Eu Li: Anjo Mecânico (Clockwork Angel)

Sabe aquele tipo de empolgação que só acontece poucas vezes, quando a gente faz ou está prestes a fazer algo incrível (geralmente pela 1ª vez)?? Foi com essa empolgação peculiar que fiquei durante boa parte da leitura de Anjo Mecânico, primeiro livro de uma série spin off (e também prequel) de Instrumentos Mortais. Acontece que nunca li IM, mas estou terrivelmente apaixonada por As Peças Infernais

A história se passa na Londres vitoriana, lá por 1870 e conhecemos Tessa Gray, nossa protagonista recém chegada a essa terra cinzenta e úmida. Tessa veio de NY depois que a tia com quem morava morreu. Ela chegou para encontrar com o irmão mais velho, Nate, que havia ido a Londres trabalhar, mas assim que desce do navio, Tessa é recebida pelas Irmãs Sombrias, que a convencem que foram buscá-la a pedido de Nate. 

Assim que comecei a leitura, confesso, tive medo que a coisa toda se arrastasse. A narrativa em 3ª pessoa logo me causa um afastamento e como eu não estava entendendo onde aquilo ia parar, receei. Mas isso só acontece por um capitulo porque rapidamente somos envolvidos na narrativa de Cassie Clare (a_íntima) e todo o enredo é tão envolvente que o nosso único receio acaba sendo terminar o livro rápido demais e não saber o que fazer depois! 

Tessa é jovem, mas é uma protagonista que dá orgulho! Ela era uma garota comum e de repente se vê envolvida num mundo sobrenatural, onde ela própria não sabe onde se encaixa e mal compreende, e mesmo assim é corajosa e não tem medo de fazer o que acredita. Realmente admirei demais! Além disso, Tessa é inteligente, adora ler e é muito perspicaz

A trama é envolvente, com um enredo bem costurado. Acho que um dos grandes trunfos da autora são os personagens. Sabe quando todos são tão bem caraterizados que você sente um carinho especial por cada um? Até os personagens 'do mal' são tão bem escritos que você sente curiosidade em saber mais sobre eles. São personagens incríveis, não só pelo lado sobrenatural mas por suas características singulares.

Will e Jem são os caçadores de sombras da vez e eles são fantásticos! Amei Will Herondale assim que ele falou. Ele é sarcástico, misterioso e muito leal. A amizade entre ele e Jem é de emocionar. Jem Carstairs por outro lado, é controlado, inteligente, sincero e sensato. Jem é tipo, muito amor! Talvez exista uma leve insinuação a um triângulo amoroso, mas não acredito em triângulos quando o casal-a-ser-formado é tão bem especificado. Mas sabe, esses dois são tão lindos e queridos, e amei tanto, que estou nem aí pra romance! Só quero vê-los em ação!
– De fato. Se tivermos sorte, talvez ainda possamos pegar sífilis.
– Ou varíola demoníaca - sugeriu Will alegremente, tentando a porta sob a escada. Ela se abriu, destrancada, assim como a porta da frente. – Sempre tem varíola demoníaca.
– Não existe varíola demoníaca.
– Ó, homem de pouca fé. - disse Will, desaparecendo na escuridão sob as escadas.
muito amor por Jem e Will together
– Está querendo dizer que o restante da minha reputação permanece intacto? - perguntou Will fingindo horror. – Claramente estou fazendo alguma coisa errada. Ou não fazendo coisa errada, como parece ser o caso. - Bateu na lateral da carruagem. – Thomas! Temos que ir de uma vez ao bordel mais próximo. Quero escândalo e más companhias.
muito amor por todo esse sarcasmo
Ah, também gostei muito de Jessamine Lovelace (sobrenome lindo, por isso escrevi). Ela é aquela garota que bate de frente com a protagonista, que não é exatamente inimiga, mas claramente não simpatiza. Sempre gosto dessas personagens! Jessa me lembrou um pouco Rose (com uma mistura de Alice) e como eu não amaria? Também gostei porque ela é uma personagem mais profunda do que sua caracterização inicial deixa transparecer e gosto de personagens que surpreendem e vão além da superfície.

