Eu Li: Deslembrança (Forgotten)

Deslembrança é o 1º livro da Cat Patrick. Eu fiquei curiosa para ler assim que soube do lançamento, porque já tinha visto o livro em inglês e ficado curiosa. Recebi o livro de cortesia da Intrínseca. O enredo do livro é no minimo inusitado. Lendo a sinopse é impossível não pensar no famoso 'Como Se Fosse a 1ª Vez' aquele filme do Adam Sandler, mas na verdade a historia de Cat tem bem pouca relação com esse filme. 

É assim: London Lane tem 16 anos e está no penúltimo ano do Ensino Médio. Ela tem uma melhor amiga – que é uma figura, bem maluca e cheia de personalidade – chamada Jamie e mora com a mãe, pois o pai a 'abandonou' depois do divórcio. Acontece que LL tem um estranho problema de memória que faz com que ela não se lembre do passado (pelo menos depois que ela fez 6 anos) mas ela consegue lembrar do futuro. Confuso? Não. Eu até pensei assim, mas assim que você começa a ler entende como funciona a cabeça de London. Ela consegue se virar e viver todos dias graças a anotações que faz antes de dormir, já que é durante a madrugada (as 4:33) que sua mente da reboot e apaga toda lembrança do dia corrente. 

O livro começa logo após o inicio de um ano letivo e é quando London conhece Luke, o novo aluno da escola. Ela o acha interessante e lindo, mas não consegue visualizá-lo em seu futuro, então isso só pode significar que ele não faz parte dele. Mas há algo de errado nessa afirmação já que Luke continua aparecendo nos dias seguintes, conversando com ela e fazendo parte do dia-a-dia de London. Para completar as coisas estranhas na vida dela, London começa a ter um sonho 'premonitório' que ela não consegue entender, mas que fará parte de suas lembranças até que aconteça. 

Eu achei esse enredo bem diferente e gostei de como a autora o desenvolveu. Achei que London as vezes é um pouco cabeça-dura e em outros momentos cheguei a ter inveja desse problema dela. Pense bem que maravilha seria sofrer uma decepção e então só deixar de anotá-la para acordar no dia seguinte e agir como se nada tivesse acontecido? Uau, é a solução ideal para todo tipo de coração partido! Nesse ponto, acho que o livro lembra um pouco o filme 'Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembrança' (se não viu, CORRA!). Claro que pensando objetivamente, isso deve ser uma droga, ela nunca sabe realmente o que aconteceu, já que o que a mantem atualizada dos fatos são as anotações que faz – e se não anotar, já era – mas achei interessante que ela não é deprimida ou revoltada o tempo todo por conta disso. Também gostei do fato da mãe de London ser bem presente na história. E ela é uma mãe legal. Levemente intrometida, mas que sabe dar espaço e aconselhar bem a filha. Sempre comento que acho pais presentes e tramas familiares em livros adolescentes um diferencial. 

O livro tem uma trama bem focada em pontos da vida de London e o grande mistério gira ao redor do tal sonho e em como ela consegue juntar o quebra-cabeça e descobrir seu significado, além de saber como tudo isso esta ligado ao passado-presente-e-futuro dela. Achei que a Cat foi feliz por conseguir criar uma protagonista com um problema tão inusitado e que consegue levar as coisas numa boa – ao mesmo tempo, a coisa de 'prever/lembrar' o futuro já uma ajuda e tanto né? 

