Eu Li: A Seleção (The Selection)

Esse livro me chamou a atenção primeiramente pela capa, obviamente. Mas eu não costumo me enganar em relação a meu gosto capistico. E sempre rola o tal feeling e como a proposta era algo do tipo reality show + distopia (ou seja, a ideia básica de JV) eu precisava conferir.

Em A Seleção nós conhecemos um pais que um dia foi os Estados Unidos, mas depois da 3ª Guerra Mundial e suas terríveis consequências, acabou virando uma nação chamada Illéa. A democracia não mais existe e as coisas voltaram a ser comandadas pela monarquia. Existe a família real e o resto da população é dividida em 'castas'. Nossa protagonista e narradora, America Singer, é da casta 5, que é a dos 'artistas'. Ela canta e toca muito bem, e faz apresentações com a mãe para ganhar dinheiro. As castas vão de 1 a 8, e quanto maior o número, mais miserável. A 5 é mediana-baixa. O grande problema é que Meri está apaixonada e vive um affair secreto com Aspen, da casta 6 (de serventes). E é claro que a familia NUNCA irá aceitar que ela 'se rebaixe' para viver esse amor.

Mas America já vive em encontros furtivos com Aspen há 2 anos e eles pensam até em fugir. Só que os planos começam a desandar depois que Meri tenta fazer uma surpresa para seu amado e ele acaba irritado e consequentemente, terminando tudo com ela. Nesse meio tempo, America acaba sendo convocada/selecionada para participar dA Seleção, um reality show onde 35 garotas entre 16 e 20 anos são trancadas levadas para viver no castelo real e então ficar a mercê de vossa magestade e aguardar ser a escolhida. É bem legal esse clima de The Bachelor. Além de viver num palácio, com direito a tudo lindo e belo, elas ainda tem aulas de etiqueta, participam de recepções, dia de beleza.. Isso é mesmo uma distopia ou um sonho?
Acho que às vezes a melhor maneira de esconder um segredo é deixá-lo descoberto.
Hm, segue a dica ;)
O livro tem uma narrativa bem fácil de acompanhar e mesmo com esse cenário 'distópico' é fácil de entender a sistematização do local. América é uma boa protagonista; ela não é rebelde nem nada, mas também não é uma boba conformada. Acho que ela é um bom ponto entre as rebeldes (Katniss) e as certinhas (Lena). Tudo que ela quer é ficar com quem ama e não se importa se vai acabar rebaixada no sistema de pobreza.

No castelo, as coisas acabam sendo diferentes do que America imaginara e ela e príncipe Maxon acabam se tornando bons amigos. E eu amei a amizade deles! Claro que é cheia das terceiras intenções pela parte de nossa Magestade, mas ele é um personagem muito mais carismático e interessante do que aparenta e muito respeitador. Um príncipe realmente! Me ganhou assim que o conheci. Porque a gente até poderia esperar alguém arrogante, mas ele é tão gentil e tão inocente. Quase choro ao lembrar.

O livro tem sim o triangulo amoroso, porque obviamente as coisas não seriam tão simples e Aspen não sai da cabeça de America. E com o andar da carruagem passar da trama, as coisas só complicam para Meri já que Aspen reaparece e ela então fica em dúvida se deve ficar com o velho amor, ou deve deixar o coração livre para o novo. Eu gostei desse triangulo porque ele não fica irritante durante o livro, uma vez que o primeiro nem aparece e o que fica dele é só o fantasma da lembrança. Então não existe aquele drama e sim uma garota que quer se livrar do passado, apesar da dor e da dúvida. E pra ser sincera, nem tenho duvidas de quem EU America deveria escolher. É tão obvio que chega a ser injusto. Só espero que a autora não me decepcione, porque costumo semore shippar certo!

