Eu Li: A Esperança (Mockingjay)

Este é o último livro da trilogia de sucesso Jogos Vorazes – os quais eu gostei bastante do 1º e 2º livro. Em A Esperança, nós não vemos uma nova edição oficial dos Jogos Vorazes, mas a guerra que explodiu por Panem não deixa de ser uma versão dos Jogos. O livro começa umas semanas depois do fim de Em Chamas e agora Katniss já recebeu alta do hospital onde esteve internada em observação e pode passear para conhecer o Distrito 13 – aparentemente. 

Nossa protagonista predileta está ainda mais questionadora e confusa – afinal, depois do baque que sofreu ao descobrir a 'armação' por traz da edição anterior dos Jogos – a qual ela participava como peça fundamental, mas não fazia ideia – não poderia ser diferente. Acontece que o nascido das cinzas Distrito 13 não é lá essa maravilha que você pode ter imaginado. Eu ODIEI o 13 quase tanto quanto a Capital. Logo de cara eu apelidei o 13 de 'a versão rebelde da Capital'. 

O 13 é governado por uma presidenta bem linha dura e que logo demostra não ser a primeira fã de Katniss (bem, mas isso eu também não sou). Coin tem tarefas especificas que deseja que Katniss assuma e não mede esforços para conseguir o que quer. Com resistência, Kat aceita ser o Tordo, o símbolo da revolução que vai ajudar os rebeldes a manter a fé e continuar em frente até a derrubada da Capital. 
- Qual é o próximo pedido?
Faço uma varredura em minha lista.
- Gale, vou precisar que ele fique comigo para fazer isso.
- Fique com você como? Fora do alcance das câmeras? Ao seu lado o tempo todo? Você quer que ele seja apresentado como seu novo amante? - pergunta Coin.
Kat me irritou ainda mais nesse livro porque tem uns quetionamentos que eu acho totalmente inaceitáveis/idiotas/irrelevantes. Gale está lá ao lado dela, pronto para apoiá-la e disposto a qualquer coisa para vencer a Capital. Finnick também se mostrou ainda mais interessante que no anterior e eu queria que ele aparecesse mais. Primrose finalmente ganhou um pouco do meu apresso, ela deixou de ser aquela criancinha chatinha e bocó e se mostra bem madura, até mais que Katniss e isso a fez ganhar uma estrela em meu coração. Peeta sofre nesse livro e minha maior decepção é que a participação dele no livro é mais limitada.
- Todo aquele trabalho jogado pelo ralo. Não estou colando a culpa em você, Katniss. Só que são pouquíssimas pessoas que nascem com o rosto pronto para as câmeras. Como ele. - Ela agarra Gale, que está conversando com Plutarch, e o gira em nossa direção. - Ele não é lindo?
Gale está realmente fantástico naquele uniforme, eu acho
Peeta (dono do meu ♥) é mais cute, mas Gale é mais cat! Haha #piadainterna
Dos três, esse foi o livro que mais demorei para ler. Mais de 7 dias. A Esperança não despertou aquela ansiedade que os livros anteriores fizeram, quando eu mal podia largar o livro para comer. Acho que é um livro mais introspectivo, e achei a primeira parte bem parada – eu lia um pouco e não sentia vontade de saber o resto. A Katniss tem preocupações válidas e outras que achei bem 'ah me poupe, gata'. O Distrito 13 é uma atrocidade, tem uma ideia de 'lugar melhor' mas não passa de uma Capital com outro nome. 

Eu realmente senti falta de Peeta. Ele é aquele personagem que sempre sabe o que fazer e o que dizer nas horas certas. Ele é como um farol para Katniss, fazendo-a não perder o foco, ouvir o que importa, não ficar a esmo e a achei que a falta dele foi muito perceptível. Ele fica metade do livro sem aparecer, mas quando aparece é A SALVAÇÃO porque ele torna todas as relações mais interessantes.

Mas o final... Achei corrido demais, a grande batalha mesmo nem chega a acontecer porque quando as coisas esquentam, nossa garota em chamas literalmente entra em chamas, desmaia e então nós só ficamos com a narração do que aconteceu, sem os detalhes e, numa série como essa, tudo que eu quero são detalhes. Explicações. Explicações. Sem contar que fiquei realmente insatisfeita com o fim de alguns personagens. Achei que a Suzanne não deu uma boa conclusão e simplesmente deixou a coisa em aberto de uma forma ruim. (o que é o final do Gale? O cara tem maior participação o livro todo pra no final...) E Haymitch? Prefiro nem comentar o quanto ele me decepcionou - não só no durante, mas o final dele foi ridículo! Tia Suzie é alma sem coração.


Minha avaliação final sobre a série é que é arrebatadora (mas principalmente pelo livro 1 e 2). Como leitora critica, estudante de AD, eu devo dar os parabéns a autora. Ela passou uma mensagem, eu sei que de uma guerra nada de bom pode surgir. Sei que o mundo é duro e as pessoas nem sempre são legais.. blá blá  blá  Mas como fã, eu me sinto triste e magoada. A Esperança é um livro que tem qualquer coisa exceto esperança. Tudo esta desmoronando, personagens legais sofrem, personagens ruins se saem melhor... Achei realmente deprimente e quase desejaria não ter lido o livro e ter criado o MEU final, que seria mais agradável (é). Mas como eu disse a mensagem foi passada. A sociedade precisa pensar no futuro. Uma Guerra é sempre ruim e eu espero que as pessoas nunca mais inventem isso.