O romance do livro também me deixou bem comovida porque Luke é simplesmente um daqueles personagens masculinos FOFOS até dizer chega. Sabe um homem fofo – mas não de um jeito gay? É Luke! Céus, ele fazia e falava cada coisa pra London que eu me sentia a_maior_adolescente com olhinhos brilhando. Ele é realmente adorável, prestativo e lindo demais - do tipo que da vontade de encomendar uma cópia. Luke não é só um cara lindo e sensual pra dar uns amassos (embora ele também sirva pra isso), ele é um amigo, uma pessoa que se pode contar, e isso me encanta mais que tudo.
... Passo pelos detectores de metal pisando duro e marcho até meu lugar para o período de estudos, estou pronta para confrontar Luke por não ter me ligado ou para simplesmente ignorá-lo.
Mas aí ele chega. E fala.
– Quer almoçar lá em casa hoje? - pergunta, todo covinhas e olhos azuis.
– Quero - respondo – Quero, sim.
Nada como uma paixão pra fazer a gente pensar em algo e fazer outra coisa.. Ahhh. Quem resiste?
Gostei do desenvolvimento da história. Ao final, algumas reviravoltas acontecem e acho que autora trabalhou bem as novas informações – que são inesperadas, mas críveis – e conseguiu dar sentido e finalizar bem a historia sem transformá-la em outra coisa. Acho que ela manteve o foco na vida de London, em explicar o necessário para dar entendimento, sem aprofundar em coisas que só aumentariam a historia sem acrescentar necessariamente algo a personagem. Acho que ela foi sucinta sim, e alguns podem ter achado tudo apressado demais, mas entendi a solução de uma forma bem mais objetiva do que mal desenvolvida, então, achei super conveniente.
É engraçado como uma possibilidade pode levantar o astral de uma pessoa. É engraçado como a realidade pode jogá-lo para baixo.
Eu não sei como é em inglês, mas acho tão estranho usar a palavra 'lembrança' pra falar de futuro. Acho que etimologicamente ela esta ligada a passado (por vir de recordar) então acho que a confusão surge mesmo pela questão de 'lembrar o futuro' quando poderia ser 'saber/prever o futuro' mas enfim, não vou ficar falando de palavras! 

Então, se você esta a procura de um livro jovem, com uma historia não muito convencional, mas sem necessariamente ser sobrenatural e que tenha um romance fofo e os típicos relacionamentos adolescentes (escola-amigos-família) acho que você deve dar uma chance a Deslembrança.

57 comentários:

  1. eu li este livro e gostei bastante, menos do final :(
    acho que a autora tinha que ter desenvolvido melhor!
    mas adorei ele *-*

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é lindo, fofo, tudo de bom *---*
    Comecei a ler ele sem saber muito da história e me apaixonei. É realmente impossível não lembrar de Como se Fosse a Primeira Vez ao ler a sinopse, mas depois você percebe que é completamente diferente.
    Achei a história super bem escrita, ela poderia facilmente ter feito um livro com 500 páginas se ela quisesse, mas ela se manteve no objetivo da história, e não mudou o rumo no meio, como muitos outros fazem. Enfim, a história é linda e super diferente rs
    Não tinha parado para pensar nessa parte do 'lembrança' para coisas futuras, mas sei lá, você acostuma ao passar do livro.
    Sem comentários sobre o Luke, ele é lindo *--*
    Adorei a resenha :)

    Beijos,
    @adri_brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu fui daquelas que achou a história mal desenvolvida. Achei tudo muito rápido, mal deu tempo de eu gostar dos personagens... E aí a autora muda o foco para uma história mais dramática, um mistério e tals e eu "não comprei" todo aquele drama, sabe? Achei que a autora tinha um tema tão legal na mão, mas não soube desenvolver direito - tinha tanta coisa que poderia ser dita sobre o dia-a-dia da protagonista! Como, por exemplo, a sensação de se apaixonar todos os dias pelo mesmo garoto, a sensação de enxergar coisas antigas com um novo olhar... Não sei, não gostei do livro
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Comentário rápido (tenho que devolver o notebook rs)
    Realmente "todo covinhas e olhos azuis" não dá pra resistir!

    Que bom que gostou tanto do livro!
    Vou me esforçar pra adquirir assim que puder...

