Eu Li: Garotas de Vidro (Wintergirls)

Garotas de Vidro é um livro considerado polêmico. Ele é um romance jovem-adulto escrito pela Laurie Halse Anderson uma escritora famosa por outro livro de sucesso (Speak). Garotas foi muito bem recebido pelas criticas, esteve na lista de mais vendidos e foi publicado em vários países. Foi lançado recentemente por aqui pela editora Novo Conceito.

O livro é narrado por Lia, uma garota de 18 anos, que está no último ano do colegial. Lia esteve recentemente internada na reabilitação por conta de distúrbios alimentares e ao sair, foi morar com o pai, a madrasta e a meia-irmã mais nova, Emma - de quem ela é muito próxima. Acontece que a ex-melhor amiga de Lia, Cassie, acaba de morrer e o corpo foi encontrado num motel. Ela não apresentava sintomas de overdose por drogas e morreu por conta de um problema decorrente da bulimia. Antes de morrer, Cassie ligou para Lia e ela não atendeu. Então, a partir daí, o fantasma de Cassie passa a assombrar Lia, dizendo coisas que ela não gostaria de ouvir e querendo levá-la para o outro lado também. Lia deveria ter a vida perfeita - apesar dos pais divorciados, sempre foi uma boa aluna, sempre teve o que precisava. Mas por algum motivo isso não a impediu de ser infeliz. E ser magra era uma das coisas que ela podia fazer. Que ela sabia como fazer e era boa.
Meu pai não quer que eu tenha um GPS porque ele diz que eu tenho que aprender a me virar sozinha. Como posso saber para onde estou indo se estou perdida o tempo todo?
A narrativa do livro é bem diferente. Por vezes o livro é fantasiado com analogias um tanto quanto confusas. Incrivelmente, tudo faz muito sentido uma vez que Lia é psicologicamente instável. É um livro forte, dramático e perturbador. A autora fez um bom trabalho de pesquisa para escrever e eu consegui me envolver com o drama pessoal da personagem (talvez um pouco demais). Às vezes a narrativa pode incomodar porque a Lia é tão atormentada que você se sente mal. A autora também faz uso de tachados, para quando Lia pensa algo que não deveria/gostaria. 
– Eu acho uma boa ideia.
– Eu não.
– Mas, Lia, você deveria...
– Você não pode dizer isso. - o vapor enche o banheiro. Quero arrancar a roupa e me colocar pra ferver, mas se ela me vir pelada vai entrar em pânico e, se eu entrar no boxe usando o roupão, vai entrar ainda mais em pânico.  – A dra. Parker fala que eu não tenho que deixar ninguém falar o que devo fazer ou não.

Eu gostei dessa ideia.. Vou usar dra. Parker nas minhas citações quando me estressarem!
Esse livro me deixou mal. Em algum momento a historia se tornou too close for comfort. Fiquei meio balançada. A Lia está à beira do surto, ela acabou se isolando e não consegue sair do estado que se impôs. O livro não é só sobre uma garota que sofre TA; mostra a relação dela com a família, a psicóloga, os amigos (que basicamente não existem), além do próprio corpo e o mundo a sua volta. É triste. Eu particularmente gostei muito da abordagem dos relacionamentos familiares dela.
– Saco. Acho que caí no sono. O Charlie queria que eu consertasse as prateleiras no 204. Ah, fazer o quê. Ele precisa aceitar aquilo que recebe do universo.
– Que desculpa esfarrapada para não fazer um trabalho.
– Não é, não. Tudo acontece por uma razão. - ele boceja e se estica. – Você tem que aceitar isso e se deixar levar pela maré, parar de resistir.
– Que merda.
O livro tem uns momentos mais leves graças a Elijah.
Eu gostei do livro, ele é quase subversivo e embora seja bom e relate a realidade de algumas garotas (e garotos, jovens, velhos, enfim), recomendo a leitura se você estiver num estado de espírito bom e não for facilmente impressionável irritável. Eu tive que fechar o livro, respirar, chorar... A Lia dá ódio, dá pena, dá tristeza, dá orgulho. Eu sempre me irrito com a visão médica dos TAs e doenças psicológicas (me diz quem pode ter uma explicação para os problemas da mente? Nem Freud nem sua mãe!) e com a médica desse livro aconteceu o mesmo, embora eu entenda porque, convenhamos, a garota é maluca; mas gostei de como a autora soube representar uma mente perturbada e ainda sim mostrar uma protagonista forte no meio de toda a confusão que ela está.

