Eu Li: Eu Sou o Número Quatro (I Am Number Four)

Confesso que depois de tanta coisa negativa que li sobre esse livro, eu comecei minha leitura já sem nenhuma expectativa. Isso foi bom. Não me decepcionei. Eu estava muito curiosa pois se um livro recebe muitas criticas, mesmo negativas, isso me faz querer ler ainda mais para ter minha opinião. O livro logo esclareceu minha dúvida maior: por que eles só podem ser mortos em ordem? 

No inicio achei as coisas bem paradas. Eu não sou fã de ação e nunca sinto falta disso nos livros, mas o que me incomodou no início desse foi o exagero descritivo da narrativa. É assim, o John Smith – o número 4 – está narrando a 'fuga' deles mas se prende demais a medidas 'Percorremos cerca de seis quilômetros e atravessamos mais ou menos um quilômetro e meio de floresta densa'. Oi? Eu mal tenho noção de quanto é um metro - não digo no sentido literal - mas enfim, isso me incomodou por ser algo meio difícil de imaginar então, por que não falar só: 'muito' ao invés de se prender a sistemas? Mas reparei que os autores gostam de uma descrição detalhada...

Então o livro fica meio paradinho, mostrando a nova rotina de John/Quatro e seu cepân – que nada mais é que um guardião – na nova cidade de Paradise, Ohio. Ele está um pouco cansado de ficar mudando mais de duas vezes por ano e nunca conseguir firmar laços em lugar nenhum.

Na nova escola ele conhece Sarah, uma menina que eu achei simpática, e John logo se encanta por ela. Muita gente critica o relacionamento dos dois como 'bobo' e eu não senti muita empatia a principio, embora também não o ache totalmente desprezível. É preciso levar em conta que os dois são jovens, então eles tem um namoro mais light, mais amorzinho que paixãozona. Acho que o problema é que estamos muito acostumados a paixões arrebatadoras à la Nora e Patch e não conseguimos apreciar algo mais 'leve'.
Uma peculiaridade que eu achei estranha foi a forma que eles se tratam – e não culpo a tradução, pois acredito que em inglês deveria ser algo equivalente. O John chega pra Sarah e fala: – Oi, lindona. E ela: - Oi gatão ou - Ei bonitão... Eu ri muito disso, até porque não consegui deixar de pensar em como isso me lembrava a Lois Lane se referindo ao Clark em Smallville! Sei lá... achei estranho.

Eu não amei o livro, mas achei a historia muito boa. Também não posso dizer que achei mega original, pois ela acaba caindo em alguns clichês – e qual não cai? Não costumo ler ou ver sobre extra-terrestres, mas com o pouco que sei, consegui referenciar. Por exemplo, aquela idéia de que tudo de tecnologia e evolução da Terra e do Homem devemos a seres de outros planetas (Poxa, eu nem leio sobre isso, mas é algo que vemos desde MIB); além do obvio que é os super poderes – porém, imagino que não tenha graça escrever sobre um alien que além de ser igual aos humanos, não tem nenhum diferencial. . Então, acho que mesmo a idéia não sendo muito explorada na literatura jovem – o que é um ponto novo neste caso – na hora do desenvolver, algumas coisas acabaram esbarrando no 'esperado'.
Dou uma olhada dentro da mochila. Um crucifixo, alguns dentes de alho, uma estaca de madeira, uma martelo, uma bola de massinha e um canivete.
- Percebe que essas pessoas não são vampiros, não é? – eu pergunto quando Sam retorna.
- Sim, mas nunca se sabe. Eles são malucos, provavelmente, como você disse.
- E mesmo que estivéssemos caçando vampiros, para que usaria massinha de modelar?
Eu também achei o Quatro meio lerdinho em alguns momentos. Como o livro é narrado todo do ponto de vista dele, o que nós esperamos é ver e saber tudo que ele vê e sabe! Então fiquei meio 'desacreditada' quando eu descobri uma coisa e ele – que estava narrando e me contando tudo que eu não sabia – só foi descobrir séculos depois. Oras! Achei isso bem fora de contexto... Poxa, se até eu notei – e eu sou mega devagar pra descobrir fatos – como ele não percebeu? Estava bem na cara dele! Acho que essa é uma das características que todo protagonista tem – independente de ser ou não narrador – não conseguir notar fatos que são óbvios. 

