Eu Li: Cinquenta Tons de Cinza (Fifty Shades of Grey)

Taí o livro mais comentado dos últimos tempos e imagina se eu não iria ler? 50 Tons foi, inclusive, tema do nosso clube do livro de Setembro (fotos e infos). O livro bombou lá fora, transformou a escritora - a iniciante E.L. James - em uma das pessoas mais influentes do mundo e fez a população ir ao delírio com o meu, o seu, o nosso, sr. Christian Grey. A editora Intrínseca não perdeu tempo e lançou o livro por aqui, para nooooooossa alegria!

Pra começar devo dizer que eu não achei o livro tão mal escrito quanto estava esperando, depois de tudo que li. Quero dizer, não dá pra escrever um livro erótico com palavras bonitinhas, huh? Mas acho que a escrita é tão boa quanto poderia ser. Além do mais, o que esse livro tem de encantador (além do charmoso e exótico Grey) é algo na linguagem que o torna viciante. É quase impossível parar de ler porque o tempo todo precisamos saber o que irá acontecer em seguida.

Anastasia Steele está prestes a se formar na faculdade e tem que entrevistar o dono de um influente grupo/empresa, Christian Grey, para a colega de quarto e amiga, que está doente. Então ela resolve encarar o desafio por Kate e vai encontrar o tal homem – que ela nem imagina como seja. Mas logo que chega ao escritório de Grey, Ana e toda sua falta de desenvoltura, despertam interesse do milionário (o porquê a gente nunca vai saber! Mas quem liga? rs).

Eu fiquei surpresa ao notar como me identifiquei com Ana (calma ai, mentes maliciosas). Ela tem quase minha idade, esta terminando a faculdade e ainda não sabe onde vai trabalhar. Ela não gosta de exercícios físicos, é meio insegura e adora ler

As coisas acontecem bem rápido, mas não tive aquela sensação estranha de que estava faltando algo. Na verdade, a forma como o relacionamento deles se desenvolve consegue ser bem convincente, apesar dos pesares. Sei que a maioria não concorda, mas eu acredito que você PODE SIM se apaixonar por alguém de cara, e quem tem um manual de 'regras da paixão'? Oras, se bateu a paixão e no dia seguinte você não pode mais ANDAR, RESPIRAR, VIVER sem a pessoa, azar o seu vá viver essa loucura!

Nossa Ana passa o livro todo numa dúvida eterna entre aceitar o que ele tem a oferecer ou cair fora antes que as coisas fiquem mais intensas. Mas a gente sabe que a tentação é uma filha-da-mãe e para que resistir quando se pode sucumbir? Como eu disse, rolou uma identificação prévia, mas ao mesmo tempo Anastasia tem coisas que irritam DEMAIS! Segue a lista:
  1. Ana não fala. Tem coisas que ela pensa e deve perguntar, mas fica só de hm, tá... E isso incomoda porque sinto que estou perdendo alguma coisa só porque a fofa não quis perguntar.
  2. Também me irrita o fato dela estar sempre reclamando da mesma coisa, mesmo depois de ter concordado. Poxa, se aceitou, ACEITE e pare de graça mulher!
  3. Ela é insegura em alguns momentos e para outros é o retrato da desinibição. Deve sofrer de dupla personalidade, isso sim.
  4. Ana tem esse hábito irritante de morder o lábio (cara, toda mocinha tem que ter essa mania?).
  5. Ela tem uns problemas *que eu recomendaria tratamento* em relação a comida.
  6. Anastasia é uma ta-ra-da.
Juro, Grey tem hábitos sexuais exóticos e nada ortodoxos, mas é Ana a verdadeira tarada do livro! A garota começa a história virgem, mas basta umazinha e vira uma ninfomaníaca! Ela só pensa naquilo... tsc, tsc, tsc.

E esse é outro ponto um pouquinho incômodo, não pela animação eterna da dupla, e sim porque depois da primeira vez as coisas parecem seguir num eterno loop. Antes da acontecer, rola aquele mistério, aquele flerte, aquela coisa do será-que-vai. Mas depois que acontece parece que fica só nisso. Eles são insaciáveis! Não que eu esperasse algum desenvolvimento profundo da relação, quando desde o inicio Grey deixa claro que não é do tipo flores e chocolate, mas eu esperava que a Ana falasse algo, fizesse algo, e não ficasse se sentindo subjugada o tempo todo quando ela mesma aceitou a coisa toda! Em alguns momentos dá pra sentir pena dela e isso não deveria acontecer, já que ela está lá de boa vontade. Mas não me sinto bem julgando decisões sentimentais porque tudo que envolve sentimento é uma loucura só e aí já viu...