16 comentários:

  1. Estou com MUITO medo de ler esse livro Eve, sério mesmo. Ele está na fila tem um tempão, mas ainda não tive coragem.
    Eu acho que por enquanto vou criar o meu final, pois tenho a sensação de que não vou gostar do que Suzanne criou!

    Beijos ;)
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  2. Ah Eve,
    Tô doida pra ler a trilogia e gosto de inventar meus finais... (sim sempre são mais de um) mas gosto de ver a versão 'oficial', que nem Harry Potter, tenho um final diferente para cada livro, kkkk, mas eu aprecio todos. Não poderia ter sido melhor. Já JV estou cheia de expectativa, creio que eu vá gostar, sei que detestarei alguns personagens, mas isso sempre acontece...

    Beijos,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu quase desisti de ler esse livro algumas vezes e até hoje não entendi porque. Amei o primeiro livro da trilogia, me enchi o saco com o segundo e no terceiro, eu já queria fingir que não conheci a série e deixar de lado pra sempre.
    Mas fui em frente como toda boa pessoa corajosa. No final o livro não foi tão ruim quanto eu esperei e tiveram algumas poucas partes aproveitáveis: a maioria veio mesmo da Primrose e de personagens "side" que ninguém daria bola.
    Pra mim a Katniss ficou insuportável, o Gale continua com dor de corno e o Peeta eu sempre achei chatinho. Não sei o que essas menininhas "team Peeta" viram nesse cara, tão mimadinho e bobo e cheio de mimimis.
    Outra coisa que eu achei um saco sem fim foi que eles passam o livro inteiro usando a Katniss como atriz em um joguinho, e quando ela finalmente pode mostrar que é sim uma personagem forte e não só um símbolo a história não flui do jeito que deveria. Ela ficou só como menina bonita e rebeldinha mesmo, que se não tivesse ajuda de um monte de gente que morreu por ela não conseguiria ter ido tão longe. ._."

    Como você disse: como leitora e mimimi eu digo que é um ótimo livro, que me surpreendeu e que está bem escrito. Agora como fã eu preferia que a autora tivesse feito a Katniss bater a cabeça em uma pedra e morrer do que mostrar a personagem do jeito que ela mostrou. Fiquei chateada, esperava algo melhor (não precisava nem todo mundo estar vivo, bastava as pessoas terem morrido por um propósito melhor).

    taiyounorakuen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro a serie Jogos Vorazes mas concordo com voce em varias coisas, tipo o fato de que a participação de Peeta foi mais restrita e tudo mais, a Prim se mostrou corajosa.
    Um dos meus comentarios para esse livro é que a Katniss tá um pousco "irritante" pensa só no bem da sua família e amigos, ao inves de , nos outros livros (principalmente o 1), ela pensar em conjunto.
    Sempre é difícil escrever um livro etc. dou paravben a Suzanne C. por isso mas como fa me seinti bem magoada (como vc) e decepicionada o final poderia ser difernete etc. e tal e como voce disse faltou bastante detalhes da batalha. Mas fazer o que?
    Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  5. Aaaaaaaaah Evellyn que pena q vc ñ gostou! :) Apesar de eu sentir falta do nosso amado Peeta no começo especialmente, eu simplesmente AMEEEEEEEEEEEEI o final!!! Sim, o livro é triste, passa toda a mensagem e exatamente por isso achava que o final seria completamente trágicoooo, chorei horrores (tipo de soluçar msmo) pq achei q ñ haveria nada de bom, mas me surpreendi!!! Ameei msmo!!
    Ótima resenha
    :)
    Bjosssss

    ResponderExcluir
  6. Então, finalmente li a sua resenha de ''A Esperança'', e consegui entender o seu ponto de vista quanto o final da série...

    Eu já disse várias vezes, e em vários lugares, mas eu entendi este gosto Agridoce deixado pelo desfecho da trama, e isto me fez amar ainda mais o livro. É esta a proposta da Tia Collins. Sem Glória, sem Clímax Épico, sem Happy Endding. Apenas as marcas da Guerra.

    E, sinceramente?! Acho que se fosse escrito de outro jeito, ficaria clichê, sentimentaloide e piegas. Desta forma, marcou MUITO mais.

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  7. Que blog lindo! Fiquei curiosa a respeito do livro...
    Uma quarta maravilhosa para você querida!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. To doida pra ler! Eu comprei a trilogia domingo passado pelo submarino! Chegou hoje, mas como nao tinha ninguem em casa amanha eles vao entregar! =D Muito legal sua resenha! ^-^ Vou ler muito em breve! HAHA Beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li nenhum livro da série, deixei pra comprar livros na bienal de minas, e todos os livros da Rocco lá estavam com um preço fora do normal! Incluindo a trilogia! Então comprei alguns que eu queria ler a mais tempo, nem sei quando vou poder ler! HASUHAS Mas as suas resenhas, como sempre, me deixando louca para ler logo! Awn ._. HAHAH

    ResponderExcluir
  10. Hey, Evellyn.

