Eu Li: Cruzando o Caminho do Sol (A Walk Across the Sun)

Cruzando o caminho do Sol é um livro extremamente comovente. Ele tem uma historia densa e muito bem articulada, que trata de um problema mundial, mas que nós costumamos não ter acesso/conhecimento (pelo menos a vista grossa). É um livro que não trata de romance e sim de fatos bem mais profundos na vida de três personagens principais. 

A narrativa em 3ª pessoa varia entre Thomas Clarke, um advogado de uma grande firma em Washington DC. O casamento dele acabou depois que ele a esposa não conseguiram super uma tragédia envolvendo a filha recém-nascida, além disso, a firma o pôs de licença obrigatória depois que ele foi acusado de ser responsável pelo fracasso de um caso importante. 

Enquanto isso na Índia, duas irmãs, Ahalya e Sita Ghai se veem sozinhas no mundo depois que um tsunami atinge a casa e as redondezas onde elas viviam com a família e não restou nada – além das duas. Sem ter a quem recorrer, num golpe de sorte elas encontram ajuda, mas as coisas acabam tomando um rumo sombrio quando a ajuda às vende para um estranho casal. Mas essa é só a primeira de muitas negociações que as irmãs passam, indo de um canto para o outro como se fossem objetos.
Ele foi crismado, como qualquer garoto católico, mas o que aprendeu no catecismo foi se desgastando e desaparecendo durante seus anos em Yale. No mundo real, a única certeza era a dúvida.

sempre a faculdade... Há
Envolvidas num terrível submundo do tráfico humano, as irmãs Ghai veem a cada dia suas esperanças de voltarem a ter uma vida melhor afundarem. As duas histórias se cruzam quando Thomas vai trabalhar numa organização que trata de casos de exploração sexual na Índia (como um programa de licença que a empresa oferece) e acaba conhecendo a historia das irmãs Ghai. 
– Se o sistema está quebrado, então por que fazemos isso?
[...]
– Sente-se - depois que ele se sentou, ela continuou – Tenho certeza de que você já ouviu a máxima de Edmund Burke que diz que o mal prevalece onde as pessoas de bem não fazem nada. É um grande clichê, do tipo que os políticos adoram usar em seus discursos e...

O autor é detalhista e/ou conciso nos momentos certos, sem cansar o leitor. O enredo trás muitos termos/siglas específicos sobre polícia, politica, leis, organizações e mesmo assim é tudo bem explicado para não ficarmos perdidos [as notas de rodapé são bem úteis, até para termos em híndi, que não foram traduzidos para manter a característica do texto]. Também fazemos uma viagem pelo mundo, da Índia aos Estados Unidos, passando pela França. E eu nem fiquei cansada pelo Jet-Lag!

É uma história que nos cativa e nos faz sentir muito próximos dos acontecimentos, mesmo sendo algo distante da nossa realidade (pelo menos eu espero). Eu torci para que as irmãs tivessem um final feliz após toda a tragédia que passaram, torci para que Thomas conseguisse fazer tudo que se dispôs e que os criminosos pagassem pelos seus crimes. Achei que o final foi suficientemente emocionante, dramático e justo, ao mesmo tempo em que não foi fantasioso, e se manteve bem 'próximo ao que aconteceria na vida real'. 
– Ela ainda tem esperanças de que encontraremos o paradeiro de Sita?
– Certamente. Você não teria?
Thomas refletiu por um momento.
– Acho que sua pergunta foi cínica.
– Cinismo é um hábito ocidental. Na Índia, nós ainda temos fé.
O livro é dividido em 4 partes. Na primeira começa o drama, conhecemos o que leva os personagens ao grande ápice do livro. A segunda e terceira parte são cheias dos detalhes sórdidos e fizeram meu estomago embrulhar porque é cada coisa terrível que eu preferia pensar que isso não acontece na vida real [sério, eu tenho TANTA fé na humanidade, e aí leio algo assim, só pra me dar um tapa na cara que não, o mundo não é tão legal]. Eu sofri com o sofrimento delas e vibrei com Thomas e sua busca. Ele se mostrou muito altruísta ao final das contas. A quarta parte é quando as coisas tão tomando rumo e eu me emocionei porque são os momentos onde esperamos a resolução. Esse livro tem um dos RARÍSSIMOS casos em que eu GOSTEI do epílogo! Achei ideal, fechou o livro bem e foi suficiente para me deixar tranquila. 