Christian deve ser a versão masculina de Samantha Jones (Sex and the City). Sério, toda vez que ele falava 'foder' e suas infinitas variações eu só pensava 'esse cara fez escola com miss Jones! É muito interessante a forma paradoxal que Grey parece querer ficar com Ana. Ele a quer mais que tudo, mas tem que ser sob as condições que ele exige – contratos, regras, BDSM e mais contratos. Acho que o problema todo foi a iniciação dele, que foi inconvencional, então ele não sabe admitir ou pensar em outra forma de relação – o que torna tudo bem mais estranho, porque não seria mais fácil só ficar junto? Sem tanto drama?

Apesar dos conflitos internos que Christian vive - e a gente não sabe exatamente o porquê de todos os 50 tons, ele me pareceu muito honesto, mesmo com o mistério. Gostei da personalidade. Além de todo conjunto óbvio (beleza, riqueza, poder), ele tem algo de sensível em seu interior e é obstinado. E eu admiro obstinação.

Eu gostei do enredo do livro. Claro que não é nada profundo e que vá mudar sua forma de viver, mas dentro da proposta, acho que ele alcançou um marco. Só o fato da mídia estar divulgando TANTO um livro que tem uma temática tão abertamente sexual, já é uma coisa surpreendente (alias, alguém entende o motivo do fenômeno? Livros eróticos tem aos montes por aí...). Acho que a autora criou algo para entreter, divertir e mostrar que não tem problema falar de/ler sobre sexo. Além disso, a história termina de uma forma INJUSTA e nós ficamos necessitados da continuação, então, vamos continuar a saga gente, que ainda tem muitos tons de Grey para descobrirmos!

E vocês, já leram, querem ler, o que andam achando de todo burburinho?

17 comentários:

  1. Bem, Eve, eu tenho curiosidade para ler esse livro, na verdade já esta na minha lista de desejados, mas eu acho que a midia está muito sensacionalista com esse livro, tenndo em vista que existem vários iguais, semelhantes e até 'melhores' que esse. Não compreendo é isso... Romances eróticos sempre existiram e a midia está divulgando como se fosse a maior novidade do século na área de literatura. Não, não é mesmo. Mas enfim... vou deixar de divagar aqui e guardar minhas opiniões só pra mim.
    Quero ler os 50 tons, e vou ler sem muita expectativas, pois quero gostar desse livro e smepre que leio algo esperando muito dele acabo não curtindo.
    Sem expectativa, sem descepções, certo? Quem sabe eu me surpreenda!

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  2. RSRSR Eu ainda não tenho o livro mas tipo comentam MUITO... ótima a sua postagem!
    Convido-a para seguir e comentar:
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. realmente este livro está dando o que falar!
    estou com vontade de ler ele para saber se é tão bom como falam, só que estou esperando uma promoção nos sites né, e até agora nada :(

    ResponderExcluir
  4. Já li e amei *.*
    Sr. Grey é totalmente viciante.
    Concordo com vc, para a proposta do livro, que a própria autora falou que era uma história sem grandes pretensões, uma espécie de fantasia da própria autora, tbm acho que a autora conseguir muito.

    Rir muito da Ana, totalmente doida. Os emails trocados entre eles foram hilários shaushua.

    Para a proposta do livro, achei maravilhoso, e com certeza vou acompanhar a serie, tanto de livros quanto de filmes, de perto.
    Amei a resenha!!!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  5. Eve, ainda não li, mas quero e muito!
    Acho que você tocou em ótimos pontos na resenha, coisas a se pensar durante a leitura.
    Não sei qual vai ser minha opinião, mas, pelo que me conheço, provavelmente vá ser algo próximo da sua. E, sinceramente, se o livro me fisga, se ele vicia e me prende, já está ótimo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Eve!

