Eu Li: Antes Que Eu Vá (Before I Fall)

Antes Que Eu Vá é um livro que eu gostei assim que vi o booktrailer, quando foi lançado lá fora. Achei a proposta interessante – porque sempre adoro coisas sobre vida/sobrevida/outra-vida/segunda-chance. Então quando a Intrinseca anunciou o lançamento fiquei super empolgada. Li várias resenhas – sempre positivas e já esperava MUITO do livro.

Samantha Kingston é a nossa protagonista e narradora. Ela tem 17 anos, está no ultimo ano do high school – e isso por definição já me faz ter empatia pelo livro –, é popular, tem amigas populares e um namorado desejado. Ela pensa viver a vida perfeita até o dia em que ela morre –dã– e descobre as coisas não eram bem como ela imaginava. A partir daí, vemos o livro desenrolar a cada capitulo, o mesmo dia da vida de Sam, que parece estar revivendo em loop o dia de sua morte.

Imaginei como seria ler e reler o mesmo dia. Vejam, a autora precisaria de muita criatividade pra contar a mesma coisa sem se tornar repetitiva e a Lauren fez isso com maestria. Apesar de, basicamente, Sam reviver o mesmo dia e a princípio alguns fatos coincidirem, logo ela percebe o que está acontecendo e na tentativa de mudar o 'futuro' muda o presente, então apesar do plano-de-fundo ser o mesmo, coisas diferentes acontecem. Sem contar que tem aquela premissa: uma ação – por menor que seja – pode mudar todas as consequentes e com isso em mente Lauren mudou varias vezes o enredo, trazendo a cada tentativa, uma nova visão do que 'poderia ter sido'.

Eu realmente gostei muito de acompanhar as tentativas de Sam. É perceptível o crescimento dela, a cada vez que ela acorda e se vê 'presa' ao dia em que morreu. Ela é uma boa personagem, bem real (considerando a realidade americana que vemos em filmes e tudo o mais). O grande problema da Sam é que ela é extremamente influenciável pelas amigas – especialmente Lindsay – e isso a torna 'boba'. Mas acho que isso a torna real, já que cansei de ver filmes em que os personagens agem assim. Talvez na adolescência estejamos mesmo sujeitos a coisas do tipo e Sam tá sempre fazendo coisas por impulso, só porque as amigas fazem, ou para agradá-las, ou por ser algo que esperam dela. Tenho um comentário revolts para a Sam: Uma pessoa que namora alguém que nem gosta de verdade, só porque é o que esperam dela ou para não ficar sozinha não é digna do meu respeito! - ao menos antes do 'crescimento pessoal'.
Alias, as amigas de Sam muito me lembraram o trio de Mean Girls. Tem a abelha-rainha e as outras que ficam em volta, sempre apoiando mesmo sem saber bem o porquê. Na verdade, eu gosto muito desse tipo de enredo, e mesmo com a Lindsay sendo uma total bitch, gostei dela. Lindz tem personalidade forte e embora não use para-o-bem, é uma personagem que tem fundamento. Ally e Elodie – a mais fofa entre as três, segundo a Sam – completam o time de amigas e formam o bando de bitchs #adoro. Elas podem não ser uma excelente influência pra uma pessoa como Sam, mas são as amigas que ela tem e apesar dos pesares, achei que amizade tinha algo de sincero.

Juliet é outra personagem de destaque, já que é o principal alvo de bullying das garotas. Eu estou cansada desse papo de bullying - farei um post sobre isso - e só posso dizer que acho tudo uma grande chateação. As meninas e toda a escola, quando não estão ignorando totalmente a existência de Juliet, estão fazendo a garota passar algum constrangimento e isso é tão bobo/pequeno/baixo (ou qualquer adjetivo pejorativo que vocês possam usar) que acho que to velha pra esse tipo de discussão. Eu até entendi a personagem, mas - por já ter me sentido mal na vida - a achei fraca (de cabeça) e até egoísta, nada justifica o que ela fez! Sério, quem leu, me mande um recado sobre isso!