Outra coisa sobre A Seleção é que ele não é uma distopia típica. Na verdade, nem sei se ele seria uma distopia... Porque apesar do sistema de castas, da monarquia, dos rebeldes e alguma tensão em relação a ataques/guerra, o foco do enredo do livro é mesmo no reality e em como America lida com a situação. Então, nem dá pra comparar a JV porque a situação – até mesmo em relação a esse reality – é bem mais opcional do que obrigatória. As meninas não são obrigadas a se inscrever ou participar, mas fazem porque querem a coroa e/ou dinheiro para a família. A coisa das castas é uma porcaria - isso sim - mas sinto que pode mudar com nossa protagonista cheia de ideias revolucionárias para a monarquia.

O lado ruim do livro é que ele não termina ao final (rs). Existe uma continuação e só nela poderemos saber o que America, o principe Maxon e Aspen vão decidir. Esse livro é focado no reality e nos sentimentos dos protagonistas. Acredito que o próximo terá mais movimento – em A Elite a 'competição' entre as garotas fica acirrada – pois acho que terá mais sobre o que acontece fora do castelo e os motivos para existir os rebeldes (além da desigualdade social, porque afinal, se fosse só isso, nós deveríamos estar em guerra. #justsaying). Achei o livro uma graça do começo ao fim, a leitura é muito agradável e fiquei toda encantada com o cenário princesa dos tempos modernos + amizade-semi-colorida + amores que despedaçam o coração e o costuram de volta! É uma distopia fofa (e pode existir isso?).

O livro é lançamento do selo Seguinte e é uma lástima que a continuação ainda não tenha saído lá fora, pois se assim fosse, logo a veríamos por aqui, afinal, a proposta do selo é não demorar a lançar o livro seguinte....

18 comentários:

  1. Você fez uma ótima resenha, fiquei curiosa pra ler esse livro. É ruim quando tem continuação né?? Ficamos na expectativa pra ler o outro (:

    ResponderExcluir
  2. A resenha ficou realmente ótima! Você só não colocou a sua classificação em relação à leitura - ou colocou e eu não vi. A capa é realmente linda, e a história mais ou menos. Livros sem continuação me deixam muito ansiosa!

    ResponderExcluir
  3. bom, a capa é linda, não tem como negar
    estou super afim de ler este livro, e é uma pena msmo que a continuação não saia logo :(

    ResponderExcluir
  4. Antes do livro sequer se cogitado de ser lançado por aqui, quando eu só tinha visto a capa e sabia que era uma distopia, eu tinha uma curiosidade enorme para ler ''Seleção''...

    Aí anunciaram a Seguinte, anunciaram ele também, fui pesquisar mais um pouco e a minha vontade foi morrendo lentamente.

    Sei lá, esta coisa de misturarem uma ''distopia'' com um romance estilo ''conto de fadas'' meio que me assustou, sabe? Sei lá, não entra na minha cabeça que esta mistura pode dar certo! Se eu tiver a oportunidade, não vou negar que eu não vou ler... Mas que a vontade diminui bastante, ah, diminuiu! ''(

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  5. Não imaginava que tinha distopia na trama... perdi o interesse.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  6. Ai eu venho aqui e encontro a resenha do livro e fico WHATTT??? HUASh

    Sim, eu SABIA que você ia amar o livro, assim como eu amei e fiquei te pentelhando para saber das coisas, o que você tinha achado etc.

    Agora você é do grupo que NECESSITA saber o que vai acontecer, que AMA o livro e que acha que América deve escolher ficar com MAXOn! õ//

    P.S Eu estou ficando louco ou você fez assim uma pequena confusão com as castas? Se não me engano a América é da 5 e o Aspen da 6. Acho, se nçao for pode dar UM GRITO dizendo que eu confundi as coisas! HASUh

    Beijos,
    Will
    Vício de Cultura

    ResponderExcluir
  7. Estou louca para ler esse livro e espero poder comprar o mais breve possível.
    A capa é tão linda que conquista qualquer um *.*
    Não sabia que tinha continuação e o fato dela ainda nem ter sido lançada lá fora é bem triste =/

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Evellyn!

