Eu Li: Love Story - Uma História de Amor

Esse é o 1º livro da aclamada Jennifer Echols. Sempre tive curiosidade de ler algo dela e quando surgiu a oportunidade com esse lançamento recente, aproveitei. Em Love Story: uma história de amor, nossa protagonista e narradora é Erin Blackwell, uma estudante de Letras (ah, me identifiquei – com isso e só!) da NYU. Ela costumava ser uma menina rica em Louisville, onde morava com a avó numa próspera fazenda com criação de cavalos para corrida, mas depois que não aceitou cursar administração e resolveu ir atrás do seu sonho de ser escritora e fazer Letras, a avó a deserdou e então ela precisa trabalhar muito pra sobreviver em NY e estudar muito para manter as médias.

Tudo gira ao redor das aulas de Escrita Criativa, onde um grupo pequeno de alunos tem que escrever suas historias e compartilhar com os demais. Erin costuma escrever historias fictícias que são baseadas na própria vida – ou no modo que ela gostaria que as coisas fossem. Acontece que logo na 1ª aula em que sua historia esta em discussão, um aluno novo aparece, Hunter Allen – o velho amigo de infância, que depois se tornou desafeto, de Erin. Ela não esperava por isso e para piorar, a história dela é sobre ele – e isso fica logo obvio assim que conhecemos 'o passado' da protagonista. Hunter agora é o 'herdeiro' da fortuna de Erin e ela não gosta nada dessa intromissão dele em sua nova vida, ainda mais porque ela SABE que tem sentimentos por ele. Erin agora precisa se controlar para não extravasar em classe, já que precisa de créditos do professor para conseguir um estágio e não precisar trabalhar por horas servindo mesas.

Jennifer soube criar um enredo bem amplo para a personagem. O tempo todo nós vamos conhecendo o passado dela e o que a fez chegar a determinado momento/sentimento. As próprias historias que Erin cria para aula, são ficções de sua própria vida. Achei um recurso interessante e diferente para saber mais sobre a personagem, mas esse é também um dos pontos que me incomodou. Erin parece não saber criar algo totalmente original, algo imaginativo (desculpe o neologismo). Achei que o fato das historias dela sempre serem baseadas na própria vida um problema para uma pessoa que quer ser escritora! Além disso, ela desenvolve uma relação muito esquisita com Hunter. Ele é um personagem muito interessante, sexy, dúbio, sarcástico e gostei disso. Mas Erin tem grande dificuldade em acreditar nele (e como o livro é narrado por ela...). Eu entendi todo o passado entre eles, mas me incomodou a bipolaridade. Uma hora ela deixa tudo pra lá e resolve confiar, duas frases depois já esta em duvida. Sério, parafraseando Dexter Mayhew:

Se eu pudesse te dar um só presente Erin, para o resto da sua vida, seria este: confiança. Seria o presente da Confiança. Você é desconfiada demais. Tenha mais confiança em si e em seus sentimentos.