Sobre a tradução eu gostei, mas em alguns momentos achei que uma coisa ou outra ficou estranha. No entanto minha maior ressalva é relação ao titulo que eles usaram. O nome original Wintergirls (garotas do inverno) tem toda uma simbologia para a história. Aqui, no livro, várias vezes a Lia cita Garotas Geladas - que é uma boa tradução e também manteria o sentido - e isso tem um enorme significado. É uma analogia diversa: o clima que grande parte da história se passa - e o fato de ela estar sempre com frio, mesmo quando não está tão frio, o modo como a própria Lia se sente - garota gelada pois as meninas estão, de certo modo, congeladas naquele corpo 'infantil', frágil, e também o lugar/época que Lia e Cassie fizeram a promessa de serem magras. Então, a tradução no decorrer do livro está certa, mas acho que eles não acharam Garotas Geladas um nome com tanta força comercial quanto Garotas de Vidro (o que eu não entendo, pois pra mim os dois são igualmente comerciais – mas enfim, não fiz marketing) e acabou que o livro saiu com um nome que tem um tiquinho de relação (vidro, pessoas frágeis, transparentes, prestes a quebrar) mas ainda assim, o outro seria melhor.

19 comentários:

  1. Too close for comfort me lembrou McFly *o* Ótima resenha. Não sabia da estória. PRECISO desse livro. Adoro livros que falam sobre problemas psicológico/psiquiátricos.

    ResponderExcluir
  2. Já estou lendo muitas resenhas sobre esse livro e cada vez ficando mais e mais empolgada para ler... mas eu prometi a mim que não ia furar minha lista de leitura, só que Juro, acho que não vou conseguir... Eu estou louca para ler tanto esse quanto outros livros...
    Eve, adoro suas resenhas...

    beijokas
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa pela sinopse do livro eu não imaginava que fosse tão complexo assim. Nunca li um livro com essa temática e fiquei bem curiosa para ler!

    Beijos!
    http://www.ummundodecomentarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li o meu e também não tinha lido nenhuma resenha do livro até agora.
    Gostei muito de ter lido a sua pois agora já sei se só vou pegar para ler quando estiver realmente preparada..rsrs

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  5. Se eu não me engano essa é a primeira resenha que eu leio desse livro e simplesmente amei, eu já estava ansiosa, agora...
    Perturbador? Hmmmmmmmmmmmm, que legal. Hahaha.
    Amei essa capa, ela é linda né?

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  6. Eu senti a dor da Lia daqui, Eve. E olha que eu nem li...
    Quando me disseram que o livro era perturbador e tal não acreditei muito, mas deveria ter levado a opinião da Dayse em consideração. Vc achou isso tudo mesmo??? Tô pasma!

    Me fez lembrar de um livro que acabei de ler, e que estou passada até agora: "Te Amo Te Odeio Sinto Sua Falta". Acho que vc vai gostar tbm!

    O primeiro quote foi intenso, e o segundo foi ultra sarcástico rs

    Bjks, da Lisse

    ResponderExcluir
  7. Amei sua resenha, tão bem escrita...
    Eu recebi esse livro um tempo atrás e confesso que estou com um pouco de medo de lê-lo, afinal acho o tema abordado bastante chocante e muito....real. Mas enfim, provavelmente irei dar uma chance.

    beijos
    Cynthia
    http://garotaqueamaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu já queria ler este livro à séculos só pelo fato da autora ser a mesma de ''O Silêncio de Melinda'' (que eu me pergunto até hoje pq nenhuma editora ainda não comprou os direitos de publicação dele...).

