Eu Li: O Noivo da Minha Melhor Amiga (Something Borrowed)

O Noivo é um livro onde os relacionamentos humanos são abordados em seus níveis menos aceitos. As amizades, o amor  e o que nós somos capazes de fazer neles. O livro é narrado por Rachel, uma advogada meio frustrada, que acaba de completar 30 e se apaixona e dorme com o noivo da melhor amiga. Acontece que o noivo em questão é um velho amigo da faculdade com quem Rach sempre teve um bom relacionamento, mas por aqueles acasos da vida, acabou apresentando o moço à amiga (porque não via um relacionamento em potencial com ele) e acabou que como a vida é uma caixinha de surpresas Dexter conheceu, namorou e noivou com a melhor amiga de infância de Rachel, Darcy. 

Mas eis que no aniversário de Rach, numa festa preparada por Darcy – a amiga linda, bem relacionada e noiva de um cara educado, rico, gato e sensual como Dex – Rach e Dex acabam por outro acaso (ahh ta) vivendo um caso de uma noite – só que ele dura por outras noites... Então, a partir desse primeiro momento, nós vamos acompanhando as crises existenciais o drama interpsicológico de Rach, uma pessoa sempre tão certa e legal, que agora se sente uma pessoa traidora e que fica com o noivo da MELHOR amiga! 
Como pude cometer um erro tão enorme, com tanto potencial para alterar a minha vida, e tão completamente imperdoável?
Vou começar pela parte polemica e interessante: eu devo ser a única pessoa no mundo que gosta da Darcy. Tá certo que ela é uma bitch total e uma amiga não tão boa assim (ok, isso é eufemismo), mas eu gosto de saber que ela é assim, tem essa personalidade forte, egoísta e manipuladora, mas no fundo sabe disso - diferente da Rachel que se acha muito injustiçada pela amiga, e no entanto, não termina a amizade. Se é pra ter uma amiga assim (não só que fica com o noivo dela) acho melhor não ter. Oras, se você acha sua amiga tão detestável porque continua sendo amiga dela? E é isso que não gosto na Rachel. Ela também erra e – mesmo que admita que o que faz não é certo ou legal – fica praticamente dizendo que tem motivos para tal. 
Tudo bem. Talvez eu seja mesmo uma pessoa má. Não há outra explicação plausível para a minha falta de culpa. Será que fiz isso com a Darcy de propósito? Será que a noite passada foi motivada por ciúmes?

olha aí, o que eu disse...
É uma característica que não me atrai num ser humano. Acho que se você tem uma amiga que considera tão odiosa, simplesmente não devia ser amiga dela, ao invés de viver esse relacionamento esquizofrênico – feito de aparências e que você age de maneira ruim e usa isso como justificativa só porque a pessoa é péssima (alias, isso aprendi: não é que porque alguém te trata mal que você deve responder com rudeza também. Se não suporta certo comportamento, simplesmente se afaste de gente que o mantém). Darcy é difícil e o fato de Rach ter suportado a amizade por tanto tempo, é admirável - embora louco, ela deve ser masoquista... Certo que apesar da traição, ela até tem boas intenções (mas disso o inferno.. enfim). Então, não consigo aceitar. A Rach não é mártir e devia ter se afastado antes! A amizade das duas é uma coisa muito estanha, muitotrabalhada na competição e inveja...
– [...] É, sua vida é totalmente Sex and the City.
– É verdade. Sou bem parecida com a Carrie Bradshaw – respondo categórica.
Com excessão dos sapatos maravilhosos, o corpo incrível e uma melhor amiga bastante compreensiva.
 –  Exatamente! – diz ela. – É assim que se fala.
As vezes a Darcy consegue ser legal.... Ou talvez só esteja sendo irônica!
O livro é muito interessante porque toda a situação tem fatores atenuantes (como por exemplo Darcy ser uma megera, mimada, pedinte, falsa e dissimulada [e epa como eu ainda gosto dela? Acho que tenho fé no ser humano... rs]) e outros agravantes (tipo Rachel que se acha uma pessoa tão ética e cheia de valores ficar com o noivo da suposta melhor amiga) e gosto dessas variadas situações porque dá pra relacionar com a nossa vida, já que nada é 100% isso ou aquilo. Acho que a Emily soube desenvolver um tema polêmico de uma forma muito direta e verossímil, e que apesar de trazer essas discussões de 'valores' não se torna cansativo ou massante. É gostoso de acompanhar e durante a leitura nós realmente pensamos sobre o caso - sobre o que faríamos, ou o que achamos que os personagens deveriam fazer. É envolvente!
- Você se encontrou com ele?
- Ainda não.
- Porra Rachel. Vê se não perde o impulso. - ela tira o chiclete da boca e embrulha num guardanapo. - Quero dizer, não vai deixar esse escapar... Você não vai conseguir nada melhor.
que amiga é essa?
Dex é outro personagem que não sei se gosto. Não posso dizer que aprecio a forma com que ele levou a situação - não só pela traição e alias, nesse livro TODOS são traidores, não salvará um no julgamento final! rs, sem contar que acho que pra um homem é muito cômodo ficar com duas mulheres que lhe proporcionam tudo que ele quer (tipo, o melhor de dois mundos). Então passei a maior parte do romance desconfiada do que ele sentia por Rachel, se ele realmente abandonaria tudo com a Darcy pra ficar com ela (afinal, em casos assim, a amante sempre se dá mal) e isso é posto em cheque em diversos momentos que só serviram pra me deixar mais desconfiada...

