Eu Li: Garoto Encontra Garota (Boy Meets Girl)

Meg sempre me agrada e com este livro não poderia ser diferente! Pra começar, a narrativa dele é bem diferente: toda feita por meio de emails, memorandos, mensagens instantâneas e telefonemas. Eu achei que poderia me sentir distante dos personagens devido a isso, mas Meg soube muito bem como amarrar a historia e deixar tudo tão detalhado que se ele fosse contado em 1ª pessoa não teria tanta graça e em 3ª não teria tanto charme. 

Kate é uma mulher que está vivendo no sofá da melhor amiga depois que terminou com o namorado rockstar, pois ele não estava certo se queria assumir um compromisso sério {depois de morar com ela por meses}. Ela e a amiga em questão trabalham no RH do New York Journal sob a supervisão da megera Amy. Kate sente que a vida dela não está nada como ela imaginou que seria aos, mas não tem condições para mudar de casa ou emprego. Mas as coisas viram de cabeça-pra-baixo depois que ela tem que demitir uma funcionaria querida do jornal. Acontece que senhora demitida acaba processando-a por demissão injusta e é assim que ela acaba se envolvendo numa confusão com a chefe, o namorado da chefe e o advogado do jornal, Mitch. 

Eu realmente me diverti demais com a trama! E é um dos livros que posso dizer que REALMENE amei sem tirar nem por o casal principal! Quer dizer, eu costumo pender pra um lado ou outro, mas com Kate e Mitch não teve isso! Os dois são tão divertidos, inteligentes, sarcásticos que não consigo decidir quem gosto mais – mas que bom que não preciso escolher e posso amar ambos. 

Mitch é o melhor advogado que já li! Ele é irônico, perspicaz, fofo, romântico e determinado. Kate tem o melhor dos corações, é um pouco cabeça dura e adora fazer piada da própria desgraça (sabe, rolou uma identificação). É muito legal acompanhar o inicio do relacionamento dos dois, os conflitos, os desencontros. É aquele tipo de casal que passa praticamente o livro todo sem ser-especificamente-um-casal e mesmo assim a gente não cansa da leitura, ou fica estressado porque nada parece dar certo entre os dois. Há muita controversa, muitos problemas atrapalhando.

Também achei que este livro tem uma característica diferente: ele meio politico-eticamente incorreto! A gente acompanha emails de alguns personagens e as vezes eles falam/fazem certas coisas que não são socialmente aceitáveis! Sabe aquele tipo de comentário maldoso, meio preconceituoso/recriminatório que a gente não deve dizer em voz alta? Então, os personagens escrevem muitos deles - como se não tivessem noção ou aquele medidor que nos impede de soltar tudo que vem a cabeça! E mesmo com essa faceta, achei o livro divertido e real (pro contexto). Acho que na literatura não devemos mesmo nos prender a convenções e as vezes um pouco de ousadia é necessária e os personagens deste romance são francos até demais.

O livro é grande, mas a forma que ele foi escrito faz com que a leitura seja tão agradável que mal percebemos o decorrer. Só sinto dizer que não gostei muito de como ele finalizou. Achei que os acontecimentos finais foram corridos, tudo se resolveu, os pingos nos is foram acertados e quando notei – estava na maior empolgação – o livro tinha acabado! Mas não é que o final seja insatisfatório ou mal desenvolvido, pelo contrário. As coisas ficam claras, mas eu gostei TANTO dos personagens que queria mais! Estava tão envolvida naquela dinâmica toda que quando terminou soltei um: ah como assim, acabou

Algumas partes da leitura me incomodaram porque parece que os personagens - principalmente a Kate - tem uns vícios de linguagens que ficam cansativos, e não sei se foi problema da tradução (provavelmente) com/ou resquício de inglês. Bem, mas isso é um detalhe e mesmo assim a historia é boa!

Então leia, leia, leia assim que você puder! É um ótimo livro pra passar o tempo, se divertir e rir muito com as inusitadas situações que acontecem.

15 comentários:

  1. A culpa toda é da Ana Ban(ana)! #Brincadeira...

    Rsrsrs

    Eu ainda tenho que ler a ''série'' (entre aspas, né?) Garoto, pq todo mundo sempre fala tão bem dela... Mas o problema é o money, né?! Nunca chego à tempo de pergar estas promoções no Submarino, e nas livrarias eles sempre são os mais caros da Meg! ''(

    ps: Talvez o problema seja mesmo do original, mas eu adoro falar ''Ana Banana'' (nada contra a mulher, coitada... Só estava entrando no espirito do livro! Rsrsr).

