Eu Li: Nas Sombras (Shade)

Nas Sombras e um livro que eu resolvi apostar depois de ler um post no blog da Galera. Que bom que não me deixei levar pela capa - que não é feia e tem bastante relação com a história - mas a princípio, não diz nada nem é linda o suficiente pra despertar desejo. O livro tem um enredo original, com uma protagonista animada e personagens caracterizados, numa trama envolvente e instigante.

O livro é narrado em primeira pessoa plea nossa protagonista Aura Salvatore – que não, não é prima de Stefan e Damon. Ela não tem pais e vive com a tia Gina em Maryland. Aura tem quase 17 anos e nasceu após um evento chamado de 'A Passagem' – um estranho acontecimento que fez com que todos nascidos após aquela data pudessem ver fantasmas. Fantasmas que estão por aí, após morrerem e não passarem para o outro ladoou seja, as almas penadas! Então o mundo está dividido assim, entre as pessoas que não veem fantasmas e os mais jovens, que podem vê-los. 

Alma trabalha com a tia, que é advogada. Após a morte, os parentes podem processar quem quer que culpem pela morte do falecido, e então o fantasma vira testemunha. E pessoas como Aura são como interpretes para esses casos no tribunal. A vida de Aura ia bem – mesmo vendo fantasmas – até que na festa de aniversário de seu namorado Logan – descendência irlandesa, cantor e futuro rockstar, amor da vida dela, alto, bonito e legal, morre! E aí que as coisas ficam complicadas, porque ele está morto, mas está lá! Ela continua o vendo e conversando com o espectro roxo de seu falecido namorado – apesar de não poder tocá-lo – e é bem mais complicado seguir em frente quando a pessoa está presente, huh? 
– Estupidez Liquida.
– Garatia de diminuir seu QI vinte pontos com o primeiro gole. – Brian colocou o outro copo na minha mão. – Aura, por que você não toma cinco goles e se rebaixa ao nosso nível?
– Quem seria burro o suficiente para beber algo chamado Estupidez Liquida? - Virei para Logan, que estava virando a primeira metade do seu copo. – O que você está fazendo? Você nem sabe o que tem nisso!
E aí eu digo que ele é meio babaca e vocês já sabe o porquê!
Além de lidar com a morte e a presença do namorado, Aura ainda está trabalhando num projeto de pesquisa com Zachary, um novo aluno vindo da Escócia, que é misterioso, bonito e... Tem um sotaque que é capaz de fazê-la desmaiar. Aura está cem por cento comprometida com o atual-falecido-namorado, mas a proximidade com Zachy pode complicar as coisas. 
– Tenho um presente pra você. – Ele olhou para seu próprio corpo. – E você pode desembrulhá-lo.
Eca, pensei.
Então seus olhos se arregalaram:
–  Não, eu não quero dizer isso!
Hãn, sei... hahahah #brinks. Veem como Logan é tonto? Adoro essa passagem, é muito engraçada!
Sempre gostei de historias com fantasmas, mas não vejo muito essa temática por aqui – uma pena. A história que Jeri Smith-Ready criou é bem movimentada, adolescente e a protagonista tem exatamente as características que admiro em alguém da idade. Aura não é bobinha nem fica fugindo do que precisa fazer. Ela é sarcástica, bem-humorada e mesmo quando está numa situação ruim, não fica se lamentando, chorando, esperando as coisas se resolverem. Ela consegue erguer a cabeça e encarar a situação, apesar dos pesares. Além do mais, o livro é lotado de referências a músicas e outras coisas da cultura pop (AMO)!
– Mas os meninos são assim mesmo... Bem, talvez Brian seja, mas ele não tem uma namorada. Mickey me ama. Logan ama você.
– E o que isso quer dizer? – coloquei a calça jeans rapidamente. – Muitas estrelas do rock tem esposas e namoradas e eles ainda assim transam com as groupies. Todo mundo sabe que é assim.
– Acho sua falta de fé perturbadora. – disse ela em sua melhor imitação de Darth Vader, me obrigando a sorrir.
A Megan é a rainha das citações! Adoro a mania que ela tem de imitar o Yoda (Fãs de Star Wars vão gostar dela!)
– Eowyn? Como a personagem de O Senhor dos Aneis?
Ela jogou a cabeça para trás enquanto ria.
– Meu pais eram grandes fãs de Tolkien. – ela na verdade se parecia um pouco com a mulher dos filmes. – Podia ter sido pior – disse ela para mim. – Se e fosse um menino, eles teriam me chamado de Galdalf.
Nessa hora eu só consegui pensar: ainda bem que nasci antes do meu pai ler oSdA ou ele ia querer me chamar de Eowyn. É, com certeza!
O livro todo tem um ritmo muito bom, dá pra você ler de uma vez só. A historia é bem mesclada em mostrar os relacionamentos (amizade/amor), os problemas adolescentes com um toque de mistério e investigação – em todo do próprio evento da Passagem. Claro que o triângulo amoroso fica em suspenso – mesmo com toda a situação incomum. Esse é um dos raros casos que eu não sei qual lado escolher. A princípio a gente acha Logan um tremendo idiota, enquanto Zachary é fofo, compreensível e perspicaz desde o inicio, mas com o passar do livro, percebi que Logan tinha sim um bom coração e amava Aura verdadeiramente. Quero dizer, os dois tem suas qualidades e apesar de achar que a relação humano-fantasma só rola em Ghost, fico pensando em como a autora vai desenvolver esse triangulo tão incomum - porque veja, eu achei que depois de morto Logan ficou mais interessante!

