Eu Li: Uma Manhã Gloriosa (Morning Glory)

Uma Manhã Gloriosa é um livro que surgiu a partir do roteiro do filme de mesmo nome. Roteirista e escritora são pessoas diferentes, mas por ser um livro vindo de um filme eu logo imaginei que iria ler um roteiro romanceado – não que isso me deixasse menos empolgada, porque amo ler e amo assistir filmes. Recebi o livro por um booktour organizado pelo Livros e Bolinhos.

Nossa protagonista e narradora é Becky Fuller. Ela é produtora de um noticiário matinal em New Jersey há 10 anos e é completamente workaholic (demais, do tipo que não desliga o celular pra nada e faz hora extra todo dia). Becky acredita estar muito bem na vida profissional – mesmo que para isso sua vida pessoal esteja cada dia pior. Mas a vida dela começa a desmoronar quando ela é demitida (mesmo com todos os anos de exclusiva dedicação) e então se vê obrigada a voltar à dura procura de trabalho. O grande problema de Becky é que ela nunca concluiu a faculdade, já que largou tudo para estagiar nesse noticiário local e agora além de não ter emprego, ela também não tem uma base curricular boa. 

Com muita procura, um pouco de sorte e uma boa recomendação, Becky consegue o emprego dos sonhos (?) num noticiário de rede nacional, com um cargo bem melhor, de produtora executiva (bem, eu, numb que sou, nunca entendi a diferença entre ser produtor puro e produtor executivo, mas ela existe e é grande!). O único problema é que ao chegar ao programa, ela percebe que as coisas por lá não estão como ela esperava. A equipe esta desmotivada, os âncoras vivem em pé de guerra e a emissora parece não dar a mínima para eles. Ela precisa salvar o programa, mas fazer isso parece impossível, ainda mais quando a primeira decisão dela abala as estruturas (já abaladas) do programa. 

A partir daí nós conhecemos diversos outros personagens importantes. Gostei muito da dinâmica entre Collen e Mike – os dois são detestataveis, mas daquele tipo que a gente acaba sendo cativado porque notamos que no fundo eles tem algo de bom (beeeeem no fundo). Lenny, o co-produtor de Becky foi o que mais gostei porque ele é aquela pessoa irônica até o último fio de cabelo e eu amo gente assim! Existe uma piada recorrente na historia que me fez morrer de rir e eu vou usar (aguaaardem amigos). E claro, como não podia deixar de ser, um gato daqueles para dar fim ao período #foreveralone de Becky: Adam, um produtor (não-executivo) de um programa (bem mais reconhecido) na emissora. 
"Caramba", disse Mike. "Mas que papel de parede mais feio." O cameraman riu.
"Tem razão", disse Collen. O produtor da matéria, parado ao lado do set, ofegou. "Para falar a verdade, me lembra muito a sua gravata"
Mike passou os dedos na gravata. "Esta é uma Marinella, a melhor gravata do mundo. Deve custar mais do que seus três últimos tratamentos de Botox."
Sacudimos nossa comida na cara um do outro por mais um momento, até que fomos interrompidos por Lenny. Ele deu um pigarro e passou por nós para pegar uma maçã.
– Mas que ambiente de trabalho espantoso. – disse ele.
Baixei o muffin e respirei fundo, na esperança de reduzir meu status de lunática para meramente estressada.
– Adam – eu disse – é um sonho.
Ela pulou de volta ao sofá.
– Conta mais!
– É um amor. E inteligente. E me apoia.
– Adam – ela disse – é imaginário.
Eu ri.
Eu também ;)
A leitura é muito agradável, o nível entre narração e diálogo é na medida certa e os acontecimentos são bem dinâmicos, o que mantem um ritmo de leitura bom, do tipo que a gente lê de uma vez só. Em alguns momentos eu me senti um pouco perdida em relação ao tempo passado na historia, porque ficava confusa se já tinha passado um dia ou só algumas horas! Mas isso não atrapalhou meu entendimento final. Gostei muito da Becky. Ela é divertida, muito perseverante, determinada e o tipo de pessoa 'que não desiste nunca' (acho que ela tem raízes brasileiras). Ela passa por muitas situações de altos e baixos e mesmo assim insiste. Becky não fica parada esperando as coisas acontecer, ela vai, se arrisca e faz – mesmo que isso a coloque em situações mais complicadas! E gosto que ela passa por situações de estresse máximo e consegue contornar a situação bem, quase sempre.

Acho que eu gosto de livros que focam na parte do trabalho porque eu adoro acompanhar como as pessoas encaram essas situações de formas diferentes. Quase posso dizer que a Becky me deu uma lição sobre como não me deixar abater para ir atrás do que quero. Então recomendo a leitura, porque é prazerosa, dinâmica e ainda mostra como nem tudo é o que parece e que com dedicação é possível conseguir até o que parece impossível.

O livro traz diversas referências à emissoras de TV americanas, celebridades e programas de TV (reais e ficcionais) e eu sou fã de referências. Só senti falta de notas de rodapé em alguns momentos porque achei que estava perdendo a piada por não conhecer a que ou quem eles estavam se referindo – por não ser conhecido aqui no Brasil, ou enfim... Existe também uma insinuação que achei diferente que se deve ao fato dos noticiários matinais não serem levados a sério por lá, enquanto aqui no Brasil a gente não tem esse tipo de 'preconceito' – bem eu acho. Porque pelo que me pareceu, o programa que Becky comandava era uma mistura de Hoje em Dia com Sonia Abrãao tentando um pouco de SBT Noite com Carlos Nascimento.

