Eu Li: A Fera (Beastly)

A Fera é uma releitura do nosso clássico 'A Bela e a Fera' (acho que todos conhecem ao menos a versão animada da Disney) escrito pela Alex Flinn. Nessa releitura moderna, nosso príncipe é um carinha mimado, arrogante e que acha que beleza é tudo na vida e nossa mocinha é uma garota pobre, filha de pai viciado e que conta com sua inteligência para conseguir sair da condição que se encontra.

Kyle é um personagem extremamente detestável no início do livro. Sabe aquele personagem que é tão seguro de si e tem o rei na barriga, mas na verdade que só fala besteira? É ele! O achei completamente ridículo e o tipo certo pra se jogar uma maldição! Linda, a mocinha é uma personagem que eu também não curti muito assim que a conheci porque a achei um pouco metida, mesmo em toda sua bondade. Ela fazia parecer que se achava boa demais, só por ser uma boa pessoa, sabe?
- Eu amo você, Kyle. - riu ela. - Você é tão mau.
- Mau e genial, você quer dizer. - ri com aquele riso louco dos vilões de desenhos animados.
# adoooro! Muahahahahah 
Como uma releitura de um conto de fadas, o livro tem também a bruxa má que joga o feitiço no mocinho cara arrogante-e-mala. Tudo começa porque na escola, Kyle conhece essa garota chamada Kendra, que é uma 'excluída' (ah, as panelinhas) por ser diferente. Ela tem os cabelos verdes, só usa roupas pretas e é gordinha. Ele a chama para o baile da escola e chegando lá, humilha a garota publicamente. E é por isso que ela o faz se transformar numa criatura tão feia por fora, quanto é por dentro.

Aí sim nosso protagonista começa a melhorar – ao poucos – como ser humano. Eu achei muito interessante como a Alex fez tudo isso acontecer em plena Nova York dos dias atuais e mesmo assim tornou as coisas tão 'possíveis'. Como o pai de Kyle é um famoso âncora de jornal e não quer ser associado a estranha 'doença' do filho – mesmo depois de eles procurarem a cura com todo tipo de especialista – ele compra uma enorme casa no Brooklyn e joga o menino lá, juntamente com a empregada da família, Magda. Kyle também pede um professor particular, já que ele não tem muito o que fazer e não pode sair de casa e então conhecemos Will, que é um cara muito perspicaz apesar de cego (os que não enxergam são os que vêem melhor!).

O prazo para ele encontrar alguém que o ame, mesmo nessas condições de Fera é de dois anos e eu também gostei como o tempo passou. Alex teve o timing perfeito, ela não apressou as coisas nem deixou o marasmo abater e o livro tem um ritmo muito bom! Eu não costumo ler rapidamente, mas esse livro teve uma leitura tão fácil que me impressionei. É difícil eu ler algo narrado por MENINO em 1ª pessoa e achei que a autora foi muito bem sucedida nesse aspecto.
Pra começar, eu tenho pelos no corpo inteiro. Pelos grossos que nem os de um cachorro. Também tenho caninos e garras. Esse é o lado ruim. O bom é que parece que sou feito de Teflon. Se me cortar, saro imediatamente. Poderia ser um super-herói se não fosse pelo fato de que, se eu tentasse resgatar uma pessoa de um prédio em chamas, ela olharia pra mim e sairia correndo e gritando no meio do fogo.
E ele ainda é engraçadinho!
Como o clássico da Disney, as coisas acontecem de forma (totalmente plausível, acredite) que Linda acaba indo morar com Kyle. A principio ela o odeia, é claro, porque ele tipo a mantém presa e longe do pai, mas depois os dois desenvolvem uma amizade que é a coisa mais fofa. E Kyle começa a notar coisas que antes ele não dava atenção. Ele realmente se torna uma pessoa melhor e isso é o mais importante.

Teve vários momentos do livro que eu relacionei com o desenho da Disney e outras coisas são baseadas em outros contos (mais tradicionais, porque sabemos que a Disney sempre faz algo mais leve). O final da historia foi uma grande surpresa porque embora nós saibamos o final tradicional, a forma como acontece no livro é muito diferente e além disso, uma coisa que eu nem cogitei acontece e eu achei genial!