Ah, a linguagem utilizada é bem adolescente e a tradução não poupou os palavrões (o que é bom, mas pode agredir quem se incomoda). Confesso, em alguns momentos achava estranho ler, mas é bem contextualizado com a realidade dos personagens e foi bom não abrandarem as coisas por aqui. Se em inglês tá assim, porque usar bobo no lugar de motherfâca (há)?

Acho que foi um ótimo inicio de série, e estou realmente ansiosa pelos demais, porque embora o livro tenha fechado bem (eu achei que seria um final super aberto, mas nem foi), a historia deixa vários pontos soltos e quero saber qual é o mistério e o que vai aconteceu com Logan-Aura-Zachy. Realmente recomendo a leitura se você está procurando um sobrenatural diferente do que está acostumado e gosta de um pouco de  sarcasmo e vida adolescente! Ah, caso você esteja se perguntando: as sombras também tem relação com a trama, mas eu não vou contar qual é. Leia para saber.

Comentários Extras (selecione por sua conta em risco):
  • O estilo de Logan me lembra muito o Finn de Glee! Ele é aquele tipo grande, mas meio bobo, que ao mesmo tempo é sensível, mas faz montes de bobagens? rs Então!
  • Eu lia o Zachy e aquele sotaque escocês e por falta de referências o imaginava falando como o Damian McGinty (ele é irlandês).
  • A Aura seria uma boa amiga da Sophie de Hex Hall....
  • Eu estou ouvindo I Will Possess Your Heart e If I Ever Leave This World Alive  que conheci pelo livro e claro, Chasing Cars - que eu sempre amei, mas como é citado também, bateu um vício!

12 comentários:

  1. Oi, Eve!

    Quero muito ler esse livro. Já li várias resenhas por aí elogiando bastante. Acredita que foi lá pela terceira vez que vi a capa que percebi que tinha uma menina? hahaha [sonsa!] antes eu enxergava apenas uns vultos, rs. Apesar de não ser a maior apreciadora de livros com adolescentes — eu gosto, mas na maioria das vezes prefiro personagens um pouco mais velhos — esse livro despertou muito meu interesse. Pelo que tenho lido por aí a Aura é uma boa protagonista, né? A claro... O triângulo amoroso não pode faltar, rs. Na maioria dos casos eu fico em cima do muro. :} Sofro com isso! Fico torcendo pra que um 'desapaixone' pra não ter mais esse clima de 'escolha', hahah.


    Beijos,
    Amanda
    ^_^

    ResponderExcluir
  2. Amiga, como tô sumida!
    E naõ poderia ter aparecido em melhor hora, sua resenha como sempre está divina. Mas essa capa me dá medo!

    Suas descrições dos personagens foram muito boas e apesar de não gostar muito desse tema (fantasmas), fiquei curiosa. O que é bom!

