Eu Li: Top Ten Uses for an Unworn Prom Dress

Sabe quando você começa a ler um livro despretensiosamente e espera que ele seja bom, mas conforme a leitura vai fluindo você nota que ele é DEMAIS? Foi o que aconteceu enquanto eu lia Top Ten Uses. Recebi esse livro de uma parceria com a autora Tina Ferraro (autora de The ABC of Kissing Boys, que é mais conhecido por aqui) e ainda bem que o coloquei no meu Desafio de Férias porque a leitura dele foi muito divertida e tem mesmo a cara das férias. 

O grande trunfo desse livro é com certeza nossa protagonista e narradora Nicolette Antonovich, uma garota que está no 2º ano do ensino médio e vê sua vida sofrer um sacudida. Tudo começa quando Nic é convidada para ir ao baile da escola com Rascal, um cara por quem ela tem uma 'queda'. Mas Rascal a 'desconvida' bem em cima da hora porque a namorada dele (que tinha mudado de escola) volta, e então ele rapidamente deixa Nic e volta pra namorada oficial. Ok, isso é só a ideia inicial e você não imagina o quanto o livro é bom só com isso. 

Então, de volta ao ano escolar, Nic se vê numa situação complicada, com a mãe prestes perder o prazo para pagar a hipoteca da casa e como ela não quer correr o risco de perder a casa e ter que se mudar para longe da amiga Alison, resolve pedir ajuda financeira ao pai (que tem outra família, uma nova filha, uma nova casa) e para isso ela pede carona ao irmão mais velho de Alison, Jared. Mas os problemas financeiros são só uma parte dos problemas de Nic. Ela ainda tem que lidar com os treinos de vôlei para conseguir uma bolsa para a faculdade, aguentar as perseguições da namorada de Rascal e lidar com os boatos pela escola de que ela e Jared são amigos com benefícios – que vão bem além das caronas! 

Jared é uma criatura toda maravilhosa e me fez ter vontade de ter amigas com irmãos mais velhos (e incrivelmente, todas as minhas amigas ou são filhas únicas ou tem só irmãs!). No inicio ele só ajuda Nic porque ela o paga para isso, mas depois ele começa a se mostrar um cara legal, com um bom coração e começa a ajudá-la sem esperar receber dinheiro em troca. O que mais gostei em Jared é que ele faz aquele tipo amigão que quer ajudar em tudo e dá jeito em tudo! Mas o problema é que Nic fica irritada porque ele a trata como uma irmãzinha e faz as coisas para ela por 'pena' e não por um desejo intrínseco, sabe? 
- Ande comigo até meu armário e nós encontraremos algo que beneficie nós dois.
Os amigos dele (Os três Patetas? Mosqueteiros? Ratinhos Cegos?) fizeram aqueles high-five idiotas.
Como eu disse, Nic é uma dessas protagonistas que dá gosto em estar na 'pele dela' (ou seja, uma narrativa em 1ª pessoa). Ela é muito sarcástica e perspicaz e eu adoro gente assim porque conseguem fazer piadas e ironias mesmo nos momentos mais tensos da vida. A garota tem cada tirada tão boa que meu livro ficou cheio de tags porque eu simplesmente amei a forma com que ela via as coisas. 
Sentada durante a aula de geometria na manhã seguinte. Fiz uma importante descoberta sobre minha vida. Sobre a vida em geral. (Além do óbvio, que Geometria era uma desperdício bons neurônios.)
A história é tão divertida, interessante e com partes tão fofas que além de marcar todas as tiradas da Nic, ainda suspirei em algumas partes, esperando que algo acontecesse e em outras torcendo para a Nic se ligar no que estava acontecendo e mandar as pessoas interesseira para longe!

Acho que o nome do livro e a capa não faz a gente ter real noção de como a historia é interessante e até mais 'madura' do que parece! A ideia de ter 'as 10 coisas a se fazer com um vestido de festa não usado' é só um pretexto pois o livro não é focado nisso, embora 'o vestido' seja praticamente um personagem da historia - já que Nic desenvolve um apego com ele e ela realmente cite as coisas a se fazer com o vestido de acordo com o que ela está vivendo! 

Eu gostei tanto desse livro que acho que minha resenha não consegue demonstrar nem 20% de quanto o livro é interessante, mas eu espero que vocês entendam! E se tiverem a oportunidade, não percam a chance de ler Top Ten e conhecer Nic! Obriga a autora pela parceria e eu gostaria muito que o livro fosse publicado por aqui para que, mesmo aqueles que não conseguem ler em inglês, possam lê-lo.

15 comentários:

  1. Oi Evellyn !
    Quando é o sorteio dos marcadores?
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Blog paixão em livros: paixaoem-livros.blogspot.com -> vai lá

    ResponderExcluir
  3. Oi Evellyn :D Desculpa pelo enoorme sumiço flor?!

    Adorei a resenha! É tao bom qnd a gte começa a ler e tem aquela surpresa boa com o livro né?