    Você não foi a única pessoa que demorou muito para ler A Esperança. E que não curtiu. Todo mundo que eu conheço e o leu demorou vários dias. O livro é muito psicológico mesmo, estamos mais dentro da cabeça da Catnip que nunca. E isso cobra bastante da gente na leitura.

    Eu não gostei do final de uma certa personagem que foi o motivo de tudo acontecer. Sabe de quem falo, né? É naquela parte em que a Catnip "entra em chamas" =X

    Apesar dos "pesares" eu gostei do livro, sabe? Achei o final "justo" no sentido que deve ser assim mesmo que uma guerra acaba. Todas as sequelas que ela traz podem bem ser aquelas. E, em distopias, normalmente tudo termina assim. O final não precisa ser "Viveram felizes para sempre" para ter, a seu modo, um final feliz.

    Realmente, o 13 é uma versão "limitada" da Capital hahaha.

    Abraços!

    ^^

    ResponderExcluir
  11. Já tinham me dalado que esse livro não é dos melhores, e acho que foi isso que me desanimou de ler logo em sequência.

    Mas espero tirar algo de bom!

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  12. Então, os comentários do Henri e do Tiago, 'traduzem' o que eu achei do final, realmente acho que foi um fim justo, principalmente porque não é um história sobre romance felicidade ou o clichê que quiserem incluir, querendo ou não esta é uma história sobre guerra e sofrimento, por isso não teria graça nenhuma que a Suzie desse o fim que nós queríamos, eu por exemplo não gostei de 'A Esperança', mas gostei do fim, acho que após tantas coisas foi o fim mais adequado, afinal as sequelas após uma guerra nunca somem, como os 'flashbacks' de Peeta e os pesadelos de Katniss. Muita gente 'curtiu' o que a Prim fez, mas eu não estou nesse time, é como você disse, nesse livro ela ficou mais madura e tal, mas ela errou feio quando fez o que fez (pra mim pelo menos) tipo a Katniss fez de tudo para protege-la, e ela não poderia simplesmente sentar a própria bunda no Distrito 13 até tudo acabar? -.-' e concordo com você no quesito 'fim' de alguns personagens, alguns achei desnecessários, e outros achei fracos (como os do Gale, Sra. Everdeen e Hay) por isso eu faço como outras pessoas aqui e crio meus próprios fins.

    ResponderExcluir
  13. [COMENTÁRIO COM SPOILER]

    Eve, eu gostei bastante do que vi neste livro. Eu nem esperava que a Katniss ficasse com o Peeta, pra falar a verdade. Esperava que cada um fosse pra um canto, que ela ficasse maluca ou algo do tipo.
    Fiquei triste porque o final não foi pior.
    Por incrível que pareça, não queria um final feliz.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Primeiramente, achei ótimo a resenha, e eu amo a série Jogos Vorazes mas concordo com voce em varias coisas, tipo o fato de que a participação de Peeta foi mais restrita e tudo mais.
    O meu comentário para este livro é que a Katniss tá um pouco chata, ela pensa apenas no seu bem e da sua família e amigos, ao invés de pensar em grupo, como acontece nos outros livros.
    Dou meus parabéns a Suzanne Collins, e fiquei um pouco chateado com o final, pois poderia ser diferente, e como voce disse faltou bastante detalhes da batalha.

    ResponderExcluir
  15. Adorei toda a trilogia mas esse livro me deixou meia irritada por causa do final . Mas afinal Peeta consegue resgatar as suas memórias ou apaixona-se de novo pela Kate ? Por causa das bombas Gale e Kate se afastam mesmo depois de tudo porque passaram ? Tanta morte de pessoas importantes na história era necessário ? Mas pronto !
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  16. Oi Eve,

    Eu Amei essa Trilogia, especialmente os dois primeiros, Jogos Vorazes por ser inovador e
    Em Chamas por ser o mais romântico dos três livros. No caso de A Esperança, eu gostei porém por ser o último eu já peguei pra ler com uma certa dor no coração por me despedir dessa série tão querida.
    A Esperança é um livro duro que me fez ficar com o coração na mão diversas vezes, especialmente por uma parte no final. Why, Why, Why?????
    Mas, enfim...apesar de TUDO gostei muito da trilogia.
    Ótima Resenha Eve, adorei suas palavras finais, realmente eu também escreveria outro final menos sofrido e com mais esperança! É por esse motivo que alguns títulos definitivamente não deveriam ser "traduzidos", no caso em loco não foi uma tradução, apenas uma escolha mal feita de nome que tirou um pouco do significado esperado. Se usassem o nome original Mockingjay, talvez soasse menos grave depois de tanta tristeza. Enfim, como você disse: tia Su definitivamente não tem coração! Sad, very sad. :(
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?