Eu chorei com o final do livro, não só pela emoção das coisas que deram certo e tristeza pelas que deram errado, mas porque é uma historia comovente e eu pensei que seria tão bom se isso só acontecesse na ficção e nunca no real... Então acho uma leitura que super acrescenta e nos faz pensar em coisas que normalmente não damos valor, por serem simples e comuns, como a liberdade.

O livro trata-se de uma ficção, mas o autor esclarece que muitos dos pontos citados são baseados em organizações/casos reais, a questão do tráfico humano é uma realidade do mundo e existem mesmo grupos trabalhando contra isso. Ao fim do livro a gente até encontra informações sobre como ajudar e o que ler/visitar para se informar mais.


O livro traz uma historia muito interessante, com uma base ótima e um desenvolvimento espetacular. Fiquei impressionada em como o autor soube criar algo tão detalhado e verossímil.  Não costumo ler coisas assim, mas eu gosto quando uma historia ficcional acaba trazendo elementos da vida real – acho que essa contextualização atrai e deixa o leitor curioso, algo parecido acontece em Linhas, onde a autora fala sobre a (semi)escravidão de pessoas e sobre as crianças invisíveis.

Livro recebido para análise da editora Novo Conceito. Em breve promoção.

29 comentários:

  1. Evellyn,
    Particularmente falando, tenho um apreço especial por esse livro pelos tantos temas polêmicos que ele expõe de maneira crua e, ao mesmo tempo, da esperança que mostra ao final de tudo isso.
    Acho que não devemos fechar os olhos aos males do mundo, piores sejam eles, mas abri-los e encontrar uma forma de resolvê-los. O começo de tudo é ter um conhecimento prévio, o que acontece com a leitura de "Cruzando o Caminho do Sol".
    A história de Ahalya e Sita é emocionante, a irmandade que as une é muito bela, comovente e faz com que eu me sinta mais humana também.
    Acho que sua resenha expressou bem alguns dos sentimentos pelos quais também passei ao longo das 400 e poucas páginas. Corban Addison, para mim, escreveu um livro que merece a atenção dos mais distintos leitores.

    Beijinhos!
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  2. Sabe, eu li há pouco este livro e ainda não me animei a fazer a resenha, a verdade é que não sei como vou falar deste livro, eu gostei da história mas o tema forte e denso me deixou um pouco deprê e eu não quero transparecer isto na resenha.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  3. Eu amei a resenha, adoro suas resenhas #Fato.

    Eu tenho esse livro, mas ainda não pude me aventurar por suas páginas, mas segundo minha lista de leituras será uma das próximas, o problena é que as vezes dá uma louca e furo a fila de leitura. huahauha.

    Desde que eu li a sinopse eu fiquei super curiosa e já muito animada para ler Cruzando o Caminho do Sol, acredito que livros com fundo de verdade (no estilo deste) são sempre fabulosos e como vc diz: um tapa na cara do leitor. Muitas vezes vivemos alheios a tais fatos tão crueis, é bom de vez enquanto sair dos romances e cair um pouco na realidade hihihi....

    Bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, Ev. Amei a resenha. Confesso que eu não tinha vontade NENHUMA de ler este livro, hahahaha. Não gostei da capa, do resumo, do título... Sou meio chata com isto. Mas sua resenha me deu tanta vontade de ler. Parece lindo lindo e real. Livros comoventes me deixam de luto por uma semana, mas eu acabo amando-os. *o* Vou anotar na minha listinha, juro. Adorei, adorei. Participarei da promo, hahahahaha. Beijos!


    Rachel Lima
    http://corujando.org

    ResponderExcluir
  5. Imagino que deve ser muito triste ler uma história assim e saber que isso realmente acontece em algum lugar. Acho um absurdo que alguém consiga fazer tamanha maldade com outro ser humano. Acho super válido este tipo de leitura, para que as pessoas possam abrir um pouco os olhos e ver a realidade. Parabéns pela resenha!