PS: Ah, e eu devo andar muito pateta porque consegui CHORAR com os momentos finais da história. É que foi tão bonitinho ver como as coisas ficaram e eu torcia tanto pela Becky que não aguentei! rs 

14 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar de Uma Manhã Gloriosa, mas nunca fui interessada em lê-lo. Esta é a primeira resenha que leio desse livro. Adorei.
    Vc não é papeta Eve, eu também sempre choro com livros... se você for pateta mesmo então somos dias, certamente!

    Abraços,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sorry, eu escrevi algumas palavrinhas erradas, mas acho que dá pra entender, de qualquer forma abaixo segue a legenda (hihihi):

    *papeta = pateta
    *dias = aqui utilizado no sentido de: Duas. (kkkkk)

    ResponderExcluir
  3. Aw, Eve, que coisinha mais fofa aqui no final, rs.
    Parece ser o tipo de livro que eu também iria gostar porque gosto muito do ambiente de trabalho nos livros (apesar de adorar um high school da vida).
    Tem um tempinho que vejo essa capa e fico desejando o livro, mas, por enquanto, ainda não posso gastar. Tenho um desafio e uma promessa a cumprir, rs.
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Este livro tem bem jeitinho de filme mesmo! Adorei ter vindo primeiro o filme e depois o livro, nunca tinha visto isso!
    gostei bastante, acho legal ser no ambiente de trabalho, parece ser uma leitura bem divertida!

    ResponderExcluir
  5. Oi flor,
    Estou com esse livro aqui em casa para ler e vi que o filme passou esses dias mas nao consegui assistir acho que vou gostar muito dele parece ser muito divertido.
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Rsrsrs, você chorou com este livro é?
    Este é mais um dos muuuitos livros que eu tenho estocado aqui na minha estante sem nunca ter lido.
    Ja vi o filme mas nem lembro bem dele por isto comprei o livro.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  7. Quero taaaaaaanto <3 Basicamente por causa da Diana, mas também por causa da sinopse! Mas eu quero ler em inglês... é Diana <3

    ResponderExcluir
  8. Geralmente eu tenho um certo preconceito com livros que foram originados de roteiros de filme (fico com a impressão de que não são muito bons e pouco desenvolvidos), mas sei que muitas vezes estarei enganada, afinal pré-julgamentos nunca são bons
    Nesse caso adorei o filme, cheguei até a assistir duas vezes no cinema e achei super engraçado, tanto que mesmo sabendo que tratava-se de uma adaptação do roteiro cheguei a comprá-lo, mas ainda não o li.
    Imagino que deve ser bem leve e gostosinho de ler. Também gosto da protagonista apesar de achá-la um pouco workaholic demais, não me identifico muito com pessoas que vivem quase exclusivamente para ele, e achei um pouco o caso dela às vezes, mas ela é de fato, determinada e isso sempre nos inspira de algum modo.
    Quanto aos programas matinais acho que o preconceito existe talvez dentro do ramo de atuação, mesmo aqui no Brasil, por não tratar-se de jornais mais sérios, pois as notícias são sempre frias, atemporais, e leves, falam sobre alimentos, cuidados com a casa, e coisas que poderiam ser consideradas mais "bobas" em comparação a um jornalismo mais sério e investigativo. Depende apenas do ponto de vista de quem o está encarando, nesse caso, o personagem do Harrison Ford amargurado do qual esqueci o nome rs e outrora um excelente jornalista.
    Gostei muito da resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Vc anda chorando mesmo! Sempre tem a palavra "chorar" nas suas resenhas.... #chorona

    "Quase posso dizer que a Becky me deu uma lição sobre como não me deixar abater para ir atrás do que quero"
    Quase???? Vc tem que dizer: "A Becky me deu um lição e eu aprendi" rs Vc é muito sem noção!! kkkkkkkkkk

    Gostei da resenha, e tô ansiosa que o livro chegue logo nas minhas mãos. Ás vezes me sinto um pouco com a Becky sabe, eu trabalho muito... queria ter mais tempo pra outras coisas. E apesar de já estar lá há 5 anos, fico com medo de não durar tanto, pq gosto do que faço.

    Vc me deixou curiosa sobre o Lenny. Quero saber mais e mais sobre ele.
    E eu sou bem como a Becky, muito estressada e nas situações difícieis não consigo ser muito dinâmica; sou corajosa mas fico tensa.

    Beijokas, da Lisse

    ResponderExcluir
  10. Olha, às vezes eu também dou estes ataques e começo a chorar com um final de um livro, simplesmente por que tudo dá certo, do jeito que eu queria... Esta semana mesmo aconteceu isto, quando eu estava terminando o meu ''Tamanho Não Importa''.

    É normal, eu acho. Quero dizer, eu espero! Huahauh

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  11. Eu vi o filme do livro bem na época do lançamento, na verdade um pouco antes já que eu encontrei ele legendado antes mesmo ser lançado aqui no Brasil.. mas agora lendo a sua resenha eu percebi que esqueci da história completamente, são poucas coisas que eu lembro D: (já que estou ficando um pouco velha e esquecendo com facilidade).. Fiquei com vontade de ler e depois assistir o filme para comparar *-* Obrigada pela resenha, beeijos!!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, parece ser muito bom, bem a história daqueles filmes de sábado a tarde, em livro então *-* HAUSHAUSH
    Chorar faz parte <3

    ResponderExcluir
  13. Fiquei ainda mais ansiosa para ler e assistir hahaha.

    The Queen Land

    Xx

    ResponderExcluir
  14. Eu li esse livro e achei muito legal! Depois assisti o filme e até me emocionei! Muito legal acompanhar a busca de Becky Fuller por um emprego e depois que consegue, para manter o emprego. Adorei!

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?