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Me interessei pra caramba! Vou querer ler esse livro! Pena que o Luke é fofo demais e não curto isso =( hahaha


    Beijos,
    Thainá =)
    http://tubaiina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Eve!
    Eu vi algumas resenhas positivas, outras negativas e percebi que esse livro tem dividido mesmo opiniões.
    Queria muito ler, mas estou com um pé atrás...
    Achei interessante o plot, pois me faz lembrar MV *suspeita* e espero poder acompanhar a história e depois poder tirar minhas próprias conclusões.
    Adorei a resenha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  7. Hey Eve o/
    Linda a resenha, adoro suas resenhas. Eu gostei desse livrinho. É bacana de ler para relaxar um pouco. Mas o romance é imensamente fofo mesmo *-* Eu adorei os dois, que coisa mais gracinha <3 E, apesar dos pesares, eu realmente considerei esse 'dom' dela. Eu gostaria de ter, é útil. Digo, às vezes é útil UAHSUHAUSHAUS.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  8. Acho tão estranho alguém se chamar London... E meninos assim são raros, estou começando a achar que só existem em livros, rs.
    Mas falando da história... Bem interessante. Para o primeiro livro dessa autora, ela está de parabéns. Tenho vontade de ler. E essa capa é linda, né?!

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei bastante desse livro.
    Achei ele tão fofo, principalmente o romance da London com o Luke.
    Também acho a capa muito linda, essa menina da foto realmente parece ser mesmo a London.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  10. Já li outras resenhas desse livro e ele me chamou a atenção, principalmente essa capa, que me deixa tontinha só de olhar :s HUASHUAHS Tb pensei isso quanto ao lembranças. Quero ler quando tiver oportunidade!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha me deu mais vontade ainda de ler o liveo HAUSHAAHUSAHSH Sou apaixonada pela capa desse livro *-*

    ResponderExcluir
  12. Vi muitos comentários dizendo que a autora se apressou com a história e principalmente com o final, pela primeira vez vejo isso com um comentário positivo e me deixou mais animada para ler o livro. Eu desde o começo achei a história (para livro) bastante original, apesar dos filmes que já foram feitos e tals, mas eu gostei bastante e fico tentando me imaginar no lugar da personagem, deve ser muito dificil. Mas quando você tem um Luke acho que fica bem mais fácil ASHUASHUASHUA Obrigada pela resenha, beeijos!!

    ResponderExcluir
  13. Estou lendo o livro e gostando muito da história começei a ler o livro há pouco tempo e estou achando a história muito interessante

    Bjo!

    ResponderExcluir
  14. Eve, primeiro sua resenha tá ótima.
    segundo desde que vi a capa desse livro fiquei apaixonada.
    terceiro quando li a sinopse fiquei com uma baita curiosidade.
    Eu preciso ler e ter esse livro. Preciso conhecer a história da LL...

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha...
    Essa história realmente me chamou muito a atenção, nunca pensaria nada do tipo, como uma pessoa que lembra apenas do futuro. Achei muito original e até agora tenho lido opiniões maravilhosas sobre o livro.
    Estou louca para conhecer mais sobre a história de London e Luke.
    Beijos.
    http://vidadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adorei!!! Adoro livros assim e esse é super diferente. Nossa, já imaginou ser como ela? Que coisa...ah, horrível :S
    Muito diferente essa história e eu adorei! *-*

    ResponderExcluir
  17. Aiii, que bela resenha, flor! *-*
    Eu estou mega ansiosa por este livro! (vi ele na Saraiva física em Porto Alegre e fiquei namorando, hihi).
    A história parece maravilhoooosa! :)

    Beijo grande :*

    ResponderExcluir
  18. Nossa, me interessei muito pelo livro! O fato de ter um enredo diferente, mas ainda assim conter os típicos relacionamentos e problemas adolescentes sempre faz eu me interessar e me identificar com o que está escrito. Com certeza procurarei lê-lo assim que possível.