Eu não tenho que reclamar do ritmo, já que mesclou a pacatez com a ação. O fim é quando tudo acontece. É emocionante, me fez chorar um pouco, mas ao mesmo tempo deixou aquele pensamento de 'Como Assim?'. Tem algumas coisas que acontecem que são bem WTF? difíceis de acreditar, mas ué, é um livro sobre alienígenas, não acho que a coerência e 'acreditibilidade' sejam fundamentais... Sem contar que uma coisa ficou sem explicação e agora eu estou mesmo curiosa pelo segundo livro, porque esse final me deixou cheia de perguntas e imagino que a história ainda tenha muito para mostrar - e explicar!

Sobre o filme – que ainda não vi – tenho um comentário a fazer: achei muito estranha a escolha do elenco (isso porque nem vi)! O John no livro não tem nem 16 anos e escolheram um ator que deveria ao menos interpretar 18. A Seis do livro é morena, e no filme é uma loira bonitona... Mas entendo a escolha. Por ser um filme que quer atrair não só os fãs do livro, mudanças foram necessárias, talvez até mesmo pra atrair um publico mais adulto, porque imagino que se fizessem com personagem mais jovens, teria uma conotação de filme para crianças e adolescentes. O filme todo foi modificado pra ter esse apelo mais adulto, pelo que percebi. E eu, particularmente, acho isso muito bom! Gosto muito do trailer e foi ele que despertou minha vontade de conhecer a história do livro #fato.

17 comentários:

  1. Depois que eu li livro, eu perdi TOTALMENTE a minha vontade de ver o filme... Sei lá, eu já fiquei com aquela coisa toda na cabeça, e só de ver o trailer já sei que está MUITO diferente (sem falar que eu achei a caracterização dos Mogadorians muito ridícula! ¬¬').

    Quanto à sua dúvida, em inglês eles meio que ficam se chamando assim mesmo... Só que não soa TÃO ridículo como em Português! =X Rsrsrsrsrs

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  2. Hey!

    Ah, Vou confessar que eu estou com esse livro aqui, mas que a vontade de ler ainda não bateu, já peguei pra ler, só que já passei dois na frente!
    =(

    Bjinhos
    Psiu!
    www.SilencioQueEuToLendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Evellyn!
    Ao contrário de você, gosto muito de livros com ação sim em alguns momentos da narrativa. Mas, eu tenho que concordar que livros descritivos demais não me atraem nem um pouco. Acabo me cansando da leitura rapidinho rs.
    Não curto muito Ficção Científica, quem sabe mais pra frente eu mude de ideia e coloque este livro na minha lista de desejados.
    Pelo menos eu pretendo assistir ao filme, parece ser repleto de aventura e muito suspense.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  4. não gosto de paixões exageradas em livros, mas o meu maior problema com a sarah, foi que ela é muito sem sal - enfim, não gostei do romance!

    gostei do começo, mas do meio pro final ficou muito lento..oq me incomodou muito! rs.

    não adorei o livro, mas gostei da novidade de aliens!

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro, não gosto muito de alienígenas, mas a história em si chamou a minha atenção.
    Ah, tem selos para você no blog.

    Bjs
    Maah - Nerd Leitora

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti o filme e adorei a atitude da seis! Cara é vai ser fogo! O quatro não é tão lento assim... talvez seja só no livro.
    Eu gostei do filme e da trilha sonora dele. Agora estou curiosa para ler o livro. Saber quais pontos foram modificados, o que tem de mais legal no livro que não teve no filme e etc...