Apesar do livro se passar no século 19, com todas suas limitações, o elemento sobrenatural deixa o clima mais atual (por exemplo, a luz ou carros) e algumas coisas modernas aparecem aqui e ali. Também gostei que apesar dos costumes da época – empregados, mesuras – as coisas não ficam parecendo datadas demais, a linguagem utilizada é agradável e não dá trabalho de entendimento, fluindo com facilidade.

Ah, o fato de Tessa ser leitora, também é legal porque ela vive citando passagens de livros (antigos, que ela lia) e eu adoro esse tipo de paráfrase! Ela e Will estão sempre comentando sobre livros e comentando passagens. Apesar de esse livro não ter foco em algum tipo de romance, posso dizer que ele tem algumas das palavras mais lindas sobre amor e relacionamentos que ando lendo. Eu simplesmente quero gravar algumas passagens pra dizer assim que surgir a oportunidade.
– [...] Pelo Anjo, é como o nono círculo do Inferno aqui embaixo...– O nono círculo do Inferno é frio. - disse Tessa automaticamente.Will a encarou.– O quê?– Em Inferno, da Divina Comédia - disse ela. – O Inferno é frio. É coberto de gelo.
Quanto mais bela a pele, mais fatal. Will é assim. Aquele rosto bonito e tudo mais apenas escondem o quanto  é cruel e podre por dentro.
Bom conselho esse ;) 
– Isso foi empreendedor. - Will parecia quase impressionado.
Nate sorriu. Tessa olhou, furiosa.
– Não fique tão satisfeito consigo mesmo. Quando Will diz "empreendedor", quer dizer "imoral".
– Não, quero dizer empreendedor - disse Will. – Quando quero dizer imoral, digo "eis uma coisa que eu faria".
muito amor por todo esse sarcasmo²
Ah, caso você esteja se perguntando: não é preciso ler Instrumentos Mortais antes para entender o universo. Não li e entendi e não sei se a leitura previa influencie em algo, uma vez que essa série, apesar de ter sido lançada depois se passa antes e então tudo que é preciso saber sobre o universo das Peças Infernais é explicado neste livro. 

Eu realmente me envolvi com esse sobrenatural de uma forma diferente. Do meio pro fim e enredo dá grandes saltos, muitas revelações acontecem e eu me vi gritando NOOOO em vários momentos! Quem me acompanha no Twitter viu meu desespero - e com aquele epílogo que eu BEM sabia que tinha algo ali... Agora só posso esperar ansiosamente pelo lançamento da sequência pela Galera Record e torcer para que nada de mal atrapalhe meus caçadores de sombras. LEIA!!!

13 comentários:

  1. Ohhhhhhhhhhhhhhh
    Eve eu tô doidinha por esse livro, nem o comprei pq achava que ia ganhar em uma promo que tava participando daí só comprei os 3 primeiros livros de IM, são lindos e vou tentar lê-los logos (coisa quase impossível tendo em vista os muitos livros de parceria que são minha prioridade.
    Como sempre, adorei sua resenha.

    abraços!
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro

    ResponderExcluir
  2. Ain, fico surtando quando leio as resenhas deste livro. ADORO que mais gente se apaixone pela série *-*
    Eu li Anjo mecânico mas já tinha lido The mortal instruments antes. Já adorava os Shadowhunters demais! E apesar de todo mundo ficar dizendo que o Will se parece com o Jace de TMI, não é bem assim. Aliás, quando você tiver tempinho e a série TMI disponível, acho uma ótima ideia ler porque também é ótima.
    Mas adorei tanto The infernal devices que acho que se me perguntarem se prefiro TMI ou TID - mesmo só tendo lido Anjo mecânico - acho que escolho a segunda. A narrativa da Cassie é sempre a mesma narrativa que faz o leitor devorar o livro em poucos dias mas acho que o que me fez gostar mais de Anjo mecânico são os personagens. O Will é um dos personagens mais legais, ever. Ele é sarcástico mas ele sofre tanto, ao mesmo tempo ele faz de tudo por aqueles que ele ama. Ain, a Cassie quer me matar do coração com esses personagens, só pode!!
    Mas adorei sua resenha Evellyn! Ficou muito lindinha e eu adorei surtar com as quotes que você escolheu.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Realmente esse livro é delicioso! E não é preciso ter lido IM primeiro, mas quem leu vai ter parâmetros de comparação entre os personagens... e já percebe algumas coisinhas óbvias logo de cara.