    Eu considero A Seleção um conto de fadas distópico, porque o livro é bem mais focado no romance e nessa coisa toda de princesa, mas não deixa de ter um fundo distópico.

    Gostei mais do que eu esperava gostar e é um saco que o livro seguinte (rs) não tenha sido lançado ainda. Espero mesmo que a motivação dos rebeldes seja mais explorada no próximo livro. Curioso! Ah, queria que o rei e a rainha tivessem uma participação maior também, afinal eles que governam o país. Bem, a não ser que tenha algum "ministro" por trás da coisa toda e a gente ainda não saiba.

    Queria ver a capa do livro finalizada. Deve ficar bem bonita, né?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Não embarquei de cabeça nessa onda de distopias, mas essa história da seleção para princesa e do reality show me atraíram bastante. Tenho escutado comentários bem positivos sobre o livro, estou bem ansiosa para ler.

    http://trouxesteachave.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Aiii! O livro é um amor!!!!

    Eu amei cada minuto de leitura... e Maxon principalmente!
    Nada melhor do que histórias de princesas para nos encantar!

    Mal posso esperar pela continuação do livro... ai ai, vai demorar ainda. Enquanto isso ficamos aqui remoendo!

    ResponderExcluir
  11. ual, amei a resenha
    e a capa é realmente linda *-*

    ResponderExcluir
  12. A primeira vez que eu vi esse livro eu fiquei louca para ler, mesmo sem saber sobre o que se tratava, somente pela capa, que me encantou! *-*
    Sua resenha, essa história da seleção para princesa e de reality show me deixaram com mais vontade de ler!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, fiquei interessada para ler o livro principalmente porque gostei da história e achei linda a capa. Estou com vontade de ler!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Eve, tudo bom ? Quando fiquei sabendo desse livro fiz uma ligação direta com Aprisionada da Lauren Destefano, mas lendo sua resenha me animei em ler A seleção vi que tem pontos parecidos, porém está longe de ser uma releitura.
    Fiz uma rResenha sobre Asas, dá uma passada lá no Donzelas Armadas ? Beijos

    ResponderExcluir
  15. É sempre bom ler mais de uma resenha sobre o livro, eu fiquei bastante curiosa para ler o livro com outra resenha que eu li, mas lendo a sua agora minha curiosidade aumentou ainda mais. Eu vejo como uma distopia, mas ao mesmo tempo é bem aceitável, e também fiquei interessada por essas coisas de princesas, etiquetas e tudo mais.. eu gosto de ler sobre isso, livro antigos e tals. Obrigada pela resenha, beeijos!!

    ResponderExcluir
  16. Oieee, Eve! Gosto capistico???? rs

    Essa capa me lembrou Jogos Vorazes e o Cinna, o que me fez não curtir muitooo. Acho que não li o resto da série ainda pq não sou uma fã de distópico.

    Lendo agora esse plot, eu lembrei de "Academia de Princesas", quem sabe, talvez eu goste; é fofinho! #contraditória

    Não aguento mais triângulo amoroso, parece que é o clichê da vez... #revirandoosolhos

    "mas ele é tão gentil e tão inocente. Quase choro ao lembrar." kkkkkk Ele deve ser um bobão!

    Sua resenha ficou ótima!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Eu quero tanto mas tanto ler esse livro e ele não chega a Portugal :c todas as resenhas que li falam muito bem . Espero que alguma editora de Portugal edite esse livro o mais rapido possivel
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  18. Oi Eve,
    Demorei para ler esse livro. Mesmo com tanta gente dizendo que é bom e tal. Então, finalmente resolvi dar uma chance a Kiera Cass e não me arrependi. O livro é lindo, amei o tema (sou louca por realitys e distopias), a protagonista é ótima, sem contar o triângulo amoroso, né?
    Achei tudo muito bem feito. Kiera Cass esta de parabéns! E a capa, um luxo só! Quero na minha estante, já! rsrsrs

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?