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  6. Oiie Eve,

    Esse livro é realmente tocante, seria realmente perfeito se esse tipo de coisas acontecesse somente na ficção, mas, infelizmente milhares de mulheres e até mesmo homens passam por isso. Eu adorei a leitura, que embora bem densa conseguiu me conquistar.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  7. Evee!!
    Estou atrasada com os livros da NC, por causa do mês de provas que tive, mas quero muito ler esse!! Deve ser muito emocionante mesmo!
    Adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu acho muito difícil fazer resenhas de livros que a gente gosta. E quando a gente gosta do livro e ele fala de um tema tão forte quanto Cruzando o caminho do sol fala, é mais difícil ainda.

    Eu me peguei muitas vezes torcendo pelas irmãs, nunca torci tanto para personagens tanto quanto para elas. É horrível saber que essas coisas realmente acontecem - e estão acontecendo neste exato momento. É horrível acreditar que alguém é capaz disso. Eu ainda tenho fé na humanidade também, mas há horas que ela balança legal. Também queria acreditar que essas coisas não passam de ficção. Infelizmente não é bem assim.

    Ótima resenha.

    ^^

    ResponderExcluir
  9. Essa é a segunda resenha que leio do livro, e quero MUITO ler. Ganhei ele numa promo, e acho que vou passa-lo na frente da minha fila de leitura quando chegar.
    Sua resenha me deixou muito curiosa. Gosto de livros com 'fundo de verdade', e faz bem para muitas pessoas que só lê fantasia/sobrenatural o tempo todo (que eu adoro também).
    Quando eu ler, conto o que achei! xD
    Beijocas

    A Lisse me indicou suas resenhas e cada dia que passa gosto mais do seu estilo! <3

    ResponderExcluir
  10. Hey Eve!
    Amei a resenha, confesso que não estava nada animada em ler este livro, mas depois desse post mudei completamente de ideia. Com certeza lerei em breve.

    Beijocas ;)
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro, a sua foi a primeira e gostei muito.
    Deu para sentir bem do que se trata a história pois só pela sinopse não dava para perceber toda essa profundidade que o livro trás.
    Pretendo ler o meu em breve.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eve, sua resenha só me confirma uma coisa: temos que ler aquilo que também não nos chama tanta atenção. Acabamos nos excluindo do mundo real, e ficamos só nos chick-lit, romances, e histórias pra fazer chorar. E infelizmente, o mundo real fica pra depois.

    Gostei muito da sua resenha, e em como vc frisou a importância da liberdade.

    Epílogos bons são muitoooooo raros. Fico feliz de tê-lo incluido no desafio e ter gostado tanto.

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  13. ADOREI seu blog, lindo, o lay e estava dando uma olhada nos post... *-*
    Estou seguindo viu?
    Te convido para ir conhecer meu cantinho, espero que goste,
    Beijos.

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/
    @LariCrazy_

    ResponderExcluir
  14. A primeira impressão que tive quando eu vi essa capa foi de ‘boring’, não sei, não me chamou muito, mas pela sua resenha me deu muita vontade de ler, a história parece ser boa, e fora dessa mesmice, vou colocar na minha lista!
    Sempre que eu vejo alguma coisa sobre jet lag agora eu já ligo à música do Simple Plan, muito amor! HAUSHAUSHAUSHAUHSAUSH

    ResponderExcluir
  15. Oi Eve o/
    Bom sabe que não sofreu por conta do Jet-lag UAHSUAHSUA Eu ainda não li esse livro, é muito grosso e no momento to evitando esses livros porque meu ritmo de leitura está muuuuito lento. Depois de melhorar eu só vou ler desses q Esse parece ser muito bom, espero que eu goste também quando eu ler. Boa resenha (:

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  16. Até agora as resenhas que li mostraram o quanto a história vale a pena a ser lida. Eu estou ansiosa para ler, mas sabe como é aquela velha conversa de que minha pilha de livros está enorme e está mesmo. Ainda mais agora, depois do meu aniversário e o monte de livro que ganhei ;D

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Esse livro é o próximo q vou ler, e que bom que você gostou, não estava muito animada para ler. Sabia do que falava mas mesmo assim.
    Acho importante expor um problema que as pessoas achem q não acontece.
    Uma ótima resenha essa :)

    Beijos
    Nathalia Duarte
    www.mentalmorfose.com

    ResponderExcluir
  18. Fiquei super tocada só com a resenha.. então acho que o livro pode ser um livro muito bom, que nos ensina muita coisa.. mas ao mesmo tempo muito triste principalment o tema, às vezes falamos sobre isso como se fosse algo muito longe da nossa realidade, mas infelizmente não é assim :/ Obrigada pela ótima resenha, já está na minha lista de próximas leituras. Beeijos!!