    ResponderExcluir
  19. Tô super curiosa para lê-lo!
    Ainda mais depois da resenha! Mt boa! E que capa mais liiiinda!! =)

    ResponderExcluir
  20. Como você disse a gente acaba lembrando do filme e até acredito que a autora tenha se inspirado nessa coisa de perca de memória, mas enveredou por outros caminhos...QUE BOM!

    Fico imaginando como seria durmir sabendo o que aconteceu e acordar sem nada na mente, um branco total...é um recomeço todos os dias e isso me deixa agoniada, ainda mais eu que tenho uma ótima memória, acho que eu surtaria...rs.

    Mas a ideia de anotar tudo antes do reboot é realmente mt boa, ainda mais quando pode-se deixar de lado as coisas q não foram boas...é como reler a sua história e nunca se entristecer ou magoar. Perfeito.

    Já tinha visto o livro e quase o comprei, mas não sei pq deixei pra lá. Agora vou atrás dele com certeza...!!!

    Vanessa Paiva

    ResponderExcluir
  21. Passei por um episódio de "deslembrança" há alguns anos atrás, e tenha a impressão que vou me identificar muito com este livro pelas resenhas que já tenho lido.

    ResponderExcluir
  22. A capa é linda né ? Amei ela, quando vi o livro pela primeira vez, me apaixonei logo pela capa, e quando li a sinopse, gostei ainda mais ! Deslembrança é um romance muuuuito fofo, e eu adoro romances fofos ! E outros tipos também haha. Estou curiosa demaaais pra saber como o livro termina e como London vai conseguir desenvolver esse amor por Luke. Este livro me lembra muito o filme, Como se fosse a primeira, creio que estória seja um pouco parecida, tirando o fato de London prever o futuro.
    Beijoos, GabiSuzart :]

    ResponderExcluir
  23. Adorei a resenha, o livro que arece ser muito fofo, alem do fato de se passar an cidade mais linda do mundo. Quero muito ler para saber mais sobre a historia e os personagens.

    ResponderExcluir
  24. Histórias adolescentes não são bem o meu gênero, mas pra ler sem exigências maiores é bem legal. Pra levar num feriado, sabe? Gosto de ver o drama dos personagens e de como vão resolver. Se a história é bem contada eu dou uma chance, sim.

    ResponderExcluir
  25. Estou desejando esse livro a muio tempo! Vejo poucas resenhas dele...mas a sua foi a melhor de todas. Adorei esse filme^: Como se fosse a primeira vez. Tenho certeza que irei amar o livro...muito completinha sua resenha, me deixou mais curiosa!
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pela resenha! Estou desejando este livro há um bom tempo, e agora, o meu interesse apenas aumentou. Além do mais, acho esta capa linda...!

    ResponderExcluir
  27. Gostei da da resenha...Com certeza vou lê-lo.

    ResponderExcluir
  28. Ainda não li Deslembrança, mas está no topo da minha lista. Essa história me deixou super curiosa, não faz nenhum sentido se lembrar do futuro. E porque o tal garoto ela não consegue ver? Muito intrigante isso tudo... Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  29. A história é ótima, gosto de livros assim e a capa é perfeita, mas ainda não li, mas adorei a resenha. :)

    ResponderExcluir
  30. Oi Eve, tudo bem?
    Depois de ter lido várias resenhas decepcionadas com o livro "A última carta de amor" e ter lido a sua - que por sinal, está ótima - vi que temos um gosto parecido no tocante à histórias literárias (também amei "A última carta de amor").
    E acontece que vi várias resenhas que disse que o livro é confuso, de uma forma que a gente não vai pra frente, não consegue entender tão bem o que a autora quis passar.
    Pela sua resenha consegui ter uma ideia mais clara, acho que o passado de LL está no futuro propriamente dito, né? E suas memórias estão em uma folha de papel - caso contrário, já era. Isso é bem interessante. Seria bom mesmo que a gente pudesse dar um reboot nos momentos de decepção - eu pelo menos não anotaria nada disso.
    Será que LL consegue, de certa forma, controlar sua vida?

