Eu Li: Garota Exemplar (Gone Girl)

Garota Exemplar é o tipo de livro que pode não chamar atenção logo de cara – o nome é comum, a capa não é chamativa. É o tipo de livro que passa despercebido até você ler a sinopse (e vocês sabem que sou o tipo de pessoa que não gosta de ler as sinopses . Como parceira da Intrínseca  o livro me foi oferecido e a principio eu não dei bola, até começar a ver resenhas pipocando... 

Amy Elliot Dunne é a garota exemplar, não que ela seja perfeita ou sirva de exemplo (ela bem que tenta/gostaria), mas Amy é a 'inspiração' para Amy Exemplar – uma famosa série de livros infanto-juvenis escritos por seus pais psicólogos – é, pense na maravilha! Além de ter pais psicólogos, eles ainda escrevem livros te tomando como base para a personagem principal perfeita. Mas Amy, apesar de toda 'pressão popular' consegue ser uma mulher equilibrada e vive feliz com seu marido Nick Dunne, mesmo depois que os dois perdem o emprego em Nova York e tem de se mudar para a cidade onde Nick cresceu, para ficarem perto da mãe e pai doentes dele. Mas Nick segue sua vida, abre um bar com a irmã gêmea Margo enquanto Amy passa os dias em casa entediada se dividindo entre afazeres domésticos e passeios com a sogra.

O livro é narrado intercaladamente por Nick e Amy (em um diário) e todo o enredo se desenvolve depois que Amy misteriosamente SOME na manhã em que os dois estão completando 5 anos de casados. Quando Nick volta para casa no fim da tarde, encontra tudo revirado e é após chamar a policia, tentando descobrir o que aconteceu, que as coisas vão ficando estranhas... As investigações levam a situações inesperadas e Nick acaba como principal suspeito do assassinato desaparecimento de sua esposa. Mas o que poderá ter acontecido? 
– Você parecia calmo, muito calmo. - afirmou Boney. – O tempo todo você agiu... de modo inadequado. Sem emoção, de forma leviana.
– É simplesmente como eu sou, você não entende? Sou estoico. Excessivamente. Amy sabe... Ela reclamava disso o tempo todo. Que eu não era empático o bastante, que me escondia dentro de mim mesmo, que não sabia lidar com emoções difíceis - tristeza, culpa.
Assim complica...
A narrativa do livro é realmente instigante. Sabe quando o livro é recheado de detalhes e coisas aparentemente banais, mas que não tornam a leitura cansativa e enquanto lê, você sabe que aquilo terá alguma importância no decorrer da história? Eu não sou de virar noite lendo (preciso de minhas 8 horas de sono!), mas esse livro me fez ficar um pouco mais acordada! A grande cartada é que a investigação, o passado dos personagens, as teias que você precisa amarrar pra tentar descobrir o que está acontecendo, deixa qualquer um ansioso para terminar logo e descobrir como, quando e por que tudo acontece! 

Eu gostaria de escrever sobre a personalidade dos personagens, mas se eu fizer isso acabarei revelando coisas que é melhor que você não saiba antes de ler! Vou deixar minha declaração polêmica da resenha: eu gostei do Nick. E Amy... Bem, devo dizer que ela é genial, tem um senso de humor especial e diz umas coisas que eu já pensei! O livro todo é recheado de personagens bem trabalhados, do tipo que você quase tem vontade de conhecer (talvez) e acho que o mistério em volta do acontecimento e a curiosidade em saber os motivos faz com que você não queira parar de ler. 
Há uma responsabilidade injusta que vem com o fato de ser filha única - você cresce sabendo que não tem o direito de desapontar, não tem nem o direito de morrer. Não há um substituto por perto; é você. Isso a torna desesperada para ser impecável, e também a deixa embriagada de poder. É assim que déspotas são feitos.
Concordo, hein!
Eu terminei o livro e ainda não sei bem como me sinto em relação a tudo. Bem, sou o tipo de pessoa que acredita que existe um lado certo o meu e um lado errado de quem não concorda comigo e gosto quando cada lado tem o final que merece e o que aconteceu foi que, quando li a última frase fiquei com aquela pulga atrás da orelha que está me incomodando até agora... Não sei bem.. É como se eles ainda estivessem em aberto na minha cabeça e eu preciso me desligar... Parece um episódio de CSI que não tem o final que esperamos, entende? Então eu meio que me sinto decepcionada e superempolgada porque o livro foge do que se espera e deixa as coisas diferentes. Ele surpreende. É ousado. E a parte certinha de mim implora por algo mais ortodoxo!

