Eu Li: Para Sempre (The Vow)

Eu quis ler Para Sempre desde que soube que existia um livro sobre o filme que eu havia assistido o trailer e ficado maluca. Quando vi que era baseado numa história real – ou seja, não é uma ficção – e o livro foi escrito pelo próprio Kim Carpenter, que viveu toda a situação, já me preparei pra chorar.

O livro é pequeno e considerando que ele narra sobre alguns anos da vida deles, você logo percebe que muitas partes não terão o detalhamento que um romance costuma ter. Ele começa com Kim narrando como conheceu sai esposa Krickitt, como foram os primeiros encontros, a decisão de se casarem, a mudança, a viagem do acidente. O livro ganha mais detalhes a partir do acidente que faz Krickitt perder parte da memória e então Kim começa a relatar sobre como foram os dias em que ela estava no hospital, como ela reagiu ao saber a situação, como eles lidaram com o assunto. 

O tempo da narrativa em vários momentos me deixava confusa. Às vezes ele relatava um fato e então logo depois estava falando de algo que aconteceu antes e avançava novamente. Isso não torna a compreensão impossível (eu entendi, afinal), mas é só algo a se prestar atenção. De modo geral, eu achei que tudo no hospital aconteceu muito rapidamente – mas como se trata de fato real, aposto que foi assim mesmo e não podemos criticar o autor por falha. Explico: eu achei que diante o acidente, a perda de memória e tal, ela até se recuperou bem rapidamente (achei isso curioso porque EU já passei mais tempo internada e nem sofri acidente de carro e perdi a memória, então é só uma compração pessoal)! Mas cada caso é um caso e embora ela tenha ido bem no tratamento do hospital, a recuperação em si, foi um processo longo e demorado – alias, eu achei rápido porque estou lendo 'de fora' mas sei que se fosse comigo ou na minha família, um dia seria uma eternidade, ainda mais quando a pessoa corre risco de morte.
Desde que voltou a falar, Krickitt vinha agindo de forma estranhamente infantil. [...] Durante suas sessões de terapia, ela tinha oscilações graves de humor, com acessos de petulância e birra que fariam inveja a qualquer criança de jardim de infância.
É não foi fácil lidar!
... naquele momento, eu a considerava mais como uma filha do que como uma esposa. [...] As emoções de Krickitt eram tão instáveis que praticamente qualquer coisa poderia acontecer, a qualquer momento.
Eu não tive problemas com a narrativa (li muitas resenhas que comentavam isso, então me surpreendi). Ela não chega a ser totalmente cativante – talvez por não ser detalhada e sim mais objetiva – mas tampouco é ineficiente. Achei que por se tratar de um livro não-ficcional, o autor fez um bom trabalho. Vejam bem, Kim não é um escritor! Ele é um cara que viveu uma situação e resolveu compartilhar isso com o mundo escrevendo um livro. Sei que muita gente acha que qualquer um pode escrever um livro, mas não é fácil assim e o livro é como se fosse um diário de Kim, então achei totalmente aceitável. Além disso, mesmo sem muitos diálogos, a historia não ficou cansativa - acho que me envolvi pelo momento e curiosidade!

Fiquei feliz em poder ler a historia deles porque serve realmente como inspiração. Me emocionei em diversos momentos, chorei, e pelo pouco que li, imagino como não deve ter sido fácil para Kim, ou para Krickitt viver algo assim (imaginem-se?) e apesar de tudo eles não desistiram! O livro mostra muito sobre a deles, a união da família, o apoio das pessoas e por se tratar de algo real, isso me emocionou mais porque vejo que ainda é possível ter esperança na humanidade.

Um fator interessante é que nos capítulos finais, existe uma parte que Kim comenta sobre a relação deles com a mídia (o caso teve muita repercussão na época), a questão do filme que está para sair (que eles participaram e já assistiram!), e considerando que ele mesmo explica que o livro saiu em 2000, acredito que essa versão seja novíssima, com coisas BEM recentes que o autor acrescentou pra essa nova fase – já que com o filme [que ele mesmo comenta não ser exatamente fiel, mas o emocionou], a historia deles chegará, mesmo indiretamente, a mais lugares pelo mundo e poderá servir de inspiração para outras famílias que passem por situações complexas como eles passaram!

PS: Tenho a impressão que esse será um daqueles casos em que o filme agradará mais ao público geral porque acredito que ele seja 'romanticamente' mais cativante! rs

23 comentários:

  1. Eve adorei a resenha, principalmente por ser de um livro que me cativou consideravelmente a ponto de eu o marcar como favorito. Sou super emotiva e esse livro me marcou de um jeito que vou te contar!

