Eu Li: Toda Sua (Bared to You)

Toda Sua é um dos lançamentos do selo Paralela, da editora Companhia das Letras. O livro foi escrito pela Sylvia Day e é o 1º da trilogia erótica denominada Crossfire. Uma coisa que achei interessante sobre este livro foi que na nota final da autora, ela agradece a E.L. James por ter escrito 50 Tons e não só ter inspirado escritores, como também ter tirado a literatura erótica do limbo. Achei o comentário muito válido porque foi 50 Tons que trouxe esse boom de livros eróticos à tona e de certa forma, fez escritores e editoras perderem o ‘preconceito’ com livros do estilo e agora estamos vendo vários lançamentos por aqui sendo divulgados, sem renegá-los mais.

O livro é narrado em 1ª pessoa por nossa protagonista Eva Tramell, ela é uma jovem que acaba de conseguir um emprego na área de propaganda num luxuoso edifício (Crossfire – olha o nome da série) pertencente a um grupo. Eva tem uma boa vida, divide um apartamento em Manhattan com um amigo, é bonita, inteligente, independente. Mas por trás da fachada de perfeição, Eva tem um passado nebuloso, com alguns traumas que a atingem até os dias de hoje. 

A narrativa do livro é muito boa, dinâmica, e a forma com que as coisas são apresentadas, levantam a curiosidade do leitor. Assim que Eva sai da entrevista de emprego ‘esbarra’ com um homem moreno, alto, bonito e sensual (literalmente a solução e a complicação de seus problemas). Ela se sente atraída, mas a coisa fica por isso. No entanto, assim que começa a trabalhar, Eva descobre que o tal moreno sensual é apenas Gideon Cross – o dono de todo aquele império, famoso empresário da cidade, playboy, bilionário e filantropo (há há sempre quis escrever isso). 

Logo os dois se envolvem num relacionamento intenso e descobrem que tem mais em comum do que a atração recíproca. E aí acontece que a relação deles é aquela coisa! Uma coisa um pouquinho incomoda em relação ao enredo é que alguns pontos são bem... Hm.. clichês. É como ler outra versão, com personagens diferentes, de 50 Tons. Gideon me pareceu uma versão menos ferrada de Grey (não ferrada no sentido monetário, claro). Já Eva (ai esse meu apelido) começou bem, mas fiquei com a impressão que ela foi ‘desandando’ no decorrer da história. Ela parece uma mocinha confiante, forte, que não vai ter crises (como TODAS tem), mas conforme o relacionamento deles se estreita ela acaba ficando (ou passa-a-demonstrar) mais insegura. E as ‘crises’ dela... Sinceramente? Não tenho paciência. E isso é extremamente paradoxal porque sou a rainha do drama! E gosto de protagonistas dramáticas, entendo esse lado. Mas acho que senti um impacto porque estava esperando algo diferente da garota que entra numa furada (sabendo disso) e depois fica reclamando e sofrendo e chorando (nossa, isso é tão eu). 

Me incomoda um pouco esses caras super másculos e perfeitos e maravilhosos e Gideon é praticamente a personificação da perfeição... Só que ele é tão problemático! Mesmo com o 'passado' que ele tem, o comportamento do cara é muito obsessivo  Ele é controlador demais, ciumento demais, demanding demais. E Eva gosta! Acho que o que não nos faz ter muita raiva é isso: apesar de tudo, os dois combinam - de uma forma perturbadora.
Ele tinha toda aparência de um poderoso magnata. Era de uma beleza tão sensual que eu sentia meus olhos queimarem só de olhar pra ele. A cascata de cabelos negros que se espalhava ao redor do rosto fez meus dedos se flexionarem de vontade de tocá-la. E o modo como ele me olhava...meu coração disparou.
Uhh, assim ela vai ao delírio!
Sobre a parte sexual só vou dizer que ela está presente a cada capitulo. Não posso me estender na análise porque fico me perguntando se eu deveria mesmo estar lendo livros eróticos uma vez que acho bem irritante quando o relacionamento todo se resume a sexo e sexo e discussões, e sexo de reconciliação. Eu entendi que a Sylvia mostrou outros aspectos do relacionamento Cross-Tramel, mas ainda assim sempre acho que quando é preciso (afina é um livro erótico) ficar descrevendo muita relação sexual o resto não evolui - só as paranoias dos envolvidos.
"Ah não", ela murmurou assim que a funcionária se afastou. Fez também um estalo com a língua  um barulho que me irritava tanto quanto o som de unhas numa lousa. "Você já deu pra ele".
"E você não".
Isso pareceu surpreendê-la.

