Eu Li: Todas as Estrelas do Céu

Todas, como é conhecido o primeiro romance do Enderson Rafael, é um livro narrado em 3ª pessoa que conta a história de dois irmãos postiços. Carol é uma adolescente que sempre teve uma boa relação com seu irmão adotivo, Leandro. Os dois recebem o mesmo tratamento dos pais (afinal filho é filho, não importa se é biológico ou não) e até então nunca tinham notado algo que pudesse fazê-los ver a relação amigável com outros olhos. Mas tudo muda depois que Carol termina um namoro e Leandro se descobre apaixonado pela irmã

Como o tema é delicado, ele tenta afastar os pensamentos da cabeça, mas o amor é algo que não se pode controlar e quando Carol se vê na mesma situação, os dois não hesitam em ficar juntos. Mas como conviver com um segredo dentro de casa? Como fingir que o relacionamento deles ainda é o mesmo quando um sentimento tão forte os envolve? 

Quando comecei a leitura, senti um baque devido a narrativa. Achei um pouco diferente do que eu estava acostuma - não por ser em 3ª pessoa, mas porque achei bem direta-ao-ponto, ainda mais porque o livro começa com diálogos. Em alguns momentos senti que as coisas estavam meio dramáticas demais, as declarações de amor muito intensas, mas não foi por achar 'forçado' e sim por uma concepção minha de romance (coisa pessoal, mas quis citar porque foi o que senti durante a leitura). Mas conforme vamos nos envolvendo na leitura, a narrativa fica conivente com as situações abordadas. Também curti a ambientação do livro porque são lugares não muito comuns (bem, só de se passar no Brasil já não é comum para mim!) e gostei de poder passear pelos lugares citados, mesmo sem conhecê-los. Achei que o estilo simples-e-direto deixavam as coisas bem claras ao mesmo tempo que as situações ajudavam a criar expectativa em relação ao que aconteceria.

O romance entre os protagonistas é bem arrebatador, do tipo que os faz cometer loucuras e não-ter-medo-do-amanhã, e embora pessoalmente, eu olhe torto pra esse tipo de coisa, no livro as situações foram coerentes para levá-los a determinadas ações. É um livro direto, que trata de um assunto polêmico (não para mim, afinal eles nem tem o mesmo sangue – mas aposto que se ocorresse numa situação familiar minha, eu ficaria desconfortável) de uma forma bem direta e as preocupações que se passam pela cabeça dos protagonistas são bem realistas, então gostei desses pontos. Eles não ficam enrolando acerca da situação (o Leandro principalmente) e é bom ver um adolescente decidido e que defende o que quer!

Eu li todo o livro em um único dia porque assim que me envolvi com a narrativa, não quis parar enquanto não soubesse o que aconteceria ao fim. Todas as Estrelas do Céu me surpreendeu porque, apesar de todas as dicas que recebi da minha amiga que leu, e até mesmo uma palavra-chave contida na orelha do livro, não me fez prever o que aconteceria. Foi um choque porque mesmo que o final seja bem movimentado eu nunca esperaria um fim daqueles! 

Tenho que também falar sobre a diagramação do livro que é muito linda! As imagens relacionadas aos nomes do capítulos, a fonte azul, os detalhes em cada página. Realmente a equipe está de parabéns pelo capricho com o livro! Eu não encontrei erros de revisão e isso é praticamente impossível! Para não dizer que está perfeito, achei uma pequena troca e só. E também adorei o fato do nome do livro ser TÃO relacionado com a historia. Não é apenas uma relação momentânea, faz muito sentido e adorei como foi incorporado ao enredo.