    ResponderExcluir
  19. Eu não sei se vou gostar desse livro... Não é muito o estilo que eu gosto. Mas quem sabe eu me surpreenda, né?!

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  20. Bom quando vi esse livro, no site do Skoob não gostei da capa e nem quis saber da história. E já diziam 'não julgue um livro pela capa' e foi o que fiz. Mas agora parando para ler a sua resenha me dei conta de que o livro é super interessante e me deu vontade ler.Vou anotar na minha próxima listinha. *-*

    ResponderExcluir
  21. Oi Eve esse livro é realmente emocionante. Eu torci muito para que nos fim tudo desse certo.
    Achei que Sita seria uma garota indefesa e frágil, mas ela me surpreendeu.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  22. Eu sempre adoro as suas resenhas, são muito bem escritas e grandes, do jeito que eu gosto! hahaha

    Ainda não li esse livro, mas concordo que a história é um problema que não temos muito conhecimento, até porque não é muito divulgado.

    Fico contente em saber que o autor soube escrever essa história tão comovente de uma forma detalhista e concisa, nem cansar o leitor.
    Porque se não o livro seria muito exaustivo e isso acabaria sendo chato.

    Gosto muito de notas de rodapé, para ajudar a nos situar na história, coisa que muitas vezes sinto falta nos livros.

    Foi interessante dividir o livro nessas 4 partes, imagino mesmo que a segunda e a terceira devem ser horríveis e não sei se conseguiria ler, já que fico intensamente triste, então as vezes prefiro evitar. Com certeza se fosse ler, iria chorar horrores de não me aguentar mais.

    Enfim, ótima resenha!

    Beijos,
    Tatha
    www.houseofchick.com

    ResponderExcluir
  23. já li tantas resenhas positivas deste livro que ele subiu para o topo da lista dos livros que pretendo ler logo.
    muito boa a sua resenha tbm *-*

    ResponderExcluir
  24. Boa resenha, Evellyn! Fiz um post sobre o tráfico humano esses dias e várias pessoas me recomendaram esse livro da Novo Conceito para que me aprofundasse mais no tema. Vi que algumas pessoas acharam o livro chato e afins, mas eu curti diante de tudo que já li a respeito dele, e estou querendo lê-lo o quanto antes.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  25. Esto loka para ler esse livro mas nao sobra dinhero amei a resenha bem escrita muito bom

    ResponderExcluir
  26. Oláa :D

    Adorei a sua resenha e já tinha ouvido muito falar desse livro, pelo fato de ser extremamente comovente e tal.
    Fiquei bem curiosa pra saber como o autor expõe e lida com assuntos tão delicados como o 'tráfico de pessoas' por exemplo. Por ser um tema tão delicado, acho que pede uma escrita e um desenvolvimento muito bom.

    Beijos!
    elaselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Quero muito lê-lo, Gostei muito da sua resenha,muito comovente e emocionante.

    ResponderExcluir
  28. Já vi esse livro nas listas de melhores leituras de muiiitos blogs e tô super curiosa! Só de ler a sinopse já me apeguei por ser um tema real, que acontece mesmo infelizmente... Mas aí vem você e me diz que é muito mais, e como sou uma pessoa itensificadora (hahaha) vai ser um chorôrô daqueles, já tô vendo. COm certeza entrou na lista: preciso imediatamente!!!
    Obrigada Eve por compartilhar essa ótima leitura. =D
    bjs

    ResponderExcluir
  29. Oi Eve,
    Sua resenha foi muito linda, essa história parece ser bem comovente mesmo. O tráfico humano é um problema sério no mundo ha muito tempo, só que a divulgação e punição para esses casos é muito difícil. Não sei se teria estômago e coração para ler um livro de conteúdo tão forte, mesmo sendo ficcional, é muito doloroso acompanhar uma história sabendo que esse tipo de coisa acontece mesmo no mundo.

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?