido que me enviava muitas.
    Gosto muito dessa mistura de presente e passado.
    A capa está tão linda.
    Já li outro livro lançado aqui da Jojo chamado "Em busca de Abrigo" e gostei da escrita dela espero gostar desse também.

    ResponderExcluir
  42. Que resenha linda, o livro parece ser apaixonante! Assim como você, prefiro livros de primeira pessoa, mas pelo visto esse consegue ser maravilhoso, com uma narração impecável. Quero na minha coleção!

    ResponderExcluir
  43. sou meio ultraromantica,então sua resenha me deu uma super vontade de ler esse livro,apesar da terceira pessoa! ótima resenha,mais poderia ser um pouco menor.

    ResponderExcluir
  44. Acho que esse livro tá no topo da minha wishlist. Adorei a história, amei a capa... Tô curiosíssima e super ansiosa pra ler!
    Sua resenha também me empologou bastante!
    Beijinhos!
    Giulia
    http://prazermechamolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Impossível dizer que não ficou curioso para ler este livro quando alguém fez uma resenha tão profunda e carregada de sentimentos e emoções sobre ele.
    A história me chama muito a atenção, pois a maioria dos livros hoje em dia falam muito bem de finais felizes, mas poucos deles falam de finais de fato.
    Finais de relacionamento.
    Quero muito ler!
    Parabéns pela resenha!
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://www.trocandoconceitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Oi Evellyn. O livro parece ótimo,é um romance,e eu amo romance,e isso me faz querer ele ainda mais. Deve ser realmente muito emocionante,quero muito esse livro,parece ser um livro lindo. Beijoos!!

    ResponderExcluir
  47. Nossa, fiquei com mais vontade ainda de ler esse livro. Me parece ser uma linda história, capaz de envolver e surpreender qualquer um.
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  48. Como esse livro deve ser lindo!..só a capa já me deu animo para ler..a história parece mesmo bem estilo Nicholas Sparks, mas eu adoro!
    Espero ler em breve!

    bjus

    ResponderExcluir
  49. Vejo agora que esse livro não é só mais um romance bobo. Apesar de não ter o enredo mais original e lembrar o Nicholas Sparks mais do que um pouco, fiquei curiosa para conhecer o desenrolar da narrativa. A história parece ser linda, como já comentaram.

    ResponderExcluir
  50. Oi Evy!
    Eu gostei muito da resenha. Parece ser um livvro íncrivel. E com certeza vai estar na minha lista dos próximos livros que eu vou ler. :)

    Beijos,
    Mih.

    ResponderExcluir
  51. Genteeeeeeee, que resenha mais... mais... perfeita! a-do-rei! Já tinha me apaixonado pelo livro, com essa resenha então... =)

    ResponderExcluir
  52. Esse livro é LINDOOOOOOOO!!! Preciso dele na minha estante jáaa!!! hahaha.
    Tem como não se encantar por essa capa? E por esse título? Lindos né?!
    E a cada resenha que eu leio me bate uma vontade ainda maior de ler. Amoo cartas, e sinto que vou amaar esse livro! E ainda por ser de época, ainda amei mais, haha.
    Adorei sua resenha, você escreve suuper bem, e agora me empolguei mais ainda.

    ResponderExcluir
  53. A pessoa que lê resenhas dos livros que já leu, essa sou eu. Eu também adorei esse livro, já faz um tempinho que eu li mas é um romance delicioso e que me fez até chorar um pouquinho, e olha que eu não sou disso. Amei a história e a surpresa quase no final e adorei que você também tenha gostado tanto.

    ResponderExcluir
  54. Não gosto muito de livros narrados na 3ª pessoa e nao sei porqué não fiquei interessada nesse livro , talvez por estar a passar uma fase em que apenas me chamam a atenção os sobrenaturais . De qualquer das maneiras esse livro ainda não chegou a Portugal :s
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  55. Estou na Parte 2 e agora que as coisas começaram a se revelar, o destino cruel, os fatos inevitáveis da vida, uma despedida as pressas no saguão do hotel, etc... Amei sua resenha, é tudo que eu estou pensando mas não tenho pra quem dizer, kk. E o mais assustador, em uma das minhas reflexões sobre o livro eu pensei "Nossa, tenho a mesma sensação de quando li Um Dia". E agora vi que não é só eu. Acho que o correr das duas histórias são aceitáveis até como drama, não PODE é fantasia, quem lê não acredita que essa história não aconteceu realmente, porque é como se a pessoa vivesse tudo, e estivesse no lugar da Sr. Stirling. Simplesmente me identifiquei muito! bju

    ResponderExcluir
  56. Ain que resenha mais linda!
    Esse livro parece mesmo ser muito romântico, mas lendo a sua resenha percebi que não é só isso. Ele é denso, profundo e mexeu bastante com você. Que se descreve lindamente como uma manteiga derretida.
    Parabéns pela resenha perfeita e espero que ele me emocione tanto quanto a emocionou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  57. Esse livro é maravilhoso, história mega emocionante, a escrita da Jojo Moyes é excelente!

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?