Eu Li: Dizem por Aí (Rumor Has It)

Continuando a série Girl  Boy, esse livro conta a história de Ashley, a amiga mais ousada das quatro, um total oposto a Sarah, que conhecemos no 1º volume da serie. Como se trata de uma serie em que cada livro é narrado por um dos amigos, não há necessidade de acompanhamento, embora seja bom ler na ordem porque os livros se passam em cronologia. O bom é que a editora Seguinte não está demorando a lançá-los.

Ashley Greene (não, não é a de Crepúsculo) é a garota bem resolvida do grupo. Ela fica com quem quer, não tem problemas em tomar atitude e considera isso uma coisa boa. Ela não é a melhor aluna, mas se esforça no que realmente a interessa. Com o fim do semestre chegando, ela precisa fazer um trabalho de fotografia que pode ajudá-la a se inscrever numa boa faculdade, coisa que ela nem havia pensado, mas de repente passou a ser algo que ela queria e se achava capaz de fazer.

Gostei que embora o foco seja toda a coisa com os garotos, como ela acaba ganhando uma má fama por algo que ela sempre fez e sempre foi ‘normal’, a história de Ash também tem grande foco nos conflitos familiares e escolares de um adolescente. E acho que é sempre mais interessante quando um livro aborda esses assuntos e não só os ‘relacionamentos amorosos’ (ou a falta dele). Como era de se esperar, as amizades também se demonstram muito importantes nesse livro e eu realmente adoro isso. Também gostei que a personagem não se faz de vítima, pelo contrário. Ela consegue se manter firme a seus princípios, sabe reconhecer onde pode (e precisa) mudar e corre atrás disso. Ela é mesmo uma garota de atitude e sabe assumir o que faz.
"... Não ligo a mínima para o que os outros dizem. Ou escrevem."
"Bem, eu acho que você é incrível", ela declarou "E quem começou esses boatos é um imbecil."
Mordi o lábio para não chorar. Aliás, eu não queria só chorar, queria soluçar alto e em bom som. [...]
"O que eu faria sem você?"
Não sei se eu já estava acostumada a narrativa da autora ou ao estilo bem ‘vida-real’ que Ali usa, mas nesse volume não senti nenhum pouco aquele choque inicial que tive com Nada é Para Sempre. Comecei a leitura bem acostumada com a linguagem e tal. A tradutora é a mesma, então acho que eu mudei. Acredito que, acompanhando uma série, você acabe ficando ‘íntimo’ não só dos personagens como também do estilo do escritor. Uma coisa que notei, é que Ali consegue mostrar bem o crescimento pessoal de seus narradores. Foi assim com Sarah e o mesmo aconteceu com Ashley. Pela leitura a gente percebe bem que ela é frágil, apesar de se mostrar tão 'durona'. Foi uma ótima caracterização e eu pude sentir os dilemas da personagem.

Apesar do tema desse livro ser mais ‘polêmico’ que o anterior, não fiquei chocada como poderia imaginar. Acho que os conflitos familiares entre Ash, a mãe e irmã ganharam muito mais minha atenção do que a coisa toda com fofocas ou atitudes mal pensadas (que a levaram a ficar mal falada) da personagem. Só em um momento achei que o livro mostrou que não é um livrinho YA comum, e sim algo escrito pela mulher que transformou Skins em livro (ui).

Uma coisa fofa no livro (sim) é a relação de Ashley com a irmã mais nova! É difícil ler isso, geralmente irmãos estão sempre brigando e nesse livro, se por um lado ela vive em conflito com a irmã mais velha, com a outra é só amor! E também vou deixar registrado que o final desse livro é tão legal que me fez dar um gritinho (ando dando mt gritinhos de emoção com minhas leituras... Acho que estou enlouquecendo). E principalmente, esse livro tem um dos raros casos de 'EPÍLOGOS' que eu não odiei - eu até gostei, então, todos os créditos a isso.

7 comentários:

  1. Estou ansiosa por ler este livro, amo a capa e a história. beijinhos e se puderes dá uma espreitadela no meu blog. beijocas e boas leituras!

    ResponderExcluir
  2. é, parece ser um livro bem diferente mesmo :P
    estou muito curiosa para ler a serie *-*

    ResponderExcluir
  3. Salve, salve, Evellyn!

    A sua resenha ficou incrível. Eu ainda não li nenhum livro da autora, não gosto muito das capas e creio que isso me afastou um pouco da obra. Uma autora que narra também os conflitos familiares em um livro, sem dúvida, já ganha um ponto a mais comigo. Eu achei bacana você destacar a cronologia da obra, acho que isso ajuda muito na hora do leitor escolher a sua próxima leitura. Confesso que fiquei em cima do muro depois de ler a sua resenha! Senti uma vontade enorme de comprar o livro, porém, ainda não sei se é o meu tipo de leitura. Enfim, vou esperar mais um tempo para ver se comprou ou não, mas a sua resenha me diz que eu devo rs.

    Um abraço, http://umleitoramais.blogspot.com.br/.

    ResponderExcluir
  4. Oi Evellyn!! que lindo o seu blog! eu morro de vontade de ler esse livro, gosto muito da sinopse e adorei a resenha! só que nunca vi ele em promoções e como eu tô pobre ainda não deu pra comprar haha
    beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Eu estou com raiva de mim mesmo, pois estou procurando este livro e simplesmente não consigo achar... Ou eu vejo o primeiro (QUE EU JÁ LI) ou o terceiro. Mas este não... E é o que eu MAIS QUERO ler, pois é o da amiga ''perigueti''. Enfim, são fatos da vida se podem acontecer com a pessoa que vos fala...

    Simplesmente não consigo mais ler séries ''pulando'' livros. E isto mostra o quanto eu mudei, pois antes eu nem ligava para isto (tipo começar HP pelo segundo, ou ler primeiro o último livro de ''A Mediadora''. É).

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  6. Gostava muito que esses livros chegassem cá a Portugal. Esse ainda me deixou mais interessada do que o primeiro.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  7. Oi Evellyn,
    Não gostei muito desse livro. Embora a sua resenha esteja ótima. Não sei, achei tão mais do mesmo, sabe? Talvez seja eu que estou enjoada desse gênero literário.
    Enfim, parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?