    E agora que foi lançado, todos estão falando muito bem deste livro... O único problema é que eu não sei se estou na vibe certa para ler. Mas, enfim, mesmo se eu comprar agora eu sei que não vou ler agora mesmo.... #Shame

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  9. Faz um tempo que quero ler esse livro, mas não tenho certeza, por parecer um livro pesado, sabe? Um tanto quanto triste...
    Mas enfim, adorei a resenha! Está maravilhosa!
    Bjs, Stefie Ferreira
    ~Degusstando Livros

    ResponderExcluir
  10. Que isso? Se eu fiquei interessada depois dessa resenha? Muito. Mas nesse momento acho que seria sentimentos demais. Aliás, sentimentos pesados demais! Mas em breve vou ler ;D

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Evellyn!

    Esse livro realmente mexe bastante. Foi justamente por isso que gostei dele. Sem falar que é bem verídico... Já tive pacientes portadoras de anorexia e elas relatavam que tinham aqueles pensamentos (iguais aos do livro) o tempo inteiro.

    Adorei a sua resenha, só achei uma pena que você contou a causa da morte de Cassie. Isso não seria um spoiler? Pois a causa da morte faz parte de um dos mistérios do livro...

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. @Angélica Roz

    Obrigada Angélica.
    Eu sofri com esse livro!
    Mas eu contei a causa porque não considerei um 'mistério' já que na própria sinopse diz que ela morre que que as duas sofriam DAs.. Aí achei que está quase subentendido rs
    Mas considerando que rola uma 'demora' pra protagonista descobrir isso :S talvez seja spoiler!

    bjss

    ResponderExcluir
  13. Oi, Evellyn!

    Eu gostei bastante do livro e o li em um dia, rápido para meu ritmo de leitura. Gosto quando oa autores abordam temas assim pois o "alerta" alcança muita gente. Ler para nos divertir é bom, mas não precisamos nos alienar completamente de outros problemas, certo?

    Bem, há três meses eu estava bem gordinho e no final de maio eu emagreci 10Kg. Mas eu continuei comendo de tudo, mas um pouco de cada coisa. E acrescentei exercícios: caminhada, corrida e bicicleta. Deve ser hosrrível para essas pessoas não conseguirem ver o estrago que estão fazendo com o corpo delas. E também muito ruim para seus entes não conseguirem que elas enxerguem isso.

    Gente, como assim só eu gostei do título ser "Garotas de vidro" por conta da fragilidade toda da situação em que as pessoas que têm distúrbios alimentares passam? Acho que "geladas" ou "frias" dá uma ideia completamente diferente do que esperar do livro, como se o livro contasse histórias de meninas insensíveis com os outros e tal, sabe?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Olá!!

    Estou lendo esse livro, comecei ontem e ainda no começo do livro já posso notar seu peso!

    Você ressaltou pontos muito importantes da personalidade da protagonista!!

    Adorei sua resenha, parabéns *o*

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. este livro esta na minha lista desde que lançou
    já li várias resenhas negativas dele mas não desisto do bendito! :P
    ainda vou ler ele! hahaha

    ResponderExcluir
  16. Esse livro entrou na minha lista de próximas leituras pela capa, depois lendo algumas sinopse eu descobri que se tratava de TA, fiquei ainda mais curiosa para ler, confesso que o tema me interessa um pouco, gostaria de saber como é e o que faz uma pessoa a fazer isso, e como ainda não li nada a respeito mais um motivo. E agora com todos falando tão bem minha curiosidade aumentou, espero conseguir comprar logo D: Obrigada pela resenha, beeijos!!

    ResponderExcluir
  17. Acho que esse livro traz emoçoes muito fortes que nao dariam para o meu sistema :s
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  18. Comprei esse livro agora, e estou ansioso para ler. Foi muito bom ver sua resenha e não vejo a hora de começar!!! Um abraço,

    terradefagulhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Eve,
    Eu gostei do título, achei apropriado. Mas, por outro lado eu não li o livro, então não tenho muita propriedade para falar a respeito.
    Enfim, quanto ao livro em si não sei se gostei...parece ter uma temática pesada demais até pra mim! Entenda, eu até gosto de livro do gênero e tal, mas a sua resenha me passou uma ideia de que ele é tão triste e psicologicamente perturbador que não sei se gostaria de ler. Acho sinceramente que não.
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?