Fiquei curiosa com o nome 'original' do livro. Se chama Gone Girl – que eu acho que combina bastante, mas ao mesmo tempo, entrega bem mais do enredo do que o nome nacional, que é um 'trocadilho' com o nome da série de livros fictícios da história e deixa as coisas mais nebulosas... 

28 comentários:

  1. Fiquei curiosa pra ler *-*
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo ele e, confesso que até a página 160 eu não tinha engrenado ainda.... a coisa tá melhorando agora.
    Vou ser sincera, até agora não gostei nem do Nick e nem da Amy. Ele é um calhorda que se faz de vítimae ela é tonta por tentar agradá-lo apesar de ele não merecer! hahaha
    Será que vou mudar de idéia?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Desculpa Eve, mas preciso discordar de você... logo de cara essa capa ganhou meu coração
    ela pode ser simples e tudo mais, mas eu gamei muito mais nela do que na sinopse :P
    posso falar uma verdade? essa é a primeira resenha que leio dele! simsim, estão pipocando resenhas dele na internet, mas só agora tomei coragem para ler uma, pois sabia que quando lesse ia querer comprá-lo no mesmo instante... e nem preciso dizer que isso aconteceu né? :P

    ResponderExcluir
  4. Eu vi que saiu uma reportagem na Veja sobre essa coisa de lado certo e errado e tudo mais, eu acho machismo alguns pontos que destacaram na reportagem, mas acho que pelo que você nos contou também vou adorar a Amy, já o Nick não tenho tanta certeza, UHAUAHUAHUA,

    Beijão
    Michelle Boyd
    The Little Things

    ResponderExcluir
  5. sabe que essas resenhas pipocando estão começando a me deixar curiosa?
    lá fora o livro fez um grande sucesso!

    quem sabe! =)

    bj

    ResponderExcluir
  6. Também já vi várias resenhas sobre Garota Exemplar e to doida pra ler. Confesso que assim, se eu encontrasse o livro na livraria, ele não me chamaria a atenção. Mas realmente em vários dos blogs literários que eu visito as pessoas tem falado dele. E eu entendo como vc se sente quando terminou de ler o livro. Me senti assim também quando terminei de ler O Vendedor de Sonhos ;)

    beijos
    http://porumaboaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa vendo a capa eu jamais imaginaria que o livro era assim, vi varias resenhas sobre ele, mas como não tinha me chamado atenção não tinha lido nenhuma, mas agora que li a sua fiquei super empolgada com o livro.

    ResponderExcluir
  8. Também achei a capa bem pouco chamativa, mas como você disse começaram a surgir várias resenhas deste livro em vários blogs, li algumas e todas dizem a mesma coisa, o livro é ótimo, faz você ficar vidrado na leitura e perder o tempo lendo, ainda mais sendo um, suspense psicológico, eu não achei que o titulo do livro original entregou tanto já que isso esta na sinopse, mas resumindo tudo, quero muito ler este livro!!

    ResponderExcluir
  9. Putz Eve, eu simplesmente me apaixonei por esse livro só de olhar a capa... achei tãoooooooo linda. Aí eu fui lendo as resenhas e fiquei: Putz além da capa bonita tem uma história que combina com meu gosto literário. Eu quero!
    Estou realmente encantada com cada resenha que leio e, claro, a sua [mais uma resenha positiva]só me dá mais vontade de ler.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  10. Eu to doida pra ler esse livro e ainda não tinha visto nenhuma resenha decente que me fizesse acreditar na compra dele, haha. Adorei a resenha e agora sim, eu compro o livro :D

    Beijão,
    Kaká Rodrigues

    ResponderExcluir
  11. Fiquei pilhada pra ler o livro, mas aí peguei a prova do primeiro capítulo e não senti aquela empatia automática, sabe? Por outro lado, não acho que todo o potencial da história tenha sido passado ali - o que me faz entrar em dúvida quanto a leitura...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Não achei o livro tão bom assim não. Desde o início era tudo munto bom para ser verdade.O culpada MUITO culpado e a vítima MUITO vítima. Mas foi uma boa diversão.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Eve!

    Ao contrário de você, gostei bastante da capa. :)
    Já li ótimas resenhas sobre este livro e estou super ansiosa por ele!

    Beijos,
    Nataly Nunes
    http://critiquinha.com/

    ResponderExcluir
  14. Eu já tinha lido outras resenhas sobre o livro, e tinha gostado do suspense  que tem sobre a historia, realmente é um dos livro mais comentado do momento, mas não quero criar muitas expectativas para não me decepcionar. Vou ler e tirar minhas conclusões. 

