Eu Li: Qual Seu Número (What's Your Number)

Em Qual Seu Número conhecemos Delilah Darling (um luxo esse sobrenome), solteira, 29 anos, moradora de NYC. Delilah é uma mulher moderna, independente e madura, mas depois de ler uma matéria dizendo que a média nacional de relacionamentos sexuais que uma mulher tem é 10,5 e o dela passa um pouco desse numero, Delilah começa a ficar preocupada. 

O livro todo é narrado em 1ª pessoa pela Delilah, numa espécie de diário em tempo real. A forma que o livro é contato é bem intimista. É como se a protagonista tivesse conversando com a gente, contando o dia-a-dia. Não bastasse a preocupação ao ler essa matéria, Delilah acaba de ser demitida e acrescenta um 'desempregada' a sua lista de qualificações. Depois de uma noite regada a muita tequila, Delilah acorda no dia seguinte notando que ultrapassou o limite de 20 homens que ela mesma tinha se imposto e fica arrasada com isso. Num surto de loucura (e ela tem vários), ela vai a Igreja se confessar e é saindo da igreja que ela decide por em prática um plano decisivo para dar uma guinada na vida: vai procurar cada um dos homens com quem já fez sexo e tentar uma segunda chance. 

Devo dizer que os EXs de Delilah são as criaturas mais diversificadas da Terra! Ela faz uma lista, e para encontrá-los pede ajuda ao seu vizinho sexy, lindo e irlandês Colin – que além de ator e bartender é detetive particular nas horas vagas. Então ela parte numa road trip pelos States atrás de cada cara. Cada encontro é um desastre maior que o outro e enquanto ela dá uma de stalker, vai nos contando como conheceu o dito-cujo e o porquê do relacionamento não ter vingado.
Depois de inspirar e expirar com força para evitar entrar em hiperventilação, começo a procurar cameras escondidas, porque, mesmo não sendo famosa, tenho certeza de que estou em umadas pegadinhas do programa Punk'd. Tem que ser isso, não há outra explicação para o que está acontecendo. Ashton Kutcher está por trás disso, tenho certeza. Meu ex-namorado não pode ter se transformado em um muppeteiro.
Delilah é a grande responsável pelo livro ser tão bom. Ela é tão bem desenvolvida, tão segura, tão engraçada, tão firme nas suas loucuras que mesmo quando você tenta odiá-la por ela fazer tudo errado, não consegue. Porque é como se ela tivesse um ótimo motivo para fazer tal coisa e você acaba concordando com ela! Veja bem, a mulher sai de carro pelo país para perseguir ex-namorados e a gente acha isso legal! E não é só isso, Delilah faz verdadeiras loucuras para 'esbarrar acidentalmente' com os Ex. Ela está tão obstinada que chega a comprar uma cadela – Eva Gabor – só para ter uma desculpa para se aproximar do Ex que ama o cachorro de estimação! Alias, como ela compra Eva logo no início da viagem, as duas acabam passando por todas as situações juntas. 

Além de Delilah e Eva, Colin – o vizinho gato – também é um personagem muito divertido e acaba se tornando o melhor amigo dela, e as conversas entre os dois sempre eram boas porque os dois tem muita personalidade. Além disso também temos contato com a amiga, Michelle (que é a única pessoa que sabe do verdadeiro motivo da viagem dela), a mãe e a irmã prestes a se casar de Delilah. Gostei de todos os personagens porque até os não aprofundados, são importantes em algum momento da história!

- Então, não deixe que algo que você nunca quis para a sua vida faça com que você sinta que fracassou - eu digo. - Isso aconteceu por algum motivo.
- Eu sei, eu sei... Mas é mais fácil falar do que fazer uma coisa dessas - diz Colin, dando de ombros.
É um livro bem grande, mas que tem uma narrativa tão fluida, divertida e diferente que você consegue ler sem cansar. Dei altas risadas com os micos e loucuras que Delilah passa na viagem! Também achei ótima a forma que a autora dosou as passagens. Digo, tudo teve seu momento, não ficou nada 'muito disso', 'pouco daquilo'. A viagem, as histórias do passado de Delilah, as conversas ao telefone com Colin. Tudo muito perfeito! O final é bem lindo e embora eu esperasse por algo do tipo, não imaginei que seria daquele jeito. E eu não gosto de epílogos, mas o desse livro traz uma noticia boa e eu achei muito conveniente! 