No território masculino, temos a presença do namorado de Sam, um carinha que eu não gostei muito, aquele tipo de cara que serve mais como troféu do que como namorado. Ele não parece gostar tanto dela mas é bom para Sam ser vista com ele porque ele é 'o cara' da escola. Enfim, esse tipo pode parecer bom, mas deve cansar. Achei Rob engraçado, apesar de ele ser um idiota. Meu sentimento final por ele foi de pena, porque por gente assim, só posso me compadecer.
Sim, ele é egoísta, não muito inteligente, bebe demais, flerta com outras meninas, não saberia tirar um sutiã nem que sua vida dependesse disso, sem falar no que vem depois, mas uma dia ele vai crescer um pouquinho e fazer uma menina muito feliz.
E nem fui eu quem disse isso...
E temos Kent – eu o amei só pelo nome –, a criatura mais querida do livro. Sabe aquele bad boy dos livros que é todo misterioso, sempre sabe o que dizer e como dizer e que nos deixa babando?? Pois é, Kent não é nada disso! Ele é atrapalhado e levemente confuso – do tipo que fica nervoso e acaba falando demais –, é meio recluso e não tem muitos amigos nem desperta paixões, mas sabe o que quer e não tem medo de ser quem é. Além disso o cara tem em estilo que fala por si só.
Desde o primeiro ano, usa sempre blazer para ir a escola [...]. Usa todos os dias o mesmo tênis xadrez preto e branco surrado, e seus cabelos estão tão compridos que parecem cortinas, e caem nos lhos a cada cinco segundos. Mas o problema maior é o seguinte: ele usa chapéu-coco. Para ir ao colégio.
#tenso, mas te amo mesmo assim Kent! bjmeliga
- Você podia... - ele engole em seco. - Você podia ficar aqui...
[...] Ele gagueja rapidamente:
- Não do tipo ficar, ficar comigo. Óbvio que não. Só quis dizer... bem, temos alguns quartos de hóspede, com lençóis já arrumados na cama e tudo mais. Lençóis limpos, obviamente, não os mantemos depois que as pessoas...
- Tudo bem.
- ... usam, isso seria nojento. Na verdade temos uma empregada que vem duas vezes por semana e...
- Kent? Eu disse 'tudo bem'.
Encantadoramente tagarela e confuso!
É um livro realmente lindo, que nos faz refletir, apesar da temática adolescente – que nos remete a algo leve. Gostei muito da narrativa da Lauren e a forma que ela desenvolveu os capítulos e as mudanças – algumas vezes sutis, outras drásticas – na vida/visão da protagonista. O final não foi exatamente uma surpresa, eu já esperava por algo exatamente da forma como aconteceu, mas não deixei de ser surpreendida pela suavidade como tudo terminou.
Estou morta, mas não consigo parar de viver. O absurdo de tudo me atinge naquele segundo e começo a rir outra vez.
A Lauren arrasou nesse livro de estreia e eu mal posso esperar para ler mais dela! O livro é uma leitura obrigatória se você gosta de histórias adolescentes com conteúdo, de narrativa fluida e que consegue poetizar sem ser piegas.

25 comentários:

  1. Adoro livros adolescentes mas sinto falta de narrativas diferentes como essa, a base dos YA's é sempre a mesma coisa. É tudo muito repetitivo, os autores precisam fazer como a Lauren, inovar, dar outro enredo ao invés da mesmice de sempre. A ideia desse livro me lembra aquele filme que o cara acorda todos os dias e vive o mesmo dia diversas vezes :)

    Hey Eve, tem selinho pra você lá no blog http://alltwords.blogspot.com/2011/08/selinho-definitivosimples.html

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Hey Eve,

    Eu queria ler antes que eu vá desde que lançou =S Mas ainda não consegi ler =S Acho que vou gostar do livro, as resenhas deste livro são muito boas, sempre estão destacando um ponto positivo diferente nele.
    Eu também gosto muito de livros com essa tematica leve. E ultimamente á cada livro que leio reflito sobre uma coisa do dia a dia é até estranho... UHASUHAUASHUSAHSAUH'