    "Sabe um homem fofo – mas não de um jeito gay?" ri demais! Adoro esse tipo de personagem, que a gente deseja até o último fio de cabelo, sem tirar ou pôr! \o

    Muito boa a sua resenha, parabéns! ;*

    ResponderExcluir
  31. UAU, primeira resenha que leio desse livro. Só tinha lido a sinopse e fiquei curiosa,mas agora quero conhecer esse fofo do Luke... Só espero q não tenha um final triste, pois eu fiquei com essa impressão =X
    Bju bju

    ResponderExcluir
  32. Adorei a resenha e o livro quando eu vi a capa pelas ''passadas'' pelos blogs eu achei incrivel e agora com a resenha me deu vontade de ler!
    Adorei e vo participar do sorteio, quem sabe eu tenho sorte? *-*

    ResponderExcluir
  33. Confesso que a capa foi o que primeiro chamou minha atenção, é linda! Adorei sua resenha, é de longe a melhor que já li sobre esse livro. Vou participar do sorteio.

    ResponderExcluir
  34. Primeiramente tenho que dizer que achei a capa LINDA. Foi a primeira coisa me chamou a atenção.
    Gostei da sua resenha e gostei da história, me deixou muito curiosa em saber o que vai acontecer depois.
    Adoro o filme que você citou então só me deu mais vontade de ler.
    Parabéns pelo blog e pela resenha. =)

    ResponderExcluir
  35. A capa do livro já é linda e a sinopse o faz ser interessante. Então, já li várias resenhas (a sua ficou muito boa, aliás) e estou simplesmente louca pra ler esse livro. Certo que não gosto de "romances fofos", até por que quase sempre me apaixono pelos personagens masculinos fofos (Augustus Waters, por exemplo *-*), o que é meio frustrante e até um pouco ridículo; mas, enfim, acho que assim caminha a vida de uma bookhaolic, né? -q.

    ResponderExcluir
  36. Nossa, fiquei super curiosa..amei a resenha

    ResponderExcluir
  37. A capa em inglês é bem mais bonita (na minha opinião), mas também gostei dessa, e estou louca pra ler!!! =)

    ResponderExcluir
  38. AMEI a resenha! Parabéns! Não havia lido ainda uma resenha dele, só tinha visto a foto da capa no skoob. Gostei bastante da história e da sua impressão sobre ele. Parece ser muito bom!

    ResponderExcluir
  39. Curti demais o enredo! Conseguirei, de alguma maneira, meu exemplar para ler! Agora resta a expectativa de lê-lo e relê-lo. Mal espero para por as mãos no meu!

    ResponderExcluir
  40. Eu acho esse enredo lindo! Morro de vontade de ler esse livro. Adorei a resenha e só me fez ficar ainda mais ansiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  41. Quero ler este livro a muito tempo. Sempre que eu vou compra-lo coloco outro na frente e acabo não comprando, não sei porque! hahaha. Já vi resenhas positivas e negativas sobre ele, mas acho que irei gostar. Amei a resenha, Beijos.

    ResponderExcluir
  42. Gostei do fato de ser a história de uma adolescente diferente, mas sem ter nenhum componente sobrenatural, apesar de ser uma história fofa, que não são as minhas favoritas, acho que gostaria de ler esse livro. A capa é linda e a sua resenha faz crer que não tem enrolação, a narrativa é simples e direta.

    ResponderExcluir
  43. Minha amiga já leu esse livro e disse que é muito bom e ficou twittando sobre ele no twitter. Assim que ela me disse sobre esse livro eu fui procurar mais sobre e me apaixonei *-* Eu quero muito esse livro. Li o primeiro capítulo e a narrativa da London Lane é muito boa ! E pra completar estou lendo essa resenha. Amei *-*

    ResponderExcluir
  44. O enredo é interessante. Tem um filme com uma história parecida, não é? Não me recordo o nome agora, mas é mais ou menos isso. Quando a garota acorda, ela esqueceu todo o dia anterior. Enfim, parece uma boa leitura e se você diz que é leve e fofa, acho vale a pena mergulhar nas Deslembranças.