    Suas referências formam bem engraçadas! Ri bastante aqui. #LOL

    Eu tbm acho que essa coisa de fantasma só funciona bem em Ghost. Porque imagina, ver um "espectro roxo"? Pra mim, não rola rs

    Beijokas, minha linda! da Lisse

    ResponderExcluir
  3. Depois de tantos vampiros, acho que dar uma chance aos fantasmas será legal! Parece ser realmente muito bom, só despertou mais ainda minha curiosidade, vou colocar na minha lista de desejos já! Não sei o que seria pior, o namorado morrer e você nunca mais ver ele ou o namorado morrer e ficar ai na sua vida pra sempre sem poder ser seu namorado, vish! HAHAHA

    ResponderExcluir
  4. Eve, eu também adorei o livro!
    O final deixa a gente doida pela continuação, e gostei muito dessa narrativa jovem e bem humorada!
    Ah, e as referências também enriquecem qualquer livro né?
    Eu acho que torço mais pelo Zachy... O Logan fica mais interessante mesmo de fantasma, mas como eu já assumi que ele é um fantasma e qualquer relacionamento com ela é meio inviável, estou torcendo pelo escocês ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Compartilho dessa sua indecisão pelo triângulo amoroso. Também acho que o Logan fica mais interessante, contudo, como disse a Mi, ele é um fantasma e imaginar que eles não podem sequer sentir o toque um do outro é cruel. Amor sem paixão é meio platônico demais, inconcebível demais em livros adolescentes fervilhando de hormônios. eiheuiheiehu Fico com o Zachary por ora.
    Espero que nos próximos livros esses mistérios sobre A Passagem sejam mais explorados. Fiquei bastante curiosa em relação a eles.
    Ótimas quotes selecionadas, adorei!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Ah, só estou lendo resenhas positivas desse livro. Definitivamente terei de comprá-lo. Nossa e como vc disse ele jamais me despertaria 'desejo' só de olhar pela capa... acheia feia, mas todas as resenhas que tenho lido já me fizeram mudar de ideia... a história parece ser muito boa.

    Abraços,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Eve, obrigada pelo coment no último post do blog ^^
    Uau, esse livro me deixou louca de vontade de lê-lo! *-* Fiquei curiosa com essa história de nascer a partir de data x e poder ver fantasmas, eu não gostaria de ser uma dessas nascidas, MORROOO de medo! Huehuauha sério x_x Mas esse tema é bem rico e diferente, ao menos em YAs, que bom que estão aproveitando!
    E o resto da história me deixou bem interessada! Escocês x irlandês, OH GOD, WHYYY?! Ah, se teve dificuldade em pensar no sotaque escocês, lembre do Desmond de Lost ou do William Wallace de Coração Valente, se já tiver visto um deles! 8D *ama*
    E as referências à Star Wars e SdA, OH SWEET JESUS! Aliás, eu adoraria me chamar Éowyn *-* Ou Luthien <3

    Bisous!

    ResponderExcluir
  8. Me desculpa, Evellyn, mas a capa do livro aqui no Brasil tá feia sim... Eles podem até ter tido uma idéia legal dela ter alguma relação com o livro, mas o resultado acabou se transformando em uma colagem mal executada e simplesmente não tem aquele ''selo de qualidade Galera''. Uma pena...

    Enfim, opiniões estéticas à parte (-q), confesso que - já disse um milhão de vezes desde que este livro lançou - eu quero ler este livro, sim. Só preciso me esquecer da imagem ilustrativa e me jogar na leitura... Se não, vai acontecer o mesmo o que aconteceu com ''Hex Hall''. Queria muito ler, mas peguei tanta raiva da capa que me desanimei! ''(

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  9. Ai Evy,
    Eu não queria ler esse livro, evocê sabe muito bem que eu não costumo ler sinopse, não gosto e acho que estraga a surpresa das histórias. Mas ai vem ler sua resenha e... EU QUERO LER ESSE LIVRO! Aff, isso não se faz. E como ele é bem pequeno, dá para terminar em um, dois né?

    BEijo
    Will
    Vício de Cultura

    ResponderExcluir
  10. Não sou fã de séries, acho muito chato ler uma parte da história, esperar séculos pela continuação e por aí vai...
    Acho positivo que a tradução não tenha suavizado a linguagem.

    ResponderExcluir
  11. ri com o comentário "que não, não é prima de Stefan e Damon" UASHUSAHUHSAUAUHAS
    este livro é bem o meu estilo literário, ainda não li ele, mas quem sabe logo... :P

    ResponderExcluir
  12. Oi Eve,
    Gostei desse livro! Sua resenha foi ótima, é um livro com uma temática bem diferente. Como assim o namorado da menina morre? Ai Meu Deus!E Pior, ainda esta lá? Creeedo! É um sobrenatural bem diferente mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?