    Beijos flor!
    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  3. Eu quero demais ler esse livro, estou muito ansiosa por ele!
    A protagonista me parece um tanto quanto superficial e espero que isso não irrite durante a leitura!
    Essa história me lembra de dois filmes: "Antes que termine o dia" e "Efeito Borboleta", apesar de muitas diferenças entre eles. Mas é mais por essa questão de voltar no tempo, de ter outra chance, de uma modificação alterar o rumo dos acontecimentos, enfim...
    A autora deve ter sido muito feliz mesmo em escrever o mesmo dia de maneiras diversas pra o livro estar fazendo tanto sucesso!
    Espero ler logo, quero muito!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Quero ler esse livro há tempos!
    Parece ser muito bom, as resenhas sempre me deixam mais ansiosas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, fico pensando como pode, uma pessoa voltar tanto assim na vida rs. Eu ia querer.
    O livro me ganhou só pela capa, ela é linda.

    Beijos,
    Amanda Faustino
    http://bookandcupcake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Todo mundo lendo e eu sempre deixando por último! Mas esse ano (eu espero) eu irei ler!

    Lauren é ótima, a narrativa dela é tão poética e gostosa de ler, o que me incomoda são as descrições, mas eu relevo, haha!

    ResponderExcluir
  7. Oi Evellyn

    Nossa que treco tenso isso de acordar no dia que morreu...não quero nem imaginar...ainda não teno esse livro e confesso que se não ganhar será comprado bemmmmmm lá pra frente pq a estante aqui tá implorando por férias de 1 ano em minha vida para tirar o pó..hahha
    Gostei mt da resenha , teve o evento vc foi? eu acabei nao indo

    bjos
    Raffa Fustagno
    http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Porque eu tenho essa impressão de que quando sai um livro mais voltado pro drama, começa a sair vários.
    Ultimamente todos os lançamentos que peguei p/ ler são meio triste, com alguma tragédia. rss
    Mas parece ser bem diferente mesmo a história.
    Falam super bem dessa autora, então deve ser ótimo.
    Parabéns pela resenha! xD

    beeeijoo, Nayanne =*
    http://www.bookaholicworld.com/

    ResponderExcluir
  9. Tô muito ansiosa para ler! Semana passada tive que me segurar para não comprar esse e mais um monte que eu queria, tô me aguentando até eu detonar a pilha e recomeçar a comprar.
    Gostei muito da resenha, por você ter apontado bem os personagens e suas características.
    Pretendo ler em breve, pode ser que eu acabe furando minha fila de leitura.

    ResponderExcluir
  10. Aiin. Quero TANTO ler esse livro. Tenho vista resenhas super positivas que me deixam super curiosa e com a sua nao foi diferente. Esse parece ser o tipo de livro pelo qual eu me apego totalmente *-*

    Beijocas,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu tbm acho super interessante a temática desse livro e quero ler.
    Essa coisa de fazer uma coisa e mudar outra é super interessante. E tbm gosto de livros que fazem a gente refletir sobre algo.
    Adorei o quote: 'Estou morta, mas não consigo parar de viver.' hehehe
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Olá, Eve!
    Eu gostei muito da maioria dos personagens e o final deixou um pouco a desejar nas questões do coração. Não sei, mas como eu sou uma romântica incorrigível eu senti falta disso no livro rs.
    Enfim, a leitura dele vale mesmo a pena e gostei muito da sacada da autora em abordar a Teoria do Caos e o Bullying na história.
    Adorei a sua resenha!!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  13. oie Evellyn, gostei da resenha, e só por ela tbm já gostei do Kent.

    Não gostei muito da protagonista não, mas se ela amadurece no decorrer do livro acho que vale a pena ler

    bjs

    ResponderExcluir
  14. OMG! Só resenhas boas sobre esse livro e eu aqui morrendo para lê-lo - QUERO! rs.