    Adorei a resenha!

    Bjokas!!

    Vivi
    Empório dos Livros

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li Anjo Mecânico (apesar de já ter na minha estante o Clockwork Prince, enfim), mas já li a primeira metade da trilogia ''Os Instrumentos Mortais'', isto serve?! Rsrsrs

    Como eu disse no Twitter, só agora com a sua review que eu fui perceber que um dos protagonistas desta série é parente de um dos protagonistas de TMI. E como isso só dá para perceber ao ler o 3º livro, não vou falar nada pq podem considerar Spoiler... Mas a personalidade dos dois é MUITO parecida! Rsrsrs

    Todo mundo que é fã de TMI fala que esta série é muito melhor, então estou bastante curios. O terceiro é incrível, o segundo é muito legal, mas TODOS sabem que eu ODIEI o primeiro livro, Cidade dos Ossos.

    Espero que esta série comece de uma forma melhor. É.

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  6. Hey Eve :)
    Então, eu to lendo esse livro. Fiquei com medo no começo também, nunca li nada dela e o pessoal fala super bem e talz. Mas ta bacana até agora, espero gostar tanto quanto você gostou. Boa resenha querida <3

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  7. Olaa tudo bem ??
    Eu estou lendo o Cidade dos Ossos que é primeiro dos instrumentos mortais e tbm eh mto boom *-*
    eu tbm to amando os caçadores das sombras !!
    Olha so eu indiquei seu blog como Blog Divo =DD
    vc so precisa pegar o selo no nosso blog e responder as perguntas !!
    Parabéns pelo blog viiw !
    bjOos
    http://www.chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. A primeira vez que vi este livro não fiquei com muita vontade de lê-lo, mas depois de ler essa sua resenha até que surgiu um pouco de vontade. Eve gosto muito das suas resenhas principalmente quando fala de algum livro na qual não me simpatizo muito pois assim que termino de ler sua resenha começo a repensar e a mudar de idéia.
    Bjo!

    ResponderExcluir
  9. Não sei porque nunca me chamou atenção, apesar de todo mundo falar super bem, não sei, talvez eu leia um dia, mas não está na minha lista de prioridades...

    ResponderExcluir
  10. Nunca me deu vontade de ler Instrumentos Mortais e sinceramnete não estou empolgada pra ler As Peças Infernais . Talvez o problema seja mesmo meu , mas não tenho vontade por mais resenhas que tenha lido e que falam super hiper ultra mega bem das séries. Talvez um dia mais tarde eu alugue o primeiro livro na bibiblioteca e se gostar compro os outros.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá. Percebi que se tornou uma Nephilim ao ler esse livro, rs. Pois bem, vim comentar sobre um RPG que estou com planos de cria-lo. E preciso de colaboradores que me ajudem. Percebi também que compreendeu bem o livro, e vim por meio desse comentário para lhe chamar para ser uma fiel Nephilim do meu RPG, que também, podemos falar um dia: "Do nosso RPG". Vou deixar o e-mail aqui, e se você estiver interessada na proposta me mande algum e-mail com pergunta/dúvida, irei esclarecer com prazer. Grata. Email: shadowhunters@live.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Eve,
    Apesar de não gostar muito desse gênero de leitura As Peças Infernais parece mesmo ser um livro maravilhoso e cheio de ação. Gostei ainda mais depois de saber que não é preciso ler Instrumentos Mortais antes. Ansiosa por essa leitura!
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?