Pela fama da autora, acredito que tenha sido proposital, mas Erin não é aquela personagem fácil de amar ou fácil de odiar. Ela é só difícil em varias aspectos. O lado positivo é que isso a torna humana, dá algo de real a ela, mas o negativo é que ela acaba se tornando o tipo de pessoa que eu não tenho paciência para aturar na vida-real. Acho que Summer, a amiga e colega de quarto dela, foi uma personagem especial por aguentar todo o #mimimi. Erin acaba sendo chata em muitos momentos em que a gente deveria ficar ao lado dela, torcer. Mas eu só queria dar uns tapas na cara dela para que ela parasse de graça. No fim, tenho que concordar com outro personagem, porque ela não passa de uma garota mimada, mas que não admite isso. Ela é a pobre menina rica e isso não me convalesce! Então, acho que me identifico com o personagem Manohar porque ele é aquele que a confronta, que faz duras criticas ao estilo dela e bem, basicamente, concordo com algumas coisas que ele diz!
- Sem problema - ele disse. - Depois pareceu se recuperar e apertou minha mão com tanta força que me machucou. - Desculpa se eu passei dos limites.
Eu retirei a mão.
- Não precisa de desculpar. Eu guardo rancor. Se você escrever sobre uma aventura/ação ridícula e ultraviolenta em sua história, vou acabar com você.
Erin é assim, curta, direta e cheia de rancores!
Sua língua estava na minha boca, tocando minha língua, tocando meus dentes, tomando conta de mim. Meu sangue corria pelas veias e parecia pulsar em direção a ele como a maré do oceano apontando para a lua. Era uma daquelas coisas que um escritor precisava experimentar: sentir uma excitação, entregar-se, ser dominado.
Uh, que vuco-vuco, gente!
Também fiquei com uma impressãozinha que o pseudo-drama que Erin desenvolve em relação a todo o lance de Hunter saber que a historia dela é sobre ele e poder contar tudo ao professor é fraca demais pra dar em algo sabe? Não sei se é porque aqui no Brasil é diferente, mas achei estranho porque a Erin mesmo é bem direta, ela não tem vergonha do que escreve e admite logo o que fez, mas fica com umas bobeiras em relação a coisa toda com 'oh, o professor não pode saber disso'. Pombas, e daí? O professor não dá a mínima pra isso! Ele quer saber se você escreve bem ou mal, se está evoluindo, não se você tira historias mirabolantes da sua vida ou se dormiu com seu empregado ou se tem traumas de infância. É uma aula de Escrita Criativa, pelo amor! Então acho que essa parte do enredo é meio indiferente. Acho que a Erin criou um caso que nem deve ir a julgamento...

Gostei muito do estilo da autora. Ela escreve bem, de uma forma fácil e agradável de ler. Se por um lado não gostei muito da personalidade esquizofrênica protagonista, acho que o mérito é que a própria Erin sabe reconhecer o quanto é bipolar. A história é instigante o suficiente para você querer saber logo onde aquilo vai dar e adoro quando consigo ler capítulos e capítulos sem perceber.

Mas meu maior problema com a historia foi mesmo o final. É um livro bom, existe uma tensão sexual entre o casal que me agrada muito – na verdade é um martírio porque as coisas são esticadas até quase o impossível, mas parece que no final a autora precisava terminar o livro em 5 laudas e teve que apressar as coisas. Senti que existe muita promessa durante todo o enredo e no fim as coisas são resolvidas muito rapidamente. Realmente odiei, achei fraco. A Erin já não é muito sensata, fica de te-amo-te-odeio o livro todo e chega no final, parece que tudo fica bem, mas não é muito CLARO, entendo a coisa de deixar tudo nas entrelinhas, mas não gostei de como ela concluiu, achei corrido. É só um ponto final numa coisa inacabada.

O livro tem uma diagramação boa, mas tem sérios problemas de revisão: diálogos não separados e até notei palavras faltando ou sobrando. Não chega a tornar impossível a compreensão, mas como vi isso mais de uma vez, é preciso ficar atento. Nada que uma nova revisão para a próxima edição não resolva. Mas uma coisa tenho que ressaltar: a capa do livro é realmente conveniente. A protagonista é assim mesmo, tem até o piercing! rs

Espero que a editora Pandorga lance mais livros da Jennifer pois quero mesmo ler os outros livros da autora, porque apesar desses problemas em relação a esse livro, gostei de como ela escreve, gostei do enredo e da criatividade. Achei a trama diferente, os personagens são bem caracterizados e até aqueles que não conhecemos muito bem, se tornam fáceis de identificar. Ela sabe criar uma trama envolvente e quero conhecer mais. 

