Eu Li: Esposa 22 (Wife 22)

Eu decidi apostar neste livro após ler o 1º capitulo que a editora Intrínseca disponibilizou. Achei a narrativa bem divertida e fiquei curiosa pelo desenvolvimento. Agora posso dizer que em matéria de chick-lits, este é o melhor que li este ano. 

O livro é narrado em 1ª pessoa pela Alice Buckle, uma mulher de 44 anos (que é a metade da minha idade, que por acaso é 22), casada, com dois filhos. Acontece que há algum tempo, Alice vem notando certo distanciamento por parte de seu marido - e dela própria e quando recebe por email uma proposta para participar de uma pesquisa sobre Casamento, decide aceitar para talvez entender o que pode estar passando após quase 20 anos de união. Eles se casaram no auge da paixão, no entanto, depois de tanto tempo, as coisas parecem não ter a mesma intensidade.
Ingredientes para um casamento feliz:
1 xícara de gentileza
2 xícaras de gratidão
1 colher de chá de elogios diários
1 segredo muito bem guardado.
Ohoho, sempre acreditei nisso! 
Sabe quando você lê um livro que não tem exatamente relação com a sua vida, mas sente uma identificação enorme? Foi o que aconteceu. O livro é recheado de passagens que fazem pensar e algumas ‘perolas de conhecimento’ que ficarão guardadas para sempre em minha estante memória.

Sou o tipo de pessoa que gosta de imaginar o pior, de forma que o pior nunca pode me pegar de surpresa.
Isso é algo que eu digo! Essa mulher sou eu, numa versão literária e melhor.
Eu deveria ter previsto que gostaria do livro porque só o primeiro capitulo já é muito interessante! Alice é professora de teatro de uma escola de fundamental, tem um filho pré-adolescente que ela JURA que é gay e uma filha adolescente um pouco rebelde. O marido é um grande publicitário e embora os dois tenham uma boa relação, ela sente falta daquelas faíscas iniciais. Ao aceitar participar da pesquisa e passar a se corresponder virtualmente com o pesquisados 101 (designado para ela), Alice começa a relembrar sua própria história e refletir se vale a pena continuar ou seria melhor partir para outra.

As vezes a gente só precisa chamar as coisas por outro nome para conseguir que os homens concordem com a gente. 
É o alívio dos desesperados, um alívio viciante, do tipo talvez-eu-nunca-tenha-uma-oportunidade-assim, e o efeito é como se eu tivesse injetado uma droga. 
Um paragrafo especial para Peter/Pedro, o filho mais novo de Alice, que é só um menino, mas garante umas passagens e tiradas muito boas! É muito fofa a relação que os dois tem e eu morria de rir com as suspeitas de Alice, cismando que o menino era gay! Juro que se eu tivesse um filho ia querer uma relação da mesma forma com ele. E isso é outro ponto positivo do livro. Ele é família. Amigos. Romance. Vida.
– Mãe, tenho uma coisa para lhe contar que pode surpreender você.
– Aham - digo, [...]
– Eu sou heterossexual.
– Está bem querido.
Um dos pontos alto é a própria narrativa. Além da temática do enredo ser diferente e moderna, o livro é narrado de diversas maneiras, e todas foram bem delineadas, de forma que não fica confuso. Temos conversas por Facebook, atualizações, pesquisas no Google, Twitter e até ‘roteiros’ – já que nossa protagonista já teve seus dias de roteirista de peças teatrais. Achei que a autora foi sensacional por trazer algo tão próximo da nossa realidade atual para um livro. E ela fez isso de uma forma tão dinâmica! Os capítulos são curtos (às vezes de uma página) e isso deixa a leitura bem fácil.
36. Ter um segredo é o afrodisíaco mais poderoso do mundo e, por força de necessidade, exatamente o que falta no casamento.
Foi uma leitura que me deixou muito satisfeita, de um jeito que mal consigo explicar. Rolou total identificação com a personagem, com as reflexões sobre a vida, com o modo como a autora contou o que queria. Acho super legal quando a gente acaba se identificando com personagens com idade tão distinta da nossa. E o mais legal é que a Alice não é infantil ou madura demais. Ela é só uma mulher como qualquer outra, em qualquer fase da vida.

Ah, o livro tem um final tão previsivelmente surpreendente... E eu gostei tanto de como a Melanie fez isso! É como uma teoria que você forma enquanto lê e abandona, mas que depois faz todo sentido. E é um livro que aguça a curiosidade - e isso é ótimo! Eu ficava morrendo querendo entender as respostas que Alice dava para as perguntas do questionário do Pesquisador 101! Virei fã da autora. E acho que você deveria dar uma chance para essa história.

Não sei se o amor vem com facilidade, mas é minha configuração padrão.

18 comentários:

  1. parece ser um livro muito bom!
    e eu adoro chick-lits, e este parece ser bem divertido, principalmente pelo fato da personagem achar o filho gay hahhaa

    ResponderExcluir
  2. Oi Eve!
    Amei a sua resenha, esse é o próximo livro da minha lista. Espero me identificar com a protagonista também.
    Acho muito bacana quando a narrativa contém diversas coisas diferentes, tornando tudo muito mais dinâmico.