Ao final, tem uma nota da autora onde ela explica porque decidiu escrever esse conto moderno e eu achei extremamente explicativo (até porque eu não conheço muitas versões dessa historia) e é uma coisa que realmente nos faz pensar! Então, super recomendo que todos leiam essa história e se deliciem com esse conto moderno, fofo e que ainda traz aquela velha lição que o 'amor é a solução' e que 'as aparências não são mais importante que caráter'.
... Geralmente ficava vendo Linda ler. Não podia acreditar que ela lesse tanto no verão! Às vezes ela ria, lendo os livros, e uma vez até chorou. Não sabia como alguém podia ligar tanto para livros.
Tive que colocar isso aqui, porque achei muita graça desse pensamento dele!
Alguém quer resenha do filme??

26 comentários:

  1. Faz tempo que quero ler esse livro, já participei de promoções e até agora não tive a sorte de ganhar. Se eu não ganhar, definitivamente eu compro!!!

    Bjs.
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sou doida pra ler esse livro!
    A Bela e a Fera é meu desenho favorito da Disney e adorei a ideia de ver uma releitura moderna!
    Eu assisti um filme, há muito tempo, que conta a história também, mas é uma versão diferente da Disney, nela a Bela tem várias irmãs, eu nem lembro direito da história, mas lembro de algumas cenas!
    Fiquei curiosa pra ver o final diferente!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. A Bela e a Fera me lembra a infância, pq eu queria assistir O Rei Leão e a Minha irmã queria assistir A Bela e a Fera... e era briga na certa! kkkkk...

    Sei lá, não é um livro assim que está na minha lista de quero ler urgente, mas confesso que tenho uma certa curiosidade sim!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua resenha! Estou muito ansiosa para ler! *-* Já assisti ao filme e como filme, adorei! Achei muito fofinho *-* faça uma resenha do filme simmm, eu quero! :DD

    Beijos!
    http://livrosnacabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Awwnnt, o livro parece ser realmente muito bom Eve! *-* Eu ja vi o filme, gostei bastante, mas ainda assim quero ler o livro, pq normalmente os livros são sempre melhores que as adaptações né? :)
    E bah, ainda mais eu que adoro uma história fofinha de contos de fada *-* E acho que nunca li nenhuma releitura de algum dos contos clássicos :/
    Anyways, esse ai com certeza tá na minha wishlist *__*
    Beijoca!

    www.estantechick.com

    ResponderExcluir
  6. Não sei se vou ler esse livro, provavelmente não. Mas o filme quero muito assistir... Faz resenha sim, do filme.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  7. Ahhh, eu adorei muito esse livro. Ele é leve, por vezes engraçado, e bem fofinho. Não há aquele romance meloso, mas é um livro que retrata, totalmente, desse assunto. Agora, eu achei que o filme poderia ter sido melhorzinho - afinal, mudaram muita coisa, ficou meio corrido. Você já chegou a vê-lo? ^^

    Adorei sua resenha *-* Parabéns, viu?
    Beijos e bom fim de semana.
    --
    vicioempaginas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Até mesmo personagem não acredita que nos ligamos tanto aos livros hehehehe :)

    Quero muito ler esse livro e adorei esse quote, adoro caras maus :D


    Beijo,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  9. Deu vontade de reler o livro que se tornou um favorito para mim quando li sua resenha,ficou muito boa.Faz a resenha do filme sim!!Eu já assisti e acho que ficou empatado livro e filme embora os dois sejam bem diferentes seria legal ver outra opinião já que não conheço muita gente que viu.

    ResponderExcluir
  10. Eveee!!
    Adorei sua resenha, eu ainda não li o livro, só vi o filme, e não gostei tantoooo... é fofinho e tal, mas meio que perdi a vontade de ler, sabe?!
    MAS OMG ESSES QUOTES! Adoreiii, tão fofos!!
    Vou reconsiderar minha decisão.. :P
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Ah, Beastly é muito amor! *0*

    Depois da usa resenha deu até vontade de pegar ele e reler o livro todo... Rsrs

    Eu já assisti ao filme, e não gostei tanto. Acho que, como ''A Fera'' é um dos meus livros favoritos de todos os tempos, a adaptação e mudança de várias coisas me irritaram - só gostei do filme do começo até a metade (quando ele é mais ou menos fiel ao livro! Rsrsrs).

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  12. Tô loco pra ler esse livro, tantos comentários positivos..