*sem quotes porque li o livro emprestado e esqueci de anotar! rs

19 comentários:

  1. Oi, Evelyn! Obrigado pela resenha! Amei! Bom, com certeza, o ar "direto ao ponto" deles acontece justamente pela imaturidade dos dois. Na adolescência somos naturalmente ousados, achamo-nos inatingíveis, temos a vida toda pela frente. Como eu escrevi numa época em que pensava assim, o livro saiu com esse ar. Com relação à revisão, vc deve ter lido a segunda edição. A primeira, apesar de nosso esmero, teve 7 erros, quase todos de digitação. A segunda, apenas esse nome trocado que vc citou (e que apenas vc e mais uma leitora notaram até hoje, pois é no meio de um parágrafo envolvente e todo mundo passa batido, inclusive nós em mtas vezes...), será resolvido quando houver a 3a edição. E o projeto gráfico, do Estudio Creamcrackers, feito a pedido da 2AB Editora, ficou realmente lindo. Vc já viu o post sobre a escolha da capa?! Beijo!!! http://endersonrafael.blogspot.com/2010/06/estudo-de-capa-todas-as-estrelas-do-ceu.html

    ResponderExcluir
  2. Oi, Eve!

    Esse foi o primeiro livro que li no ano... E gostei muito! *__* O final foi inesperado mesmo! Já esperava uma coisa chocante, mas definitivamente eu não esperava isso, rs. Ah, super válido você citar a diagramação do livro. É perfeita. <3

    O Ende é um querido mesmo. Não vejo a hora de ler o próximo livro dele. :]

    Beijos,
    Amanda || Lendo & Comentando
    ^_^

    ResponderExcluir
  3. Oi Eve!
    Sou doida pra ler esse livro, eu adoro esses romances intensos e arrebatadores, e o fato de ter uma polêmica só torna tudo ainda melhor hehe!
    Eu entendo isso sobre os seus conceitos pessoais acabarem influenciando um pouco a leitura, mas se mesmo assim você leu em um dia e gostou do livro, é porque ele realmente é ótimo ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Todas as Estrelas do Céu é um livro que eu sempre falo que eu vou comprar, mas sempre fico adiando... Mas das minhas férias ele não passa! Rsrsr

    Como eu falei no Twitter, eu não enxergo a relação do casal do livro como um Incesto... Na verdade, já até aconteceu um caso desse tipo com conhecidos da minha família, e todo mundo ficou com cara de #WhoCares?!

    Agora, se eles fossem irmãos mesmo (não que os outros não sejam... mas você entendeu o que eu quis dizer!), de mesmo pai e mesma mãe, eu confesso que ficaria com, tipo, nojo! Rsrsr

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  5. Oi Evy,

    Já ouvi várias opiniões sobre o livro e por isso tenho certa curiosidade em ler. Quando começo a novela A vida da Gente, muito se falou do livro pela semelhança. Mas lendo a sua resenha, acho existe uma semelhança bem minima.

    Eu até gosto de amores exagerados e declarações intensas que faz as pessoas a viverem o momento sem pensar no amanha. Porque é tudo que eu não sou e não faço..rs

    enfim, Evy, adorei sua resenha. Gostei mesmo. Me deixou com muita vontade de ler. =)

    bjinhuxxxx

    ResponderExcluir
  6. Evellyn, lembro que quando eu entrei no Skoob pela primeira vez (faz teeeempo), recebi um recado do autor de "Todas as Estrelas do Céu" fazendo a divulgação e achei a história muito consistente. Particularmente falando, sou fã de um bom drama, nada a la novela mexicana, mas com aquelas temáticas que mexem com o sentimental humano e nos perturbam ou deixam muito a pensar.

    Tudo me leva a crer que é o caso desse livro, o que me deixa empolgada e curiosa, especialmente depois que você falou da relação intrínseca que há entre o título e o enredo.

    Um beijo!
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  7. Direto ao ponto, gostei. Alguns livros que tenho lido ultimamente enrolam tanto que cansa.
    Realmente o nome do livro não me deu muitas pistas sobre a história. Espero poder ler este livro em breve.

    ----Leituras & Fofuras----
    www.leiturasefofuras.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Eve!

    Umas das coisas que mais gosto aqui no seu blog, é que você sempre traz novidades. Eu sinceramente não conhecia esse livro, até ler essa resenha.