    Gostei de você ter frisado que Kim não é escritor, portanto, qualquer falta de detalhe e tal se deve realmente a isso, escrever é uma tarefa super dificil.

    Abraços
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu estou louca pra elr o livro e muita gente já me falou que esperava mais, que o livro não é bom e tal, mas eu falei justamente isso que você comentou: o Kim não é escritor! Eu quero saber da história deles, não tô esperando um livro BOM mesmo, mas uma história boa e acho que é isso que eles tem.
    Mal posso esperar também pelo filme que está com um elenco maravilhoso (:

    beijos, Ev! :*

    ResponderExcluir
  3. Eve, eu li esse livro e gostei muito, realmente falta um pouco de detalhes românticos e a narrativa não é das melhores, mas a história é surpreendente :)
    Rafa :)
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu fui um dos que não gostou da narrativa. Levei um dia inteiro para lê-lo, afinal. Eu compreendo que o Kim não é um autor e tal, mas eu esperava um pouquinho mais por causa do burburinho em torno do livro. Só fui saber que era baseado numa história real com ele em mãos.

    O que mais me cansou foi a "afirmação" do amor que ele tinha pela esposa. Ok, é uma história real e não um romance, mas ficou cansativo.

    Acho que não sou um romântico hahaha.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é o próximo da minha fila de leitura, mas estou indo com muita cautela... Porque já questiono algumas partes da história. >_<

    Mas pela sua resenha fiquei mais tranquila ao saber que vou encontrar algo agradável. ^^

    Estou louca pra ver o filme, adooooro a Rachel McAdams! *-*

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  6. Oi Eve!
    Amei a sua resenha, uma das melhores sobre esse livro em minha opinião. Eu adorei o livro, é uma história realmente linda e emocionante. Me decepcionei um pouquinho porque esperava um romance no estilo Nicholas Sparks, e não é nada disso. Mas concordo com você, apesar de Kim não ser um escritor ele soube nos passar sua história com muita clareza.
    Eu amei o filme, mas é absolutamente diferente.

    Beijos :)
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  7. Oi Eve!
    Acho que você tocou num ponto fundamental do livro e que pode fazer toda a diferença no sentido de gostar dele ou não: o autor não é um escritor. O livro, portanto, não é um romance, e quem vai lê-lo com essa expectativa muito provavelmente vá se decepcionar. Agora, saber que é mais uma auto-biografia pode modificiar completamente a experiência da leitura.
    Não li ainda, mas espero poder fazer isso!
    Gostei muito da sua resenha!!
    Beijão!
    P.S: Também acho que o filme vai agradar mais porque vai ter o toque de Hollywood nele hehe!

    ResponderExcluir
  8. Oi Eve!
    Também acho que nesse caso o filme vai agradar mais ao público em geral por a mesma razão que você.
    Eu gostei de ler sobre a história do casal, é realmente muito inspiradora, uma lição de vida mesmo, mas pelo menos como livro, não sei se funcionou muito bem. Não acho que a parte no hospital tenha sido realmente rápida, acho que ele pulou muita coisa em si mesmo, ele forneceu poucos detalhes, quase como se tivesse contando da sua própria boca para um amigo, e isso pelo menos comigo causou certo distanciamento, não consegui me envolver muito bem com a relação do casal, mas não deixa de ser uma história impressionante.
    Criei uma enorme admiração pela pessoa do Kim após a leitura e acho que vale a pena para qualquer pessoa, conhecer a história dos dois. O mundo precisa de mais pessoas como o Kim.
    Gostei da resenha!
    Beijos!
    Ps. Desculpa pela bagunça em sua página. Exclui o último comentário porque tinha escrito de colocar um "não" que mudava o sentido da frase rs
    =*

    ResponderExcluir
  9. QUE LINDO *-* Tua resenha realmente tocou meu coração Eve, quero muito ler este livro!!

    xoxo
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Sua resenha está ótima (: Mesmo com ela, não me convence a ler um livro desse gênero... Simplesmente não suporto e_e

    Beijos, World of Carol Espilotro
    http://carolespilotro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei bastante do livro e já assisti ao filme.
    O filme é lindo d+, chorei muito assistindo mais não tem absolutamente nada a ver com o livro.
    É totalmente diferente.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  12. Lindooooooooo!
    Estou especialmente curiosa para ler "Para Sempre" pq as poucas resenhas que li a respeito frisa muito a FÉ deles e eu AMO esse fato.

