Eu Li: Private

Esse é o 1º livro do James Patterson que leio. Private é o inicio da saga do investigador particular Jack Morgan. O livro foi escrito em parceria com Maxine Paetro e lançado recentemente por aqui pela editora Arqueiro. Imaginem CSI meets NCIS meets Bones e você terá alguma ideia do ritmo da historia. 

Jack é ex-combatente do exercito que após receber uma 'herança' do pai, abriu uma agência de investigações em Los Angeles chamada Private – onde todos os seus segredos permaneceram em segurança. Após cinco anos em atividade, a Private é a melhor agência do ramo, com filiais em varias partes do mundo e sempre cheia de investigações. Em LA, onde vive e trabalha, Jack e sua equipe fazem um trabalho pro bono para a polícia e estão envolvidos tentando desvendar um caso de assassinatos em série de garotas do ensino médio que vem ocorrendo há pelo menos dois anos. 

O livro é narrado em terceira pessoa, mostrando os personagens que trabalham na agência de Jack, a policia, as vítimas ou criminosos e também em 1ª pessoa por Jack. A narrativa é bem ágil e direta. Os fatos são expostos de forma clara e até detalhadas, mas sem rodeios. Então, nós, leitores, ficamos bem inteirados do que esta acontecendo – como quando a narração fala sobre os 'culpados' – e ao mesmo tempo, o livro mantém o mistério principal. Isso é bom porque não chega a irritar por nos lotar de pistas e dicas e não esclarecer nada até o fim. Jack também é um bom narrador e gostei de acompanhar as coisas pelo ponto de vista dele. Ele é íntegro, sincero, bem humorado e determinado a fazer o melhor. Ele também tem um fundo 'familiar' bem complexo e isso ainda vai render alguns dramas para a série, aposto. 

O foco do enredo são três casos principais: o das colegiais, um envolvendo fraude no esporte e o assassinato da esposa (e amiga) do melhor amigo de Jack. A equipe do laboratório é muito bem caracterizada e achei fantástico como os autores souberam expressar individualidades em cada um deles, mesmo com os assuntos em comum. Eu adorei Emilio, Justine, Del Rio, Dr. Sci e Mo-bot – eles realmente dariam bons personagens de série de TV (tenho meus equivalentes a eles)! rs 

Gostei muito do enredo, todos os casos foram bem amarrados e achei que o desfecho deles foi bem satisfatório. O que mais me intrigou foi mesmo o das colegiais – porque eu queria saber O MOTIVO e o do assassinato porque queria saber O MOTIVO e QUEM! Pela narrativa impessoal, nós mesmos conseguimos desvendar algumas coisas, mas as coisas que ficam em suspenso e são reveladas no final deram um bom ritmo – porque parece que as coisas vão dar totalmente errado. Mas tem um fato INESPERADO e INIMAGINÁVEL ao final que conseguiu superar todos os casos que eles investigavam. Juro, eu queria dizer que os casos foram o mais surpreendente, mas é esse fato 'aleatório' ao final que me fez soltar um palavrão bem alto aqui em casa! 

Eu gostei muito da trama e principalmente, estou curiosa pelos próximos volumes e ver como esse fato-bomba-aleatório vai se desenvolver – além dos futuros casos. Eu gosto de narrativas detalhadas, mas achei essa narrativa mais direta interessante para o estilo do livro. Me deixou curiosa sobre o desfecho mas sem me irritar por ter suspense demais.Se você tiver tempo e concentração, lê de uma vez só porque os capítulos são curtos e a curiosidade é a maior incentivadora! Acho que se você gosta de tramas de investigação, é uma boa pedida.

11 comentários:

  1. que bom q gostou Evellyn! eu sou fã do Patterson, principalmente pela série 'clube da mulheres contra o crime' quero começar essa série 'Private' o quanto antes, adoro essa narrativa rapidinha dele *_* bj

    ResponderExcluir
  2. Hum... Acho que é bem o estilo de livros que eu gosto. Por incrível que pareça, estão entre os meus favoritos!

    Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Olá Eve, tudo bem?! Ainda não li nada do Patterson, apesar de ter comprado em janeiro o livro: O Diário de Suzana para Nicholas, mas ainda não tive tempo de ler. Tenho muita curiosidade e já li várias críticas positivas de seus livros. Ademais eu sou doida por livros com suspenses, românces policiais e investigativos, eu fico querendo bancar a detetive e me personifico em Holmes e Poirot, que são meus detetives preferidos! kkk

    Beijos,
    Camila Márcia
    @camila_marcia http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Evellyn, tudo bem?
    O único livro do Patterson que li foi o Diário de Suzana para Nicolas e confesso que me apaixonei por ele, a escrita do autor é direta e envolvente, a gente lê o livro e nem vê a história passar! O fato é que esse que li é um SUPER romance, e fico meio assim em me arriscar no gênero policial, o foco verdadeiro do autor, fico pensando, e se eu não gostar? Ai acabo não lendo mais nada dele... rsrs Esse livro, Private, tem a capa linda, e todo esse mistério da trama me deixa muito curiosa, a narrativa direta do autor é um ponto que me atrai e o fato dele ligar três casos centrais também é um ponto positivo. Acho que vou tentar lê-lo, quem sabe eu curto?

    Beijo

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  5. Hey Eve!
    Minha situação tá parecida com a Pah ai de cima...só li O Diário de Suzana para Nicolas :/
    Porém, já comecei a ler O Assassinato do Rei Tut (bem diferente de estilo né) do James, mas emprestei pra algm e nunca mais me devolveram...
    Adorei a resenha! Parabéns sempre!
    Passa lá no Foolish Happy?
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/
    xoxo

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um livro muito bom, mas posso te falar a verdade, estou tentando ao máximo fugir de séries, acabo ficando viciada e qnd lança um livro nome eu me viro do avesso pra conseguir grana pra comprar ç.ç e ultimamente as coisas estão complicadas :p
    estou tentando acompanhar os q já li e partindo para os volumes únicos :p

    tem postagem nova no meu blog
    espero sua visita!
    bjs

    TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  7. Oi Eve!
    Que ótimo que você gostou assim do livro!
    Como você viu minha resenha, ele não me cativou. Não consegui me envolver com a história, fiz uma leitura superficial... Nem o fim me deu esse choque!
    Vou investir em outra série do autor, pra ver se gosto mais!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Oi flor,
    Sabe que estou super curiosa para ler algo sobre esse autor pois é ainda não li nada sobre ele. Este livro e bem interessante so fico com medo de me perder no meio porque são tres casos pelo que tu disse ne....rsrs...bom vou tentar com certeza porque já ouvi falarem bem horrores dele e sua resenha so reforçou isso. Deixa te pedir uma coisa tu já leu como se livrar de um vampiro apaixonado???Menina eu li e ameeiii de paixão postei resenha hoje la no blog como sei que tu gosta de romance também decidi te indicar.
    Bjjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Sabia que esse não é o início???
    O que me irritou foi saber disso e para variar com os livros do autor.... não darem a mínima para isso.. mas como eu gostei do título e da capa.. e já havia lido outros dele (O dia da caça e o diário..) e tinha adorado... e sei q ele escreve de uma forma que não é problemático ler fora da sequência da série... segui em frente... mas eu detestei esse livro... 1º q nem parece q ele escreveu.. acho q foi tudo Maxine.... mas por outro lado.. adorei personagens e tal.. e como a Private funciona, mas ficou tudo muito jogado no ar.. como se já deveríamos saber como q acontece tudo... e a história (histórias) em si ficou sem suspense... ñ me irritou, não fez eu adorar.. não fez nada.. e diferente do outro livro de suspense q li dele.. q apesar de já sabermos quem era o bandido... vc ficava com ódio.. todas suas emoções eram jogadas na cara... e na torcida para q enfim 'parassem' ele... e nesse aqui ficou super sem graça....
    Lamentável =/

    bjs

    ResponderExcluir
  10. É muita gente conhecendo gente né? rs
    Acho legal o livro não ter muito mistério pois cansa mesmo. Tem que ser muito dosado!
    Livros de suspense tem que ser bem escritos, e considero esses bons escritores pq fazer algo assim é muito tempo de pesquisa. Muitos detalhes!

    Quem é louca pelos livros do Patterson é a Nii... como gosta, nunca vi! rs

    Não consigo me firmar muito com CSI, mas agora ando tão viciada em "Lei & Ordem" que tenho até me animado mais. É interessante pq tem o caso nos tribunais. Não é só aquilo de investigar pq morreu e só. Tem pano pra manga, e sempre me satisfaz. Fico empolgada! rs

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  11. Oi Eve,

    James Patterson é um ótimo autor, li pouquíssimos livros dele mas, gostei bastante. Li até um livro dele que surpreendentemente não tem enredo policial e ainda assim é ótimo, é um romance chamado O Diário de Suzana para Nicolas, é muito bom mesmo, se puder leia! Enfim, quanto a Private. Acho que vou gostar dele, amo livros com temática investigativa!
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?