56 comentários:

  1. Evellyn li sua resenha pela metade... Não me interessou a estória... Não sei pq, mas senti como se fosse mais do mesmo me entende?
    Sei lá, eu quero ler coisas diferentes, impensáveis... Mais do estilo Harlan Coben se é que você me entende.
    Segue meu link
    www.IMAGINAYRE.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eve, gostei da resenh, já li outras desse livro e foram positivas, mas essas coisas são relativas, gostar ou não do livro depende muito do leitor. Sei que fiquei curiosa para ler e achei o enredo interessante e poderia ter um desenvolvimento bem bacana, espero poder conferir.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Eve!
    Eu também sempre tive curiosidade de ler algum livro da autora, mas ainda não consegui fazer isso.
    Adoro essas histórias que tem essa tensão sexual, só é uma pena que o final tenha sido rápido demais. Odeio quando se cria A expectativa e, depois, o final vai meio que de qualquer jeito. E isso da diagramação é bem grave!
    Eliminados todos os problemas, ainda assim parece ser uma boa leitura e espero fazê-la!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada da Jennifer Echols, mas parece ser uma boa autora, né? Também adoro livros que me fazem esquecer do tempo e que conseguem fluir na leitura e bons autores conseguem fazer isso. Quanto à personagem problemática e esquizofrênica, eu não tenho muito problema com relação a isso, acho até que me divirto com as neuroses de personagens assim. Fiquei com vontade de ler Love Story.

    Beijos
    Raíssa Lins
    http://trouxesteachave.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Evellyn
    ainda não li Love Story,mas se for 30% da maravilha que foram os outros livros dela,publicados aqui no Brasil,já vale a pena.
    Realmente o final,a autora tem algum problema ao elaborá-los,sempre muito corrido.
    Pelo visto ela não corrigiu esse erro em Love Story,quem sabe no próximo livro.
    rsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  6. O meu único problema com Love Story é o final ''entendam como quiser'' que a Jennifer deu à ele... Eu não gosto de finais ''entendam como quiser''. Eu gosto é de finais ''Foi isto que aconteceu, e pronto!''. Mas, como eu já disse, eu tenho muito amor no coração (só que não!), então todos viveram felizes para sempre. É.

    Eu gosto MUITO dos livros da Echols, e dos três já lançados, eu não consigo escolher um preferido... Talvez eu ache ''Como Fui Esquecer Você?'' o mais ''fraco'' deles, mas ainda sim é bom!

    ps: Se você já ficou nesta pinimba toda com a Erin, que é a protagonista mais fácil de se lidar da Echols, imagina como vai lidar com as outras meninas dos outros livros?! o.O

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha ficou incrível e diferente!
    Acho que vc foi mais do que sincera, e gostei muito disso. Não sei, senti uma outra fase de Evellyn aqui... #seilá

    Seu quote do vuco-vuco me deixou sem fôlego, não consegui parar de rir!

    Algumas coisas que vc citou concordo plenamente: a revisão, que o livro foi corrido demais para o final, que e a Erin é bipolar, que o Hunter é sexy-provocante (o q me fez amá-lo, pq garotos calientes fazem minha cabeça rs) e pra mim, ele é a chave do livro, foi ele quem deu vida e floreou e tornou o livro mais que agradável.

    Fiquei decepcionada! Esperava muito mais...

    Mais ainda acho que vc deveria ler "Longe Demais" e "Como Fui Esquecer Você".

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  8. Acabei de ler Longe demais da mesma autora, estou encantada com a escrita da mesma.
    ahhhhh quero ler esse o/
    ficou ótima a resenha, foi bastante próxima do que senti lendo o outro livro dela.
    beijos
    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  9. Eu já tava esperando mais ou menos essa idéia sobre o livro. As personagens da Jennifer Echols tem que ser irritantes em pelo menos um momento. Mas mesmo assim quero ler o livro e tirar minhas próprias conclusões :)
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  10. Oi Eve!
    Eu adorei a sua resenha, sempre me divirto com a forma que você escreve. Li os três livros da Echols publicados pela Pandorga, e adorei os três. Love Story se tornou o queridinho! Amei a história.