    ResponderExcluir
  45. Eu achei meio confuso, não a sua resenha, de maneira alguma, ela está super bem explicadinha.
    Mas é como você disse, usar a palavra lembrança no futuro, soa meio estranho, rs
    Só lendo o livro pra saber mesmo, assim como você agora sabe, eu quero saber também!!

    Bjkasssss


    Alessandra Tapias

    ResponderExcluir
  46. Amei a ideia do livro. <333
    Falando em Como se Fosse a Primeira Vez, é o filme favorito do meu pai, vi com ele tantas vezes que já sei até as falas. q ~random
    Mas eu realmente, realmente, quero ler esse livro e tirar minhas próprias conclusões. Sua resenha está ótima e eu estou muito curiosa. <333

    ResponderExcluir
  47. O meu fraco por capas me destinou a este livro.
    Eu também lembrei imediatamente do filme que você citou ao ler a sinopse.
    Quero muito, muito mesmo me aventurar nessa leitura, tenho quase 100% de certeza que irei gostar!

    Eu adorei sua resenha.
    Você escreve e descreve tudo maravilhosamente bem e sem soltar spoilers. Fico grata por isso!

    Dani / @daride

    ResponderExcluir
  48. este livro parece ser muito legal, é bom sair um pouco da febre de vampiros, anjos ou zumbis que tá rolando nos livros. Temas assim, em relação a tempo, seja visões do futuro e coisas do tipo, chamam muito a minha atenção e esse livro tem cara de ser muito, mas muito legal mesmo, além de que a capa é muito linda, realmente de se encher os olhos.. Parabéns pela resenha .

    ResponderExcluir
  49. Eu fiquei super entusiasmando quando o livro lançou, já começando pela a capa que é muito linda. E, a história em si parece ser perfeita.. Creio que pareça com o filme "Como se fosse a primeira vez"? eu estou tão, tão, tão afim de ler esse livro. Que se eu tivesse ele aqui abandonaria qualquer outro para poder lê-lo. A resenha me deixou com mais curiosidade como autora escreveu o livro, a abordagem do assunto. Ain, que desejo.. ♥-♥

    Beijos, desleituras-em-serie.blogspot.com.br ..

    ResponderExcluir
  50. Acho a história do livro bem interessante e isso aguça minha curiosidade. Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler, mas pretendo mudar isso.
    E realmente é estranho que lembrança se refira a futuro rsrs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  51. Para ser bem sincera, olhando a capa o livro não me atraiu muito. Mas fui ler a resenha e fiquei encantada. queromuito ler esse livro, se eu não ganhar a promoção vou ter quer comprar, né? kkk Achei muito interessante, realmente me cativou.

    Beijos e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  52. Oi..

    Eu li esse livro e amei a história..
    Gostei muito da sua resenha...

    ResponderExcluir
  53. Poxa, ainda não li esse livro :(. Mas fiquei morrendo de curiosidade de conhecer a história "de pertinho", pela resenha tenho certeza de que a história é emocionante haha.

    ResponderExcluir
  54. Vejo que pela a sua resenha, que estava ótima por sinal, e pela a capa que o livro me parece bastante promissor.. E seria uma experiencia muito boa ler ele..

    ResponderExcluir
  55. Que história tão diferente. . . Fiquei tão curiosa pra ler :) mas não chegou a Portugal
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  56. Oi Eve,
    Amei de verdade essa capa, a história parece ser mesmo bem fofa especialmente o Luke. Quero ler para poder conhecer o envolvimente dele com London e saber também como ela lida com sua "Deslembrança". Ótima resenha, adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?