Gostei do desenvolvimento do livro, de acompanhar as angústias de Rachel (eu posso nem concordar com algumas coisas, mas ela é como qualquer mulher, tem seus momentos - a paixão nos deixa inconsequentes e ela tem fraquezas como qualquer pessoa), os ataques de Darcy, os problemas dos relacionamentos... Virei fã da Emily - que alias, é uma pessoa fofa e super simpática - logo na primeira leitura porque ela escreve de uma maneira muito sincera, que cria identificação com o leitor, mesmo nas coisas improváveis.
>> Mas minha opinião final sobre o caso é que: não se deve ficar com gente compromissada e esperar que a pessoa largue o 'seguro' pra ficar com você. Até porque, mesmo que isso aconteça, como confiar em alguém que já fez isso uma vez? Não, não. Tenho opiniões muito claras sobre esse tipo de coisa e não é uma prática que eu ache segura, confiável e honesta (e esses três itens são muito importantes pra mim).

25 comentários:

  1. essa história de ficar com homem comprometido e achar que ele te ama pra mim é ilusão... tipo, se ele trocou a outra por você, quem garante que ele não vai te trocar quando achar alguém "melhor"?
    a história parece ser divertida, mas esse enrendo não me agrade muito sabe..
    mas ameei a resenha!

    megaa bjoo
    ;**

    obs: vi as fotos da sua festa no facebook e fiquei com uma vontade louca de conhecer vc e a Vivi... porque eu moro tão longe!

    ResponderExcluir
  2. Olha só, vou dar o meu pitaco mesmo sem ter lido o livro (ainda)... Se a Rachel continua amiga da Darcy é por quê, no fundo, é igual à ela.

    Não tem essa de ''trai por querer me vingar de fulano...''. Você trai por impulso, e por quê não sente mais o mesmo pela pessoa. E digo isto tanto da Rachel quanto do ''noivo''.

    O mais honesto para mim seriam os dois se afastarem da Darcy - já que parece que ela não é tão legal assim. Mas será que não é mesmo? Será que este não é o ponto de vista da Rachel?!

    Enfim... Não perdoo traições. E só vou poder fazer uma análise melhor quando ler os dois livros (e os dois lados) da história. É.

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o último parágrafo, também acho que não devemos ficar com alguém esperando que ele termine o outro relacionamento.