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  11. Oi Eve,
    Adorei a resenha. Sabe que esse livro sempre me chamou a atenção nas livrarias mas não sabia exatamente do que ele se tratava lendo aqui no seu blog agora fiquei com mais vontade de te-lo ainda na minha estante pela história apaixonante e porque a protagonista e uma aspirante a escritora...rsrs
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Então Evy,
    Eu li faz tempo e acho que tive as mesmas impressões. Agora, eu estava lendo a sua resenha e lembrei de algumas coisas que eu também encaquestei com o livro.
    Todo o drama da Erin com o fato do professor não poder saber que ela baseia suas histórias em seus dramas pessoais, foi algo que não me convenceu. Eu pensei igual a você: " qual o problema??" . Muita coisa para nada.

    Com relação a revisão, também encontrei vários problemas. Relatei a editora, porque por mais que tenham me incomodado um pouco, também não foi algo que interferisse muito na leitura.

    bjinhuxxx
    Eu li e Divulgo
    http://euliedivulgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Acho que é o primeiro livro que eu leio a resenha aqui e que não me deixa com vontade de ler, eu me identifico muito com suas resenhas e, não sei, não me chamou muita atenção esse livro :/

    ResponderExcluir
  14. Amo os livros da Jennifer Echols, esse já está na minha lista de próximas leituras *-* concordo com alguns postos que você mencionou sobre o drama da protagonista sobre as histórias que escreve e tals (apesar de não ter lido ainda, mas acho que vou acabar concordando ASHUAHSUAHSUA) Obrigada pela resenha, beeeijos!!

    ResponderExcluir
  15. Oiee!

    Nunca li nada da autora, mais não gosto de personagens irritantes! Gostei da capa e da história. Essa parte de revisão meio mal feita me irrita. Mas como é a primeira edição, a gente ate perdoa.
    Fiquei curiosa e gostei bastante dos quotes que você colocou.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Vi esses dias este livro na livraria do lado da minha casa e me arrependo horrores de não ter comprado :(

    ResponderExcluir
  17. Os livros da Jennifer parece ser tão legais, quero muito ler eles. Inclusive esse, mas não tanto quanto os outros.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  18. Pela resenha, essa escritora surpreende. Fiquei com vontade de ler!

    ResponderExcluir
  19. Gostei bastante da sua resenha, fiquei com vontade de ler *_*
    Fico com raiva quando tem tensão sexual entre os personagens, mas gosto de ler xD
    Bjuxxxx

    ResponderExcluir
  20. Nossa senhora, que resenha completa! Acho que nunca peguei tanto spoiler desse livro juntos (já li tantos que parece até que já li o livro :S) mas mesmo assim tem coisas novas. Adoro ver cotes dele! Ah, adoro o livro! Quero ler *-*

    ResponderExcluir
  21. Desde que comecei a ler resenhas sobre esse livro que fiquei curiosa para ler! Parece ser um livro muito lindo! Esse negócio das aulas de escrita criativa... Deve ser bem legal mesmo! =D

    Beijos,

    ResponderExcluir
  22. Eu sou louca para ler esse livro!!
    A história parece ser ótima e envolvente!!!
    Só fiquei preocupada pela questão da revisão, como vc disse.. ninguem merece esse tipo de erro.. =s
    mas msm assim quero muito ler e dar minha opinião!

    Bjinhooos

    Pam
    http://meuslivrospreciosos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Já queria muito ler esse livro pela capa, que é muito lindo, e o titulo também, mas depois da sua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler.

    ResponderExcluir
  24. Não sei, por alguma razão me parece o livro teve ter um drama queen... enfim, porque as editoras insistem em não traduzirem os títulos do livro??