    Realmente a capa e o titulo nao deixa a gt ter uma noção mto grande do que esperar.

    Beijocas
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia este livro - mas a história me pareceu ''bem fofinha'' do jeito que você a colocou... Sei lá, nos últimos tempos, tenho procurado mais livros conteporâneos do que de ''Fantasia/Romance Sobrenatural''.

    Acho que é pq eu já tenho uma pilha considerável aqui em casa, então... A novidade são os conteporâneos! Rsrsrs

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  5. Eu preciso voltar a ler em inglês, mas tenho sérios problemas com isso, ou seja, tenho problema de preguiça, mas agora com essa resenha e o quote da geometria cheguei a conclusão de que estou perdendo muita coisa não lendo os livros que não são ou ainda não foram publicados por aqui. Esse parece ser tão bom, agora fiquei realmente encantada e louca de vontade de ler.

    http://isa-bella.com

    ResponderExcluir
  6. Poxa, Eve!
    De fato a capa não faz jus ao livro ser tudo isso, eu o julguei olhando pra ela e achei que seria só mais uma historinha legal, agradável, mas nada demais! Pelo que você falou, estou totalmente errada em pensar assim!
    É muito bom quando a gente se surpreende dessa forma com uma leitura né?
    Fiquei bem curiosa pra ler!
    E, agora que você falou, também não lembro de minhas amigas terem algum irmão mais velho! No máximo, eu namorei o primo de uma, que tinha a mesma idade, serve? Haha
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Ain, o livro parece super fofo*--*, e esse Rascal é um idiota, onde já se viu? Desconvidar na última hora?
    ótima resenha!!!!
    Beijos,
    Rafa :)
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi :)
    Não conhecia esse livro, mas fiquei bem curiosa pra lê-lo. Adorei a dica! :D

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Esse título é gigantesco, nossa. Não gostei da capa, mas pelo que você disse na sua resenha o livro parece ser mesmo bom.
    Fiquei com vontade de ler, pena que eu não sei ler em inglês...

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ev!
    Quando eu vi o título pensei que fosse sobre prom, vestidos e tal e foi isso que me interessou uaheuaheuhae.. Depois que li a resenha e conheci a história, ainda fiquei interessada :) Acho o máximo os livros em que a personagem principal tem miiiil coisas pra resolver, mil situações pra lidar e o livro se desenvolve nisso.
    BTW, a capa é LINDA *--*

    beeijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá Eve!

    Primeiramente essa capa é uma fofura sem igual. Amei!

    Adoro livros que leio sem compromisso algum, e quando espero, ele me surpreende totalmente. Isso é muito bom.

    Pela descrição, realmente tem cara de ser um livro para se ler em férias. Poxa, esse desafio parece ótimo, pena que eu não vi na época para participar. Teria dado certo, já que tive férias no final do ano, do trabalho.

    Nic parece mesmo ser uma protagonista e tanto. Como você, adoro pessoas que fazem piadas e ironias mesmo nos momentos mais tensos da vida. Tem que ser assim mesmo, se não morremos de depre hehehe.

    Bem que poderia ser publicado por aqui mesmo. Seria ótimo para a autora.

    Parabéns pela resenha, e sério, fiquei bem interessada no livro. Será que vende no Amazon?

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  12. Aah, um ótima dica pra livro em inglês. Estava mesmo procurando um assim divertido pra me reciclar.
    Se a sua resenha representa pouco o que você gostou do livro, então ele deve ser muito bom!
    Bjs!

    Mikaela
    Pérolas e Pipocas

    ResponderExcluir
  13. A capa é a coisa mais sem graça do mundo, mas pela tua resenha ele parece ser realmetne divertido haha

    ResponderExcluir
  14. Oi flor,
    Desculpe a demora em vir te ver rsrs...então sabe que adoro suas resenhas acho elas tão legais da vontade de ler o livro mesmo mesmo..então sobre esse achei super fofo e interessante so tem um porém ele é em ingles...buaaaa...ai não vai ter como...rssr...nunca li um livro assim em ingles acredita...pois é...talvez um dia eu tente...tomara que eles publiquem por aqui mesmo...ehehe
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  15. Já gostei desse livro!
    Acho muito maravilhoso como você é capaz de descrever as coisas tão rapidamente. Fiquei maravilhada, eu juro! Nunca li nada assim tão bem explicado que me fizesse ansiar por algo.

    Eu já amo o Jared, só pelo nome dele. Eu passaria o tempo todo lendo esse livro e pensando no Jared Padelacki de Gilmore Girls e Supernatural e suspirando a cada frase dele rsrs (Meu cérebro funciona melhor com associações tá!)

    Eu tbm sofro por não ter amigas que tem irmãos bonitos, ou então pai bonitão... acho isso o cúmulo! E as que tem ou são feios ou são vazios bá

    E agora só posso dizer que eu AMEI, AMEI, AMEI, AMEI sua resenha.

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?