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  15. Oi, você nao sabe como to louca para ler esse livro. Muito bom.

    ResponderExcluir
  16. Oi Evellyn... nunca vi ninguém falando mal desse livro
    e a temática dele é muito legal!
    Gosto quando o livro faz pensármos em muitas de nossas atitudes!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  17. Evelyn!
    Quero muito ler esse livro, desde que eu vi o lançamento dele nos EUA! :)
    Deve ser tão bonito.... *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Foi o último livro que li! Eu estava bem ansiosa pela leitura! Eu esperava mais do final! :( Não foi uma surpresa pra mim também. Mas mesmo assim foi uma leitura super proveitosa!
    E Kent! Ah, Kent! *-* Tão fofo! ihihih.
    "Encantadoramente tagarela e confuso!" +1 Concordo muito! hehe.

    Beijão Eve!
    ;)

    ResponderExcluir
  19. Eu simplesmente amei esse livro, a história me marcou de várias maneiras e não vou nem comentar o quanto que eu chorei! kkkkkkkk
    Amo a Sam e o Kent, eles formam um casal perfeito, por isso coloquei eles lá no meme do top de casais :)
    A resenha ficou ótima Eve! Os quotes que você escolheu são demais! *-*

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico
    http://gabiiem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi Eve! Bah acho a capa desse livro muito linda, e só vi criticas positivas até agora :) Que bom que você gostou do livro também XD
    E tipo, fiquei curiosa com esse Kent ai <3 Apesar de ele nao parecer ser a sensualidade personificada -qq acho que ia gostar dele :D
    Linda a sua resenha *-*
    Beijoca!

    www.estantechick.com

    ResponderExcluir
  21. To morrendo de vontade de ler esse livro, mas sério que a temática é bem adolescente mesmo? Não curto muito isso, essa parte me desanimou um pouco =/. Mas ainda quero ler.

    Bjss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Eve!
    Amiga, esse resenha eu não sei bem o que dizer!
    Já ouvi críticas horríveis sobre o livro, já ouvi coisas boas...
    Sua resenha foi boa, e foi a que você mais disse coisas sobre si mesma e o que pensa realmente!
    Suas citações sobre as Bitches foram hilárias... muito divertidas. ADOREI!

    Concordo com você, sobre namorar alguém sem gostar. A Sam deve ter problemas ou então sofrer muito com a pressão das colegas. Já vi que vou odiar o namorado da Sam (por falar nisso ele não tem nome não? hehe).
    E vou amar o Kent!! Ele é fofo, e adoro garotos tagarelas... :)

    Aguardando sua resenha de Delirium.

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  23. Preciso ler esse livro, já li tantas resenhas positivas.. mas ainda tem alguns na frente dele. E quero entender também o prque ele fez tantas pessoas refletir, porque confesso que de começo esse livro não me chamou atenção. Obrigada pela resenha, beeijos!

    ResponderExcluir
  24. A sua resenha é meio antiga, mas assim que li a parte do bullying, me senti obrigada a comentar (x Nunca passei por nada assim e sempre estudei em colégios pequenos, então as brincadeiras eram sempre entre amigos, nunca atingiam essas proporções...
    Mas, enfim, assim como você, acho todo o modo como elas agem com Juliet tão infantil e desnecessário que eu passei graaande parte do livro sem gostar dela, achando-a boba, infantil, influenciável e inconsequente. Achei muito verdadeiro o desenvolvimento pessoal dela e me emocionei de verdade no final do livro, mas me incomodava o quanto ela párecia ingênua em relação aos sentimentos de Juliet, Kent e todas as pessoas que elas magoavam no geral.
    bom, é esse meu comentário um tanto quanto atrasado. ótima resenha! beijos ;*

    ResponderExcluir
  25. Quando vi esse livro no desejo de quinta aqui no blog me apaixonei logo de caras. Acho que é uma história bem interessante e a capa é lindaaaa
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?