    ResponderExcluir
  25. Ai, guria, adorei a resenha! *-*
    Um livro apaixonante! :)

    Beijo grande :*

    ResponderExcluir
  26. Ótima resenha, Eve! Grande análise da protagonista! Os motivos para não gostar dela foram bem expostos, separando o fato de não gostar da personagem do de não gostar da obra. Muitas pessoas não sabem fazer isso, realmente. Ah, quero ler, apesar da Erin. Gostei do enredo! *---*

    ResponderExcluir
  27. Muito bem colocado..assino embaixo do comentário da Fatima Manezes.....Sua resenha esta muito bem escrita, e demonstra o quanto voce gostou do livro. Eu não li nada dessa autora, mas pareçe ser otima
    Abraços

    ResponderExcluir
  28. Parece que a Jennifer Echols escreve bem mas teve alguns problemas na hora de desenvolver uma trama bastante promissora, nada que acabe com a minha vontade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  29. Li 'Longe Demais' e 'Como fui esquecer você', gostei do primeiro... já o segundo achei a protagonista chata demais rs Estou com muita vontade de ler Love Story. Gosto da escrita da Echols, li os livro rapidinhos e pretendo ler este logo em breve rs Adorei a resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  30. Gostei da resenha, tenho curiosidade de conheçer mais o trabalho desta autora, o livro me parece daqueles que voce consegue terminar de ler um um dia.

    ResponderExcluir
  31. Amei sua resenha! Fiquei super curiosa pra ler o livro, apesar de sentir que não vou gostar da protagonista. Acho que a maior graça da história vai ser o Hunter. rsrsrs Parabéns pela resenha. Você escreve muito bem.

    ResponderExcluir
  32. Como sempre ótimas resenhas aqui no seu blog. Estou muito ansiosa para ler este livro. Ótima resenha, sucesso !!!

    http://devaneioselivros.blogspot.com.br
    @DevaneiosLivros
    Viviane de Andrade

    ResponderExcluir
  33. Tô ansiosa para lê-lo!
    Ótima resenha! =)

    ResponderExcluir
  34. Achei interessante. Não conheço a autora, mas como é premiadissima merece uma chance, rsrs.
    Me incomoda personagens "bipolares"..aff!
    Bjoo.

    Nome de seguidora: Gladys Freitas.

    ResponderExcluir
  35. Estou louca por esse livro, já li várias resenhas e depois dessa, fiquei ainda mais ansiosa!

    ResponderExcluir
  36. Que resenha! Completa! Já estava me interessando pelo livro qdo vc antecipou q as coisas terminam rápido demais pra tanta lenga-lenga. Acho realmente difícil ler um livro cuja protagonista não causa uma paixão por ela ou por seus problemas. rsrs. Estranho, mas precisamos respeitar a pessoa diferente de nós, a heroína nem tão mocinha assim. Pena que não valha a pena. E erros de diagramação me deixariam realmente perturbada, rsrs.

    ResponderExcluir
  37. Não sei se vou gostar dela...essa coisa chata de uma hora quer e outra não quer...uma hora confia na outra não...não faz mt meu estilo. Insegurança é algo que me irrita muito, por isso sou fã das personagens femininas que vão a luta, que cometem erros achando que era o certo.

    Me parece que esse é um romance água com açúcar, daqueles que tanto faz ler ou não.

    Se por acaso, um dia surgir a oportunidade lê-lo, darei essa chance, mas não está entre os livros que quero ter na minha prateleira.

    ResponderExcluir
  38. Nunca li nada da autora, mas quero muito...esse me chamou atenção demais. Ai..acho lindo pessoas que "largam tudo" e partem em busca dos sonhos...se pudesse tbm largava o que estou fazendo e seguia para letras!...Quem sabe!
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Estou de olho neste livro há um bom tempo! Ah, esta sinopse e a capa... me ganharam! (Estudante de Letras, e escritora? Ual. Me vi na personagem...)
    Li algumas críticas positivas, e outras, um tanto negativas a respeito da obra. De qualquer modo, estou louca para conhecer esta história, e extrair minhas próprias conclusões. Parabéns pela resenha, e pelo blog, que está lindo.