Também é muito legal que o livro além de ter uma diagramação linda é todo cheio de notas, que explicam coisas que não são tão comuns para nós. E não são só notas de tradução, também tem notas da própria narradora - Delilah, já que ela adora notas de rodapé.

★ Só uma coisa eu achei estranha e é a sinopse (e contracapa). Na verdade, o que lemos parece ser um resumo dos motivos que levam Delilah a procurar os EX no FILME e não no livro! Porque no livro, ELA se impõe um limite de 20 homens porque ELA que acha 20 um numero grande demais.. Não tem nenhuma referencia ao fato de que se a mulher passasse muito de 10,5 não encontraria o grande amor ou se casaria... Então acho que, ou eu não prestei atenção onde isso ta escrito na história, ou eles pegaram isso do filme! agora que já li e pelo trailer, vejo que o filme é totalmente diferente - mudaram até o nome da protagonista - mas mesmo assim quero assistir para saber como eles adaptaram essa bagaça!

17 comentários:

  1. Todas as resenhas que leio, dizem que o livro é muito bom... e engraçado... Não gosto muito de Chick-lit, mas ver um monte de gente, até garotos, dizendo que riu muito lendo esse livro, me despertou curiosidade!

    ResponderExcluir
  2. eu to muuuito afim desse livro!! adoro chick-lits e ele tem cara de que vai me fazer rir horrores - além de me fazer apaixonar pelo personagem principal, é claro. sinto falta de leituras assim. tenho lido tantos romances sobrenaturais que até me esqueci do quando o normal pode ser legal!

    ResponderExcluir
  3. Como os dois ali em cima, eu estou bem ansiosa para ler esse livro! Sou fã assumida de chick-lits, ou seja.. hahaha, mas não vejo esse livro como um chick-lite, mais como uma comédia romântica. Enfim, quero muito lê-lo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Evellyn!
    Também postei hoje resenha desse livro no meu blog xD
    Eu também quero ver o filme, apesar de parecer ser bem diferente do livro.
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Sou doida pra ler esse livro!
    Adoro quando eles são grandes, mas bem dosados, e principalmente quando são tão bons de se ler que a gente não se importa com o tamanho!
    Devem ter se baseado no filme mesmo pra fazer a sinopse, principalmente por causa da capa. Ruim isso!
    Bom, normalmente eu não leio as sinopses, fico morrendo de medo de pegar spoilers hehe!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu não sabia que ''Qual o Seu Número?'' tinha Road Tripe... Viu só como um trailer pode mudar, e muito, o sentido de uma história?! Por ele (e pela sinopse, que estou começando a achar também que foi tirada DO FILME) não me passavam nada disto o que você falou...

    ... E pela sua resenha, o livro parece ser muito maneiro.

    ps: Agora me pergunto - para quê mudar a história do livro se ela no original é melhor (já vi gente dizendo que o filme não tem nada a ver com o livro, mas não deram os exemplos que você deu! =X).

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  7. Quero muuuuuuuito ler esse livro. Não gosto muito de chick-lit's, mas me deu muita vontade. Vou ver se eu leio...
    Argh! Eu vi em algum lugar aí, que o filme é ruim. Ai, ai. Eles não param de fazer adaptações ruins. Argh! de novo.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake

    ResponderExcluir
  8. Olá, Eve!
    Adorei a sua resenha!!
    Estou com o livro aqui e ainda não sei quando poderei ler, pois há outros livros na frente dele na fila de leitura.
    Mesmo assim, certamente irei gostar muito da história também, espero que tanto quanto você e estou louca para curtir o filme também!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  9. Nunca mais li nenhum chick-lit, desde A Minha Vida Fora de Série, que querendo ou não tem um pouco disso, haha. Eu to doida esse livro, até porque tá todo mundo falando que ele é mto bom :D Ainda não vi o filme e também fiquei curiosa com a adaptação, porque até o nome da menine mudaram! Que loucos, mano! O livro é bem grande mesmo, mas como você disse, com a leitura leve tudo fica mais fácil :D Sei que também tem umas paradinhas no livro, né? Umas ilustrações e tal, legal :D

    Beeijo,
    Kaká Rodrigues

    ResponderExcluir
  10. Faz séculos que quero ler este livro só ouvi falarem super bem dele e do filme sua resenha aumentou 2 vezes minha vontade de ler!