Eu não poderia ser amiga da Eva, porque adoro estalar com a língua.
Tsc, Tsc, Tsc.

Sei que essas palavras devem fazer parecer que eu não gostei da trama, mas eu gostei sim. Em termos de escrita, o livro é bem trabalhado. No inicio senti um pouco pelo linguajar utilizado porque é muito... Er.. hm.. sexual? Bem, é um livro erótico, eu deveria saber, mas algo especifico em relação a forma que as coisas estão escritas neste livro me fez sentir um leve impacto – juro, nem em 50 Tons foi assim porque a Ana não narra com palavras tão... sabe... Quer dizer, acho que Eva é mais direta e isso é meio impressionante.

Acho que se você se interessa por tramas eróticas é válido dar uma chance a Eva e Gideon. Só digo que se você já leu 50 Tons, não vale reclamar por achar algumas coisas parecidas... Os livros tem características semelhantes sim, mas também muitas diferenças. A continuação já saiu e eu lerei porque preciso saber mais sobre o passado misterioso de Cross e ver se Eva vai voltar a ser a pessoa segura e não cheia de mimimis que se transformou. E vocês, já leram? Pretendem ler? O que acham de livros eróticos?

7 comentários:

  1. Oi Eve!
    Ainda não sei se quero ler esse livro. Não porque ele não pareça ser bom, mas ele parece, apesar das diferenças, bem semelhantes com 50 Tons (que eu ainda não li, mas já tenho os dois primeiros).
    Enfim, não me decidi ainda, tanto que deixei passar a promoção desse e Profundamente Sua no Submarino essa semana (os dois estavam R$25).
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Olha que tenho muita vontade de ler esse livro, mas venho adiando. Sei lá, sinto que romances eróticos não são meus favoritos. Curto mais enredo e o quase acontece do que vir as vias de fato... acho que histórias de quase... são mais empolgantes.
    Mas adorei a resenha e Toda Sua é uma opição de leitura,pelo menos para mim.

    Abraços,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  3. parece ser muito bom o livro! gostei desta ideia de a autora ter se inspirado em 50 tons de cinza. realmente, graças a ele gerou todo este boom em torno de livros etóricos.
    ainda não li nenhum livro deste tipo, mas parece ser muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Como é erótico eu não vou ler. Mesmo assim, eu não tenho vontade de ler esse.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  5. A única diferença desse livro pra 50 Tons é que a linguagem é de um baixo escalão que fez a leitora aqui corar em 100 tons possíveis.
    Tbm concordo com você sobre o sexo pra tudo: pq tá bem, pq tá mal, pra se reconciliar. Não que seja contra tal prática, mas eles não conversam cara. Isso que me enerva! E quando ela sai correndo? Tá, ela sai correndo por causa de tudo! O cara até faz um quarto pra ele não fugir kkkkkkk
    Queria saber o que achou do colega dela.
    Tô louca pra ler o próximo e saber se o carinha que abusou dela vai voltar, e ver ele e o Gideon soltarem umas farpas... #soumá

    Mas gostei apesar de tudo! Achei bem melhor que o da James.

    Vc dizendo que ela não seria sua amiga, foi hilário!

    ResponderExcluir
  6. Já estive para comprar esse livro e ainda bem que não comprei . Pela resenha que você fez parece uma espécie de reprodução dos livros de E L James .
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  7. Oi Eve,

    Que legal, mesmo não sendo muito fã desse tipo de literatura, parece que Sylvia Day soube abordar melhor o universo sensual/erótico, não é?
    Adorei a sua descrição sobre o protagonista Gideon Cross, moreno, alto, bonito e sensual (a solução e complicação de seus problemas) kkkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?