    Beijos ;)
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  3. Seu entusiasmo com o livro é empolgante, mas nem a história nem os artifícios usados para contá-la me chamaram a atenção. Quem sabe mais para frente.

    ResponderExcluir
  4. Eve, eu não estava muito a fim de ler esse livro, mas posso dizer que sua resenha me deixou maluca pra ler?
    Adoro um chick-lit e é uma delícia quando acontece essa identificação.
    Parece ser super gostoso e divertido, além de que acho muito válidos esses artifícios utilizados pela autora!
    Entrou pra listinha de desejados :)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Eu andei lendo resenhas desse livro e parece ser muito legal mesmo. Fiquei bem curiosa. Agora que meu relacionamento com chick-lits começou a ser bom, acho que iria gostar da leitura.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser muito divertido, só pela capa me chamou atenção. Confesso que achei um pouco estranho a idade da protagonista, acho que porque estou acostumada a sempre ler com personagens adolescentes ou um pouco mais velhos.. mas é sempre bom mudar um pouco, com certeza vou ler o livro. Obrigada pela resenha, beeijos!

    ResponderExcluir
  7. A capa desse livro é no mínimo estranha por isso eu nunca tinha dado muita atenção a ele, até ler sua resenha.
    O livro parece ser bem divertido, com uma história legal totalmente diferente do que eu imaginei pela capa.
    Fiquei desejando.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  8. Nossa, quantos elogios em uma resenha só. Gostei bastante da proposta do livro, o enredo parece ser bem legal e, como você mesma falou, próximo da realidade. Como gosto bastante de chick-lits e esse parece ter sido tão bom, já adicionei Esposa 22 à minha lista do skoob hahaha
    http://trouxesteachave.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da resenha do livro, fiquei com vontade de ler... adoro livros com frases bonitas, como esse parece ser!!

    beijinhos ;)

    ResponderExcluir
  10. Amigaaaaa, os quotes são fantásticos.
    Eu tbm quero ler e fiquei empolgada depois da sua resenha. Até pq essa capa é super brochante né, ninguém merece.

    Mas eu amei!! Eu adoro livros reflexivos e tomara que me identifique tanto quanto vc.

    Gostei quando vc disse: "E o mais legal é que a Alice não é infantil ou madura demais. Ela é só uma mulher como qualquer outra, em qualquer fase da vida." Pq é assim que eu quero ser: nunca velha demais e nem criança demais, só o suficiente para ser uma mulher forte e sensível, tudo ao mesmo tempo. rs

    Bjks, da Lisse

    ResponderExcluir
  11. Fiquei interessada , mas acho que o livro ainda não chegou a Portugal
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  12. "– Mãe, tenho uma coisa para lhe contar que pode surpreender você.
    – Aham - digo, [...]
    – Eu sou heterossexual.
    – Está bem querido."

    Socorro KKKKKKK Não sei como dizer isso em outras palavras, mas eu pensei que esse livro fosse voltado pras mulheres "mais velhas", que precisam de uma ideia pra salvar o casamento. Me perdoem! Depois dessa resenha acho que vou dar uma chance pra ele :P

    ResponderExcluir
  13. Aiii meu Deus eu quero muito ler esse livro. Ah que livro fofo. Adoreiiiiii a resenha.
    Me simpatizei com a Alice e com o filho dela e fiquei curiosa para saber da história toda.
    Esse livro entrou para minha lista de desejos para esse ano.
    ... Amei essa frase
    "Não sei se o amor vem com facilidade, mas é minha configuração padrão."

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  14. Olá!! Primeiramente eu preciso dizer: Lindooooooooo o seu blog. Chic lit nunca foi um estilo que me chamasse atenção, mas ando lendo resenhas tão positivas com relação ao gênero, que sinto que em breve me aventurarei nele. Creio que comece por Esposa 22. Adorei a resenha e os trechos que colocou me deixaram curiosa. bjoks
    Eykler

    ResponderExcluir
  15. Eu já queria muito ler esse livro mas agora depois da resenha quero mais e acho que vou comprar hoje, gostei muito de tudo do livro me indentifiquei muito com a história temos quase a mesma idade marido e filhos só não estou passando pelo mesmo que ela rsrsrsr.
    Amei os cotes quero ler logo esse livro.

    ResponderExcluir
  16. ahahahaha indo para o topo da minha lista! Amo suas resenhas, são bem completas! Você poderia fazer uma resenha sobre Morte súbita? Achei muito legal esse livro, mas queria saber sua opinião :) bises

    ResponderExcluir
  17. Eu já li essa resenha e outras resenhas sobre este livro, e acho que deve ser muito divertido, as loucuras que essa mulher faz deve ser de arrancar gargalhadas. Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  18. Oi Eve,
    Gostei da sua resenha. "Esposa 22" parece ser bem divertido, adorei o quote do filho dela kkkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?