    ResponderExcluir
  15. Já li várias resenhas do livro e sempre fico com mais vontade ainda de ler, mas não sei bem o que esperar dele... minha curiosidade está a mil, já cheguei a ir em livrarias várias vezes para comprar, mas o preço está sempre nas alturas (triste), e acabo voltando com outro que queria antes...
    Gosto muito de CSI, gostei da resenha, me deixou com mais vontade, ainda mais com esse comentário em relação a série, menos que o final não é o que esperamos, mas enfim... acho que será o meu tipo de livro, quero dar uma chance a ele, preciso dele loooogo!

    Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  16. Olá Evelyn! Tudo bom?
    É a primeira vez que visito seu blog e quero te parabenizar por ele, super bonito! e tbm pela resenha muito bem escrita!
    Bom , sobre o livro eu ainda não li, mas tenho mta curiosidade, parece ser uma história sem clichês, como vc disse, bem ousada. Gosto de mistérios, o leitor tem que ficar o livro inteiro pra descobrir o que realmente aconteceu! Ah e tbm gosto de capitulos intercalados, gosto de livros assim! Espero lê-lo em breve!
    Bejos!

    ResponderExcluir
  17. Já tinha lido uma outra resenha desse livro e fiquei maravilhada e morrendo de medo de você contar mais do que eu não queria saber rsrsr.
    Gosto muito desse tipo de leitura e já estou muito curiosa pra ler com todos os comentários positivos da resenha.
    Adoro surpresa e ter um final diferente do apontado deve ser maravilhoso não vejo a hora de ler esse livro , tudo indica para uma ótima leitura.

    ResponderExcluir
  18. Estou cada vez mais interessada em livros que me deixem tensa e presa à leitura até o fim. Esse livro é um deles, que me deixaram curiosíssima e querendo muito ler logo.
    Um thriller psicológico que tenho certeza vai me deixar acordada na madrugada - coisa rara - até descobrir tudo.
    Com as falas dos personagens principais intercaladas acho q a leitura fica mais rica pro leitor ir juntando as peças. Espero descobrir tudo antes do final.

    ResponderExcluir
  19. Estou louca mesmo para ler esse livro, já vi várias resenhas tanto em blogs quanto no Skoob, e achei o livro muito interessante, bem do jeito que eu gosto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Já estava morrendo de vontade de ler o livro agora estou com mais vontade ainda.

    encantosparalelos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. É tanta gente falando desse livro que ele será a minha próxima leitura. Adoro que me surpreenda positivamente e acho que esse será uma bela surpresa.
    Fiquei doida para ler agora, mas estou me segurando para não largar o que estou lendo para começar esse.

    ResponderExcluir
  22. Estou ansiosa para ler esse livro, devido ao enorme sucesso que ele está fazendo lá fora...
    Ótima resenha, não vejo a hora de lê-lo.

    ResponderExcluir
  23. Muita gente falando desse livro, está tendo resenhas muito positivas. Adoro suspenses e Garota Exemplar foi lançado em uma boa hora, no meio de distopias e romances sobrenaturais, foi tudo que andei lendo nos últimos tempos. A capa é linda, a editora Intrínseca sempre faz um bom trabalho com os livros. Adorei a resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  24. Participando.. Quero muito ler este livro. Espero que eu tenha sorte e ganhe *-*

    ResponderExcluir
  25. Noss me deu muita vontade de ler este livro *-* Gostei muito e achei enigmático ahha..adoroo bises

    ResponderExcluir
  26. Comecei a ler esse livro, mas não me ganhou a atenção sabe. Acho que vou continuá-lo em breve pra ver qualé.

    Beijo,

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi Eve,
    Eu amei esse livro, fiquei super tensa lendo e também muito surpresa com o final. Não que a surpresa tenha sido boa, pelo contrário, achei decepcionante depois de TUDO o que li. Como assim? Aff...
    É um bom livro e eu recomendo, mas com parcimônia para evitar aborrecimentos futuros rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Comecei a ler o livro essa semana mesmo, to mais ou menos na página 120. E uma das coisas que me incomodou foi a tradução do livro. Algumas palavras chulas como se a escritora não se esforçasse para usar um vocabulário mais rebuscado. E também assisti ao filme, 2 vezes. No livro a história (tirando esses defeitinhos que me incomodam) está ficando cada vez melhor. Amy é uma personagem encantadora e Nick me faz querer dar um tiro no meio da testa dele.
    Eu até fiz uma resenha em meu blog com as primeiras impressões que tive a respeito do livro e também sobre o filme.
    Acho que é uma literatura envolvente de um modo que te faz pensar na história como um todo e ficar maravilhado com tamanha criatividade.

    http://anniebitencourt.com.br (Meu blog)

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?