    Confesso que fico tentada a ler esse livro pelo "bafafá" que ele causou... Porque tenho a (forte) impressão de não vou gostar. :~ Sério que você não o achou tão mal escrito assim? Bom... Isso é bom! Nas outras resenhas que li por aí o pessoal faltava chamar a autora de analfabeta, hahah. Essa Ana me parece uma personagem estranha e contraditória, rs. Mas é só achismo mesmo né, porque não li o livro ainda. Que bom que gostou, Eve! Vamos ver se leio um dia... :)

    Beijos,
    Amanda — Lendo & Comentando
    ^_^

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Pois é, todos estão comentando demais deste livro, ainda não li, mas já está na minha lista, e parabéns pela resenha mais uma vez (:

    ResponderExcluir
  9. HAHAHA, ri demais com a sua resenha, Eve! Sabe, eu não tenho curiosidade quanto a esse livro, acho que parte disse se deve ao fato de que TODO MUNDO fala sobre ele, seja bem ou mal, FALAM. E eu meio que fujo de livros que causam muita empolgação. Sei lá, vai que um dia eu pegue o livro e leia (comprei a versão e-book). Muito boa a resenha, de verdade. XD

    www.garotoleitor.com

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Confesso que achei meio exagerada toda a atenção que deram a esse livro, afinal tem muitos livros do gênero que receberam nem um terço. Mas no geral, também achei que cumpriu o que o livro propunha, mas ainda senti falta de algo mais, não sei explicar. com relação aos personagens gosto do Grey, mesmo sabendo que ele tem problemas, e a Ana me irritou e muito, ela é uma Bela dois.. rsrs
    ótima resenha,
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  11. Não resisti aos comentários e tive que dar um jeito de ler, não comprei e nem ganhei, simplesmente me passaram pela internet, não gosto de ler pela internet (só abri exceção pra Harry Potter, porque é Harry Potter), mas não estava aguentando esperar e comecei a ler ontem. Li só os dois primeiros capítulos porque estava bem tarde, mas gostei da narrativa, do jeito que está escrito, até agora...
    Gostei da sua resenha, e fico tão cabeça quente com algumas coisas também, personagens que fazem burradas me tiram do sério! AHUSHAUSHAUSHAUHS

    ResponderExcluir
  12. Oi Evellyn

    primeiramente parabéns pela resenha. Acho que pensei muito do que vc achou ( minha resenha está no SKOOB se quiser ler!) e sim, gostei muito do livro. Sempre acreditei que entre 4 paredes vale tudo, se vc é feliz, que mal pode ter?
    Gostei de Grey, achei que ele não combina comigo kkkk mas ainda assim é encantador!
    A mocinha é como toda mocinha...irritante! Ela não sabe o que quer e para quem nunca tinha feito sexo do nada ela virou Madonna...ou como vc mesmo fez uma excelente comparação com um dos meus seriados preferidos: Samantha Jones!
    Não h;a limites, ambos não cansam, e eu fico me perguntando se realmente isso existe..para quem trabalha e estuda o dia todo...sera possível?

    amei sua resenha
    e fiquei me perguntando: que faculdade vc faz?
    adoro seus textos! é jornalista como eu?

    beijos
    Raffa Fustagno

    ResponderExcluir
  13. Como eu falei no Clube do Livro (e na minha resenha) eu não entendi até hoje o POR QUÊ do Boom de ''50 Tons de Cinza''... Como você bem disse, livros eróticos existem aos montes por aí, desde que o mundo é mundo, e garanto que alguns deles tem histórias bem mais legais...

    Essa coisa toda da repetição eterna me irritou MUITO. Eu terminei o livro sabendo a mesma coisa que sabia ao começar, e isto é o fim! Quando comecei, já não esperava lá muita coisa, mas o livro conseguiu ficar aquém. #Sincero


    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua resenha, aumentou ainda mais a minha curiosidade a cerca desse livro. Estou ansiosa para ler, já que tenho visto bastante elogios sobre ele. Espero que ele seja tão bom, quanto parece ser. Parabéns pelo seu blog. Beijos

    livrosfilmesetal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Juro que só quero ler por causa do BARULHO que está em cima dele, pois como você disse existem aos montes livros eróticos e as pessoas nunca deram o devido valor né? A sociedade que "acha" que é puritana para ler esses livros abertamente, hoje se rendeu a essa febre e tem orgulho. Bando de hipócritas, isso é o que a sociedade é, babacas!

    Beijos,
    Will
    vício de cultura

    ResponderExcluir
  16. Esse é o meu livro favorito da trilogia
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt *-*

    ResponderExcluir
  17. Oi Eve,
    Sério, não consigo gostar dessa trilogia. A abordagem da autora com o tema sensual/erótico
    foi muito fraca, eu diria até que beirando a breguice. Fora que a protagonista é um tédio,
    chata, chata, chata!
    Não me entenda mal querida Eve, sua resenha é ótima, você escreve divinamente bem. Só que
    eu não gostei dessa trilogia e pronto!
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?