    Fico feliz de vc ter gostado Eve, e o livro é fininho mesmo né, por isso deve ser super corrido. Acho que eu não ia gostar dessa parte tbm rs

    Achei legal vc falando do filme. Amiga, vc anda muito cinematográfica! kkkkk E concordo que o filme vai agradar muito mais, mesmo não sendo tão fiel à realidade que o casal viveu.

    Bjks da Lisse

    ResponderExcluir
  13. Nossa, fiquei um tempo sem internet e perdi taaanto post do blog D:
    Vou arrumar um tempo pra ler tudinho! HAHAHA
    Nunca li e nem vi o filme, gostei da resenha, quando arrumar mais tempo com certeza vou querer ler/ver! haha

    ResponderExcluir
  14. *-*
    Realmente o livro é maravilhoso, mesmo não tendo o romance que muitas pessoas esperam. O filme sim, flor, tem muito romance. Na verdade não tem nada a ver com o livro, a não ser o fato de a personagem perder a memória com o acidente de carro. Pronto, só isso. Mas é uma história bonita, que fala de amor mas de uma forma mais, uh, mundana? No livro o autor tem uma fé muito linda, nossa, me arrepio só de lembrar!

    Parabéns pela resenha!
    ;*

    ResponderExcluir
  15. A sua resenha foi a mais fiel ao livro que já li. Também achei que falta detalhes no livro, mas você disse tudo quando citou que o cara não é escritor e passou por tudo isso. Acho que fica mesmo complicado escrever quando nem você mesmo sabe exatamente tudo o que aconteceu.
    Bom, nem tenho o que comentar. Mesmo já tendo lido o livro, li sua resenha e me cativei por ela. Você disse exatamente o que eu também achei do livro, então, parabéns!
    E sim, acho que nesse caso as pessoas vão gostar mais do filme. Eu continuarei gostando de ambos, porque o livro, sendo escrito pelo próprio Kim, sempre me trará aquela coisa mais próxima à história do que o filme.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Olá, Eve!!
    Por enquanto não pretendo ler este livro, sei que vou ficar desapontada pelo fato de ser um livro de não-ficção, além das resenhas que tenho lido a respeito que me fizeram protelar a leitura dele.
    Mesmo assim, apreciei muito saber que vale a pena sim conferir a história e posso mudar de opinião posteriormente.
    Adorei a sua resenha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  17. Bem, ganhei esse livro em uma promoção, mas ele ainda não chegou :/ rs
    Era sim, um dos meus mais desejados e não vejo a hora de lê-lo e tbém ver o filme.
    Sua resenha está impecável :)

    bjs..

    ResponderExcluir
  18. Eu estou ansiosa para assistir o filme... O livro deve ser mais ou menos, vou ler em breve. Estou achando que o filme vai agradar mais mesmo, ele parece ser muuuito bom.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  19. Looca pra Ler&Assistir . adorei essa ee ootras resenha sobre livro&filme e vi oo trailer e AMEI MTO TDO . {hunf .

    ResponderExcluir
  20. Como você a minha vontade de ler o livro surgiu ao ver o trailer do filme, que já me emocionou, confesso! Eu também vi muita gente reclamando sobre a narrativa, mas o você disse é super válido, afinal ele não é um escritor. E só pela história de superação eu leria o livro. Obrigada pela resenha, beeijos!!

    ResponderExcluir
  21. Eu preciso demais demais ler ele, todo dia leio uma resenha diferente dele, todas positivas! preciso *-* rsrsrs

    ResponderExcluir
  22. eu li este livro e achei lindo ;~~
    quero assistir o filme agora
    só achei que a história poderia ter sido mais desenvolvida.

    ResponderExcluir
  23. Oi Eve,
    Eu li esse livro e amei, ficou entre os meus favoritos do ano passado. Por tudo, pela história comovente, pela reconstrução do amor dos dois e principalmente pela fé. Achei lindo, lindo, lindo e acho que tive as mesma reações que você lendo, me emocionei, chorei e fiquei feliz com o desfecho. Só não gostei muito do filme que apesar de estrelado pelos lindos Channing Tatum e Rachel McAdams não empolgou tanto como eu achei que empolgaria. Achei morno e pouco focado na fé. Romântico sim, mas acho que ficou faltando alguma coisa. Enfim, parabéns pela ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?