    Eu também não me sinto muito bem com uma história de amor como essa. Eu sempre me coloco na situação, e acho que seria horrível me deparar com algo do tipo em minha família. Mas da forma que você disse que as situações foram coerentes para levá-los a determinadas ações, talvez eu poderia entender e torcer por eles.

    Fiquei bem feliz em saber que o livro tem uma diagramação linda e cheia de detalhes.

    E quanto ao nome do livro, eu fiquei curiosa por saber que a relação com a história não é momentânea.

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  9. o assunto é mesmo bem delicado, mas gostei da ideia. deve ser interessante, o segredo a esconder e vc falou que o final é muito surpreendente, isso me deixou curiosa!
    bjs!

    ResponderExcluir
  10. Apesar de eles não terem o mesmo sangue acho que é um assunto delicado porque eles foram criados como irmãos, então é no mínimo desconfortável.
    O nome do livro realmente não dá pista alguma sobre o tema do livro, o que me deu bastante curiosidade para ler.
    Parece ser uma leitura muito interessante, gosto de histórias e personagens diretos, então gostaria muito de ler.

    ResponderExcluir
  11. Ah, estou lendo várias resenhas bem positivas desse livro, e cada vez mais fico curiosa. Me parece ser tão legal...
    Pra mim esse assunto não é polêmico, penso igual a você. Mas se acontecesse na minha família não acharia ruim... Até daria uma força e ficaria do lado.
    Espero poder ler esse livro...

    Beijos,Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  12. Eu sou bem interessada em ler esse livro...concordo com vc qnd diz que, apesar de achar que irmãos adotivos não são irmãos de verdade, acharia a situação estranha se acontecesse próximo a mim!

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  13. Sempre me falam bem desse livro e já li algumas resenhas positivas. Creio que não é a toa tantos elogios ;D

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Evy, adorei a resenha! A história parece ser bem interessante e diferente dos livros que eu costumo ler. Quem sabe um dia eu leia rs. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Eve. ;)
    Não conhecia o livro nem o autor. Realmente, esse tema é um tema muito complicado. Me lembro de, há muito tempo, ter lido um livro sobre meio irmãos que se apaixonavam, "De Repente Dá Certo", da Ruth Rocha. Me lembro de ter gostado bastante.
    Fiquei bem curioso. Espero ter a oportunidade de, um dia, poder lê-lo.

    Abraço.
    Samuca - Obcecados Por Livros.

    ResponderExcluir
  16. Oi, adorei seu cantinho, muito fofo e cheio de novidades. Agradeço a visita. Vou te seguir e sempre passarei aqui para ver as novidades.
    Bjs
    Ca
    Meus romances
    http://mromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. oi evellyn!
    conheci seu blog hoje, é muito bonito, TEEN do jeitoque eu gosto,rs.
    Bom, eu nção conhecia este livro, mas acho superimportante apoiar autores nacionais. gosto bastantede Ya, mas seireconhecer um romance quando vejo um e pela sua resenhap arece ser um roamnce jovem muito bem escrito. eu ri aqui com sua concepçao de romance... eu chamaria de clichês hehehe que seria de um roammce sem eles?
    Parabens pela resenha!
    bjus, @sonynha_h

    ResponderExcluir
  18. Quero muito ler esse livro, acho que até hoje não li nada relacionado ao tema. Mas pensando, quando é com a gente que acontece (na nossa familia eu digo) com certeza seria muito estranho, mas lendo a sinopse eu não consigo achar isso. Espero que eu goste do livro, vi muitas resenhas positivas e minhas expectativas estão altas. Obrigada pela resenha, beeijos!!

    ResponderExcluir
  19. Que bom que vc gostou Eve!
    Fico muito feliz por não ter se deixado influenciar pela minha má opinião a respeito do livro.
    Sempre digo que livro é único para cada pessoa. Ou vai ser muito bom pra um e ruim pro outro, e vice-versa...
    Os pontos positivos de diagramação e capa, eu tbm concordo, é mara!!

    Beijokas, da Lisse

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?