    ResponderExcluir
  4. Eve, tu sabe que tenho uma adoração por tuas resenhas e essa com certeza é mais uma que ficou ótima!
    Um comentário sobre o livro: as pessoas geralmente se decepcionam nesses casos...

    http://foolishhappy.blogspot.com.br/
    xoxo

    ResponderExcluir
  5. Ei Evellyn,

    Sou suspeita para ter uma opinião sobre o livro em questão, pois amooooo de paixão o mesmo! O filme é muito bom também (não tanto quanto o livro)enfim, Presentes da Vida, narrado pela Darcy, continuação, consegue ainda superar esse delicioso romance.

    Amei ler a resenha e relembrar da leitura desse livro ♥

    Bjokas

    ResponderExcluir
  6. Eu conhecia o filme, mas não sabia que tinha um livro! Muito menos que era da Emily... Dela, por enquanto, só li Questões do Coração. E, pelo que percebi, todos os livros dela são nesse estilo, bem mais... como dizer? Realistas, acho. Com temas de traição, amor, relacionamentos pessoais, mesmo.
    Apesar de Questões do Coração ter me decepcionado um pouco por não ser o que eu esperava, eu gostei do livro, e acho que talvez eu vá gostar até mais desse... hahahaha
    Gostei da resenha! :D

    ResponderExcluir
  7. Olha só, eu não sabia que esse livro vinha antes de presentes da vida..tipo, mesmos personagens oO Não li esse ainda (nem vi o filme oO)...

    Depois da resenha e dessa descoberta vou ter q dar jeito de ler.... ainda bem q não precisa ler exatamente em ordem kkk


    adorei a resenha!
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Eu li este livro e amei *.*
    Não vejo a hora de ler "Presentes da Vida"

    Adorei receber a tua visitinha la no meu blog. Volte sempre, viu?!

    Beijão e boa sexta-feira ♥

    ResponderExcluir
  9. Eve, ADOREI sua resenha!
    Foi uma das melhores que li desse livro, porque vc falou de aspectos que pouca gente fala: se não gosta da menina, por que ser amiga, traição, etc, etc.
    Eu adoro esse livro, mas concordo com tudo o que vc disse! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Gosto da capa desse livro, acho engraçada. A história parece ser bem interessante e espero ler logo. Gostei da sua resenha (=

    ResponderExcluir
  11. Não gostei muito desse livro. Tenho um problema com chick-lit. Esse tipo de coisa que você disse que não gosta na Rachel? Então. Consigo relevar se a personagem é uma adolescente, mas não mais depois. É bem estranho. Leio YA e adoro. Mas se é pra ler literatura mais adulta, prefiro ficar com os não-chick-lit. Porque poucas vezes gosto se for o caso. Faz sentido? (às vezes penso: ok, é porque você não sente identificação com a história de pessoas de 30 anos. Mas... bom, não. Porque daí não daria errado ~só~ com chick-lit, né? hahaha enfim).

    Gostei muito da sua resenha. Acho que ela analisou mais a história e isso foi ótimo. Até porque duvido que a intenção da Emily Giffin quando escreveu esse livro fosse a de escrever só uma romance. O que é uma coisa positiva. Todos esses aspectos da traição (e dos fatores atenuantes. Ou não), da estranha relação de amizade entre as duas personagens, etc, foram o que me fez gostar pelo menos um pouco.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho a impressão de já ter visto o filme, mas como prefiro os livros vou procurar na livraria pra ler.

    PS: Obrigada pelo comentário no meu blog, estou seguindo o seu agora. Bjo!

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não li esse livro, porém assisti ao filme e gostei bastante, mais mesmo assim pretendo ler o livro em breve.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adorei a sua resenha!! Eu já li "Questões do Coração", da mesma autora e gostei muito! Morro de vontade de ler esse livro, até porque Questões do Coração se passa depois dele..
    Beijos, linda!