    Jean Almeida
    http://1livromecontou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Estou muito ansiosa pra ler esse livro, já li vária resenhas e cada vez fico mais curiosa.
    Rafa :)
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Nunca assisti A Bela e a Fera, inteiro HAHA
    Nossa a Kendra é gorda? E por que colocaram uma Olsen para interpretá-la? O.o
    Eu não assisti o filme, só passei. Mas vi que ela se chamava Kendra.

    Adorei a resenha Evellyn, acho que agora estou mais interessada no livro.

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  15. Eu queria ler esse livro, sempre gostei da histórias da Disney, mas adoro aquelas que seguem a linha mas mudam algumas coisas. Agora deu vontade de ler.

    http://isa-bella.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, Eve!!
    Adorei a sua resenha!!
    Nunca tive muita vontade em ler esse livro, não sei bem o motivo! Acredito que a capa brasileira me influenciou a respeito rs.
    Entretanto, ao ler a sua análise como sempre muito bem feita que acabo voltando atrás na minha decisão, posso até lê-lo algum dia e poder tirar as minhas próprias conclusões.
    Os quotes são muito fofoooos!
    Bom findi.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  17. Oi Eve!!
    Estou lendo esse livro e estou amando cada página. Comecei ontem e só faltam algumas páginas para terminar de ler.
    Grande leitura!
    Adorei a resenha.
    Beijinhos,
    Camile.
    www.perdidaentrelivros.com

    ResponderExcluir
  18. Eu fiz resenha (só não ficou tão boa quanto as suas, rs) do filme essa noite http://bit.ly/y3Mrpe

    ResponderExcluir
  19. Evellyn, fiquei com vontade de ler por causa da sua resenha, de novo! Porque eu não sentia muita vontade e não curti o jeito de Alex. Claro que é intencional, mas não suporto personagens arrogantes. Darei uma segunda chance por causa disso - da resenha -.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  20. Na minha infância adorava assistir A Bela e a Fera...
    Adorei a resenha!
    Seguindooo!!
    http://olhosleem.blogspot.com/
    Faz uma visita?
    bjos

    ResponderExcluir
  21. Oiii...
    Amei sua resenha! ^^ Faz um século que tô com esse livro na estante ee até agora não li ainda! rs

    Ahhhh tem meme pra vc no blog! ^^

    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com/2012/01/meme-expectativas-literarias-2012.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Caramba, perdi meu comentário original. Que drog*!

    Resumindo, tinha falado em como sua resenha é boa - bem escrita, coesa e coerente. Na verdade, é uma das melhores resenhas que já li.

    Você fez com que eu subisse A Fera na minha lista de leitura. Tenho o livro faz pouco tempo e, após algumas resenhas negativas, resolvi adiar a leitura. Mas sua resenha me convenceu do contrário. :D

    Obrigada e beijos!

    Fátima Menezes - @RecantoCaliope
    http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Acho que por ter assistido ao filme antes, as minhas expectativas com esse livro não são das maiores.. por isso fico meio em dúvida se vou ler ou não. Ainda mais que eu tenho lido várias resenhas positivas sobre o livro. Obrigada pela resenha, beeijos!

    ResponderExcluir
  24. Pára tudo! Alex é uma mulher...... kkkkkkkkk pensei que fosse um homem! #morre

    É carma, vc não gostar dos livros no começo?? rsrs Desculpa amiga, mas não deu para não reparar nisso!

    Puxa, eu super quero esse livro mas só por ser justamente sobre o meu desenho favorito da Disney. Eu amooooo a Bela! E gostei muito por você ter citado pontos que são diferentes do filme, o que me deixou bem mais curiosa.

    Eu quero sim resenha do filme! \o/ Vc já viu? Conte-me tudinho.

    Beijokas, da Lisse

    ResponderExcluir
  25. Oi flor,
    Sou apaixonadaaa por esse classico da disney inclusive fui evr no cinema em 3D a nova versão amo essa história e tudo que tem nela ai fui assistir ao filme a fera e me decepcionei...talvez por eu gostar tanto da história o filme pecou em várias partes para mim infelizmente...e não sei se leria o livro acho que vou querer comparar ele demais com o desenho e vou acabar me decepcionando de novo infelizmente...
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  26. Li o livro e vi o filme e adorei *-* acho que desenvolvi uma paixoneta por Kyle
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?