    ResponderExcluir
  40. Olá amei o seu blog...Love Story parece ser interessante...Percebi q á opiniões diferentes a respeito do livro,vou lê-lo e tirar minhas próprias conclusões!

    ResponderExcluir
  41. Apesar de alguns comentários negativos que vi eu gostei da história, gosto de romances mesmo sendo clichês, espero poder ler o livro em breve. :)

    ResponderExcluir
  42. Eu li outros dois livros da autora e amei as histórias. Sou apaixonada por romances *-* e leio mais rapido do que qualquer outro genero literario. Esse livro parece ser muito bom também, estou ansiosa para ler.

    beijos, Juh

    ResponderExcluir
  43. Oi..

    Gostei muito da sua resenha... E com ela me fez desejar muito ler esse livro que parece ser muito interessante.. Ah, gostei muito mesmo do livro e já estou cruzando os dedos para ganhar esse livro no teu sorteio,pois, é uma chance de eu poder ler esse maravilhoso livro... =/

    ResponderExcluir
  44. Gostei muito da sua resenha, nunca tinha lido nada a respeito desse livro e o que li na sua resenha me deixou com água na boca para ler esse livro... Então, tomara que eu ganhe para poder ler.. =/

    ResponderExcluir
  45. Eve, esse lindo é muito lindo... E eu sou uma romantica incurravel e estava desejando esse livro a horas e com a tua promoção tive a chance de conhecer um pouco mais o livro, com a sua resenha que está ótima, e ainda de quebrar ter a chance de levar o livro para casa para ler...

    ResponderExcluir
  46. Gostei muito da sua resenha.. E gostei desse livro,pois, amo tudo que é história de amor... Mas, se eu vim a ganhar vou ler e dar de presente para a minha amada esposa.. Vou dizer que estou dando um livro que fala de uma história de amor, mas a mais bela históra de amor é a nossa.

    ResponderExcluir
  47. Dos livros da autora só falta esse pra mim e , apesar de ter os outros 2, so li londe demais e emaie, realmente muito bom. Amo autoras que escrevem sobre o cotidiano, estou cansada de ler sempre sobrenaturais. Lamento que nao tenha gostado tanto do fim, não sei pq alguns autores sempre deixam tudo para o final, isso acaba deixando ele bem ruim. Legal ela escrever sobre a propria vida, assim vamos descobrindo o que aconteceu no passado dela.
    Espero ler muito em breve e tomara mesmo que a editora lance mais livros dela.
    Bj

    ResponderExcluir
  48. Ja me apaixonei pelo livro..a resenha ficou mara..

    ResponderExcluir
  49. Pela resenha o livro parece ser bem legal, tenho que começar ler logo!

    ResponderExcluir
  50. Me parece um livro envolvente e muito interessante, histórias de amor são sempre boas.

    ResponderExcluir
  51. Pela resenha o livro parece ser bem legal, tenho que começar ler logo

    ResponderExcluir
  52. Amei a capa desse livro! Pela sua resenha o livro até parece ser bom, me deixou curiosa para ler. Gosto de livros com essa tensão sexual.
    Beijinhos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  53. Gostei da resenha. Me identifiquei com a personagem principal, pois sempre que vou escrever alguma história (algumas folhas, nunca termino), me baseio no que vivo\passo. A capa é linda e eu fiquei com uma vontade enorme de ler!

    ResponderExcluir
  54. Amei a resenha!Eu também nunca li nada da autora e como eu ando precisando de um desses livros de leitura mais fácil,acho que esse entra na lista.Linda a capa!

    ResponderExcluir
  55. Oi Eve,
    Achei a capa desse livro super bonitinha, mas acho que não foi o suficiente para querer ler esse livro. Jennifer Echols ainda não me conquistou.
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?