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  2. Eu muito suspeita para falar da Meg, não consigo fazer nenhuma critica construtiva sem parecer uma fã doida.
    Eu adoro essa série, no começo eu achei meio estranho a narrativa, mais com o passar da leitura eu achei bem divertido e gostei muito.
    Eu não sei se eu gostei mais da Mel e do John, ou da Kate e o Mitch. São casais lindos e historias muito boas.
    Adorei o fato da Kate pegar qualquer coisa para escrever até o cardápio do restaurante. Eu gostei muito da historia, e ri de chorar em algumas partes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. É com muita vergonha que digo que só li apenas uma coisa da Meg que foi um conto presente em "Formaturas Infernais" e confesso que nem curti muito, mas vc vive falando maravilhas dela e sua resenha ficou impecável, a curiosidade só aumenta. Certamente lerei uma obra dela..
    Bjs
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Meg Cabot é incrível né? Além do enredo dos livros as capas deles são proporcionais...olha que fofa o desenho da bonequinha nesse livro *-*
    Acho que vou gostar do Mitch, tenho uma raiva de advogados, ele parece ser super descolado!! kkk
    beijos Eve!

    http://foolishhappy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não sei em que mundo eu vivo porque nunca oivi falar neste livro....gosto de histórias contadas por formas diferentes como por exemple email, ja li um livro assim e achei muito dinâmico, gostei da experiência, adoro Meg Cabot e gostaria de ler este livro.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  6. Nossa eu li esse livro e muito tempo atrás quando eu ainda estava no colégio e pegava todos os livros da Meg para ler na biblioteca.
    Eu adorei e pretendo reler um dia.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece bem legalzinho, mas não foi aquele tipo que falei e pensei 'EU PRECISO LER ISSO NESTE EXATO SEGUNDO!'. Quem sabe um dia =P

    ResponderExcluir
  8. Olá, Evellyn!
    É a primeira vez aqui nosso blog e simplesmente o adorei, tanto é que já estou seguindo!
    Bom, ainda não li nada da Meg! Me sinto vergonhada por isso rs
    Fica a dica desse livro ;)

    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro a séries dos 'garotos' da Meg! E se você amou esse, leia logo (!) Todo Garoto Tem. É perfeito DE-MAIS. Acho que é meu livro favorito entre todos os que a Meg escreveu (ok, não li todos... Mas li uns 40, sem brincadeira).
    Eu adoro o casal nesse livro também. E adoro o Mitch, é um dos moços que a Meg criou de quem eu mais gostei.
    Mas... não lembro como terminou. Acho que li quando eu tinha uns 13 anos, acabei esquecendo detalhes (pausa: li O Garoto da Casa ao Lado com 11, foi meio ~pesado~ pra uma criança de 11 anos hahaha)

    Ah, quanto a esse negócio dos vícios de linguagem. Acho que nem é questão de tradução, não. Acho que isso é um pouco do jeito que a Meg escreve os livros mesmo :~

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Evellyn.

    O único livro da Meg que eu li foi A terra das sombras - A mediadora. Gostei bastante, me diverti durante a leitura. Mas não sei se eu gostaria de ler um livro em que a história acontece por troca de e-mails.

    Eu acho que já vi esse livro e dei uma olhada por cima. E foi por causa dele mesmo que eu peguei ar em narrativa assim haha. A antiga capa era um computador numa mesinha, não é? Se não, estou confundindo com outro com a capa parecida.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Adoro livros que se tornam verdadeiros passatempos, daqueles que a gente não vê o tempo passar. Não sabia que esse livro era em forma de e-mails e gostei da ideia. Bom, se é Meg, eu provavelmente gosto. É uma pena sobre esse final corrido - não gosto muito disso.
    Mas a tua resenha me convenceu e, quando tiver a oportunidade e tempo, vou ler, sim!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Essa série da Meg é uma das minhas favoritos, amo o jeito que ela escreve com e-mails, mensagens e tudo mais me diverti muito lendo! Por isso que estou relendo enquanto não posso comprar nenhum livro por estar sem money D: HASUASHUAHSUA Obrigada pela resenha, beeijos!!

    ResponderExcluir
  13. "Garota vc é doida", esse devia ser o título do seu livro! rs
    Se identificar com a personagem pq ela faz pouco da própria pessoa????? Surtou, hein.... kkkkkkkkkkk #mas-um-surtinho-não-faz-mal-a-ninguém

    Tbm quero me divertir, e vou ler sim. Obrigada pela dica.

    E senti falta dos seus quotes, mas talvez seja difícil separar um quote num livro nesse formato tipo email né.

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  14. Realmente Meg Cabot tem uma escrita muito viciante e engraçada. Aposto que vou gostar desse também, aliás, gosto de tudo que leio mesmo.
    ASUHAUSHUSHUAHSUHASU
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Essa resenha ficou super legal! Gostei desse livro, parece ser ótimo.
    Um livro agradável sobre o relacionamento do Mitch com a Kate. Gostei desse lance de encontros e desencontros. Parece ser muito divertido! Meg é sempre Meg, não tem como ser ruim!

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?