    ResponderExcluir
  11. Eve, amiga, eu estou louca por esse livro. Já li maravilhas e quero muito saber como acaba essa história dessa louca com esse irlandês gato. Lembrei demais dos livros da Marian... e vc??

    Gostei da história dela!
    Mas tipo, eu não faria uma lista dos caras que eu já fiquei. Acho que hj eles são pior do que o outro, não salva um. Tipo, "o teu passado te condena" #FATO

    Bjks, amiga, boa noite

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?

    Eu simplesmente amei esse livro. Sou totalmente fã de comédias, tanto no cinema quanto na literatura. É sempre bom se divertir e não ficar fixado em coisas muito sombrias, embora eu também goste.

    Delilah é a personagem mais divertida e louca que conheci e, por um lado, muito verdadeira também quando ela diz "sou fácil, isso mesmo". Muitas mulheres não admitem que são fáceis, mas é só ver um homem que já estão toda assanhada. Então sejamos sinceras, rs.

    Os ex namorados dela são hilários e com persoanalidades distintas. Achei muito engraçado os gêmeos Thompson quando ela fala:" Tem boatos de que o dele é grande. Mentira.
    Tem boatos de que o dele é grande. Verdade."

    Enfim, amei o livro.

    Beijos, Caah Oliveira.
    Open Mind: http://openmindbook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Nossa acho que é quinta resenha só hoje que leio desse livro kkk
    Eu estou empolgada para ler e pretendo levar na viagem que faço nesse final de semana para pelo menos ler durante o tempo que ficarei no avião e no aeroporto esperando para embarcar ;D Assim não cansa a espera!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Eve, obrigada pelo coment, só nos falamos no Twitter haha
    E te parafraseando, "QUE RESENHA EMPOLGADISSIMA!"
    Olha, tô querendo demaaaaais Qual Seu Número, já li tantas resenhas dele e todas elogiando tanto :<< Mas a fila literária na estante tá que nem fila do SUS e a não ser que eu surte e compre, vai demorar um bocado ainda pra ler. Uma pena, porque eu tô super ansiosa! *-*

    Vi o trailer num outro blog agorinha que falou sobre ele e acho uma putaria sem tamanho mudarem tantas coisas assim em chicklit... O filme do primeiro Becky Bloom é engraçado mas um HORROR, não tem naada a ver com o livro, que é infinitamente melhor, até o PAÍS dela eles trocam! Ah vsf _)_

    E sobre o Menina de Vinte, poxa, você é a primeira pessoa que conheço que não gosta dos anos 20 o.O Haha tudo ok mas ele não influencia dessa forma assim a ponto de você achar a leitura ruim por causa dele, se não gostar. E é, o final pra mim foi um previsível meio imprevisível, porque de acordo com a história eu não sabia bem qual seria o final que combinava mais... E poderia ser série, como poderia! u.u Nem que fosse uma com uma protagonista diferente a cada livro que é assombrada por um fantasma de uma década bem passada, tipo a primeira metade do séc. XX mesmo, seria INCRÍVEL VÉIO *_* *morre*
    E quando eu disse "não morra sem ler" falei sério viu UHAHUA

    Bisous!

    ps.: ai shame on me, não te seguia no Google até hoje *se mata* Mas problema resolvido!

    ResponderExcluir
  15. Preciso ler esse livro!!! Meus últimos foram só sobrenaturais com certeza estou precisando ler algo para dar umas boas risadas e de todas as resenhas que eu li esse com certeza é o mais indicado ASHUASHUASHUA Obrigada pela resenha, beeijos!

    ResponderExcluir
  16. Acabei de ler o livro, Evellyn, e preciso dizer: a Delilah foi uma das piores personagens principais que já 'conheci'. Ela é lerda, e comente erros absurdos!
    E nem achei tão engraçado como vcs acharam e tbm não a achei segura! XD

    Acho que justamente pela sua insegurança que ela impôs o limite dos 20 homens e começa a procurar os ex que nem uma louca! XD

    É isso!
    Beijos
    Lygia
    Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  17. Adorei seu Blog, Muito bom mesmo!
    Forte abraço...

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?