    Ann;
    Vinte & Poucos

    ResponderExcluir
  15. Eve eu ameihhh a sua resenha, já li outras resenhas desse livro, mas a sua foi a melhor!!! rsrrss... Eu queria poder ler esse livro, nunca tinh lido Emily até ler "Presentes da Vida" que é tipo um livro complementar desse "O Noivo da Minha Melhor Amiga", mas esse lirvo não é minha prioridade.
    A Emily realmente me encantou... sua escrita flui e pretendo ler muitos outros livros dela.

    abraços,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não li esse livro, mas quero lê-lo porque eu li Presentes da vida. Mas eu gosto da Darcy também. Eu assisti o filme.

    O que eu gosto na escrita da Emily é que os personagens dela não são perfeitos. São iguais a qualquer pessoa: cheios de defeitos. E a narrativa dela é muito gostosa mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Acabei de comprar esse livro porque não queria ler Presentes da vida antes. Estou super animada para começar a leitura. É bom as vezes acompanhar mocinhas não tão santas assim haha.

    Um beijo!
    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  18. Apesar de ser uma bitch total a Darcy tem personalidade e vai atrás do que realmente deseja, enquanto a Rachel é um lerda e só por isso já perde alguns pontos. Mesmo assim NESSE livro eu torci pela Rachel, se pararmos para pensar o que ela e Dex fizeram é algo totalmente condenável mas é como se eu aprovasse porque foi com a Darcy que eles aprontaram e ela bem que mereceu.
    Você já leu Presentes da Vida??? Meu conceito com relação a Darcy mudou completamente, mas isso é assunto para outro comentário...

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  19. Oi Evellyn, tudo bem? *-* Fiz uma CONVOCAÇÃO para todas as blogueiras no meu blog, dá uma olhada e participa, por favor? *-*
    http://ogato-leitor.blogspot.com.br/2012/05/convocacao-para-todas-as-blogueiras.html

    ResponderExcluir
  20. Nao curti muito o enredo nao... Particularmente nao costumo gostar de historias romanticas, apesar desta ter certas linhas que levam a historia a ser engraçada. Resenha ta legal hein! =D TALVEZ eu leia...

    ResponderExcluir
  21. Vi o filme e amei. Quero ler o livro com certeza!

    ResponderExcluir
  22. Não sei porque vc gosta da Darcy mesmo ela sendo uma bitch, entendi que vc acha que ela não se faz. Ela é o que é! Legal, eu tbm acho isso.
    Quando li pela 1° vez adorava a Rachel, mas depois que eu reli, passei a ter repulsa dela. Não só pelo fato de ter traido a amiga mas por não ser fiel ao que sente.
    Não sei se notou, que ela só passa a enxergar a Darcy como realmente é depois da 1° conversa que ela tem com o Ethan. Ela até notava coisas na Darcy mas isso nunca tinha sido um problema.E isso me chateou muito!

    Não tomei partido de ninguém dessa vez, fui neutra. E gostei mais da leitura por isso.
    O fato de a Rachel ser uma péssima amiga tava lá, eu acho isso repulsivo (assim como achei da 1° vez) mas percebi que além de julgarmos livros como pessoas, temos que ser critícas deixando nossos motivos pessoais de lado. E foi legal!

    Bjks, da Lisse

    ResponderExcluir
  23. Estava com um pé atrás com esse livro, confesso que a culpa é total do nome, esse nome me lembra daqueles filmes ruins e chatos que passavam na Sessão da Tarde... sempre tem uma parada de noivo da amiga e enfim.
    Mas pela resenha, parece ser bom isso, você falou tão mal da Darcy e ela ainda é sua preferida, isso me deixou com uma ponta de curiosidade bem grande, eu gosto sempre dos personagens desse estilo, quero ver se vou dar certo com ela! HAHAHA

    ResponderExcluir
  24. Oi Eve,
    Não, pelo contrário, acho que existe muito mais gente que gosta da Darcy do que da Rach. Porquê? A Darcy foi traída, era a "melhor amiga" e mesmo sendo um pouco "bitch" não merecia a traição.
    Ah, eu não gostei da Rach, é muito confusa e problemática para uma mulher de 30 anos, pelo amor, né? Ninguém merece tanta crise existencial!
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?