    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu vi o filme e li o livro. O filme é 1000x pior que o livro, é MUITA coisa diferente. E as ultimas 100 páginas da batalha final se resumem a 5 minutos no filme, parece até que foi fácil! Mas o livro é ótimo, apesar de no começo ser beeeem lerdinho. E né, a Sarah era MUITO sem sal! Só recomendo ver o filme pq temos o Alex nele, é claro! ahahah Bjj

    ResponderExcluir
  8. Sério estou louca para ler esse livro, já vi o filme e não achei grande coisa, mais como o livro é sempre melhor...

    Bjoos
    Sam
    UP BOOK

    ResponderExcluir
  9. Eu AMEI esse livro, simplesmente tudo de bom. Adorei sua resenha Eve e fico feliz que também tenha gostado do livro (: E sim, o quatro é meio lerdo mesmo UAHSUAHSUAH

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing.

    ResponderExcluir
  10. *-*
    Gostei da sua resenha flor!! Muito bom ver tanto os pontos positivos e negativos da sua leitura!
    Eu já não tinha expectativa com o livro porque nem sabia muito sobre o que se tratava. Mesmo com todo o auê antes do lançamento, eu me distanciei de tudo isso mas resolvi ler do mesmo jeito. De modo geral, eu gostei. Não me incomodei com a descrição minuciosa da quilometragem (rs) mas concordo que o número 4 é meio lerdo. E eu me lembrei do livro "Abduzidos" do Robin Cook, onde os "et's" que criaram quase tudo aqui na Terra. Só por Deus, mas enfim!

    No filme, a número seis é muito mais legal! Talvez eu não tenha dado muitos créditos à ela durante a leitura mas no filme ficou show!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Ah eu tava doida pra ler esse livro e confesso que depois de ler sua resenha fiquei com um pouquinho de receio de me decepcionar com ele. Ainda mais que você disse que o livro abusa de narrativa descritiva e isso me irrita muito em livros, então agora vou pensar bem antes de pegar o livro.

    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Eve!
    Adorei sua resenha! É muito bom apontar os pontos positivos e negativos dos livros! Já li resenhas falando que o livro não é bom e tal, mas pela sua resenha, acho que vou gostar!
    É muito raro eu ler livros de ficção científica, e a sinopse de Eu Sou o Número Quatro, me agradou bastante!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog, dá uma passada lá!
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Ahahaha adoro suas resenhas é seu ponto de vista. Enfim ainda não comprei o livro acredita sim pior é que eu to com vários na frente dele agora não sei o que fazer mas ainda o comprarei certo. Não gosto muito de histórias de Et's mas esse me chamou a atenção sei la porque, acho que gostei do enredo. So uma pergunta no livro também tem a número 6. Porque convenhamos ela dá de 10 a 0 no 4..ahaha
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  14. Quando eu leio um livro desse tipo, espero Ação, claro q de uma forma moderada e não forçada.
    Estava com muita vontade de ler o livro, mas assisti o filme e essa vontade esfriou muitooo. Quem sabe em outra hora eu leio.
    Gostei da resenha, entendi tudo direitinho, agora eu qria saber pq tem q matar na ordem.. ahsuahs pode contar? nem ligo.
    Beijos;*

    Delírios de Salomé
    http://deliriosdesalome.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei muito desse livro! Sim, não tem tanta ação quanto eu esperava, e o romance de John e Sara me irritou, mas mesmo assim eu adorei.
    Sua resenha esta arrasadora! A mais detalhada e a mais coerente. Amei.
    Quanto ao filme, marido que não leu o livro simplesmente amou, enlouqueceu e quer a continuação logo. Eu que li o livro só gostei bastante, muitas coisas desnecessárias foram mudadas. Mas vale a pena assistir, os efeitos são bem legais ;)
    beijocas
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  16. Li e vi, e o resultado fianl foi ódio!!
    Acho que se não tivesse lido teria gostado mais do filme; mas se não tivesse livdo teria perdido a pessoa mais fantástica, que é o Sam.
    Odiei o Mark no filme, que garoto feio!! Se ele é o mais popular, não sei como, porque é feio de doer.
    kkkkkkkkkkkk

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  17. Não li esse livro mas vi o filme e apesar de ter muita ação envolvida, não me convenceu. Não sei porque, mas os personagens não me cativaram.

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?