Clichê - Parte II

Continuando o post anterior, onde comecei a discussão a respeito dos famigerados e odiados - por alguns - clichês no mundo literário, ou seja, aquela coisinha que parece que a gente vê em tu-do que é livro.
Mais uma vez, se você não leu algum dos livros da imagem abaixo, cuidado! Esse post pode ter spoilers.


  • Os Amados: 
Eu sei que se eu tivesse mais livros para comparar as coincidências seriam ainda maiores mas vamos por partes. Juro, eu fico pensando: OMG: Damen e Patch são tão parecidos! Me corrijam se eu tiver errada mas na minha cabeça os dois são praticamente irmãos gêmeos. Altos, morenos, cabelos pretos, olhos escuros e irresistivelmente sedutores. Se alguém souber alguma diferença física entre eles me conte, pra eu fazer uma imagem diferente! Sem contar que ambos são misteriosos e apaixonados. Mas enquanto Patch a princípio faz de tudo para afastar Nora – assim como Edward fez com Bella – Damen não usa a mascara da antipatia e é sempre atencioso com Ever.
  • O Pau-pra-toda-Obra a.k.a. Amigo:
Sempre existe aquele amigo que serve de estepe pra protagonista, praqueles momentos que ela ta na duvida se fica com o carinha misterioso e sexy ou se resolve deixar o sobrenatural pra lá e viver uma vida normal. Em alguns livros, pode ocorrer do amigo ser gay – típico, mas bem útil, ele aconselha e ao mesmo tempo não corre o risco de querer formar um triangulo – mas na maioria das vezes o amigo cai na cilada de ser a segunda opção.
Temos Bella com Jake e Jessica/Antanasia com Jake (outro) e até a Frannie com Gabe (se bem que ela ta tão dividida que não dá pra saber quem é o segundo) E a Nora com... Scott - bem pouco, mas enfim, era a intenção! Bianca muito espertinha acaba se aproveitando da paixão do amigo Balthazar em 'Caçadora de Estrelas' para fazer uma média com os pais além de ele ajuda-la a poder escapar para encontrar o verdadeiro amado, Lucas. Ever coitada, se livrou do amigo que a põe em duvida, já que o melhor amigo dela é gay.
  • As Inimigas: 
Sempre precisa ter aquela inimiga-mortal. A garota geralmente linda e popular que inferniza a vida da protagonista e sempre está a espreita par roubar o coração do mocinho (as vezes nem tanto). Em Para Sempre nós temos a Stacia Miller – que por acaso, tem um sobrenome parecido ao de sua cópia da série Hush Hush, Marcie Millar. Stacia e Marcie com certeza se conhecem. Elas são tão parecidas que, ou iriam se odiar ou virariam Friends 4ver e se juntariam para destruir a vida de Ever e Nora. Estranhamente também, Damen tem uma perseguidora – Drina que em muito me lembra a Dábria a anjo da morte louca que não desiste de ficar com Patch.

Em Fallen ainda temos a linda, loira e angelical Gabbe, que embora não seja uma inimiga-mortal-em-potencial, faz sua parte ao deixar a coitada da Luce enciumada - ela na realidade é uma amiga, mas como a Luce não sabe disso, ela acaba virando uma rival aos olhos de nossa querida-bocó Luce.

Em 'Vampiro Apaixonado' a inimiga que só sabe importunar a protagonista também é representada por Faith Crosse – que oh, só pra variar é loira, linda e de olhos azuis. O que alias é um ponto fora-do-clichê em Para Sempre já que a Ever faz o tipo linda, loira de olhos azuis e que era líder de torcida, mas agora, não mais.
  • A Escola: 
Sei que High School é a mesma coisa em qualquer lugar do mundo. Aqui todo mundo faz a mesma coisa no ensino médio, legal. Nos livros estrangeiros é claro, sempre existe a líder de torcida metida - Marcie e Faith incluídas. As aulas de Biologia – que Edward e Bella compartilham assim como Patch e Nora e Daniel e Luce. Aliás, o que é que a Biologia tem, hein?  Não sei se Biologia é matéria curricular obrigatória por lá (porque lá é tudo eletivo!) mas a questão é: será possível conhecer o cara dos seus sonhos numa aula de Biologia? rs E eles são sempre sexys, misteriosos e claro, sobrenaturais. Em Personal Demons escapamos da Biologia pois as aulas compartilhadas com Luc e Gabe são Inglês e Física de laboratório, pelo menos um livro se salva! rs
  • A Cultura: 
Uma coisa que meio me incomoda em vários livros – aconteceu em Para Sempre e também um pouco em Sussurro... – é a relação ficar/namorar deles. Quero dizer, isso é cultural. Aqui no Brasil a gente sabe que existe uma diferença e tudo o mais, mas lá eu não sei se existe essa separação – mas a julgar pelos livros (e filmes) não tem. O fato é: vocês já reparam que a protagonista depois de fazer um 'passeio' (ter um date ou qualquer coisa do tipo) e trocar um beijinho (vale até selinho) começa a se referir ao cara como namorado? Bem, nada contra que namora assim, mas eu sempre acabo achando que a garota tá meio iludida por chamar o cara de namorado só porque ele a beijou – não me digam que não tenho coração, eu tenho, congelado, mas ainda assim semi-vivo. A Ever fica se queixando que não sabe nada sobre o namorado dela mas eu me pergunto 'OMG! Como assim eles já estão namorando?' Não se trata de ser insensível, mas fica parecendo que as garotas tem 11 anos e caem na lábia de qualquer cara que dá um mole pra elas! Um beijo e 'Oh, estou apaixonada eternamente por você. Somos namorados!' Mas ok, se é questão cultural, não há nada a fazer. Só aceitar.... Mas continuo achando estranho o modo como a questão do namoro é diferente lá fora.
Então por enquanto acaba aqui meu momento reflexão sobre os clichês. Devo deixar claro que não estou CRITICANDO nenhum dos livros citados, porque sou fã incondicional de todas as obras citadas nos dois posts, apenas quis escrever isso, pois após ler esses poucos livros, e principalmente depois de Para Sempre passei a pensar muito nessa questão, pois estou cansada de ver gente reclamando disso e acho que no fim é algo inevitável. Tenho certeza que daqui a algum tempo, quando eu tiver lido mais, poderei preencher muito mais lacunas e fazer outras comparações ;)

15 comentários:

  1. Uma coisa é fato: se eu estudasse nos USA eu só teria aula de Biologia! HAUHA... É a fonte! Os caras bonitos e sobrenaturais ficam mais vulneráveis, rs.

    Adorei o post, realmente são muitas semelhanças. Umas até me irritam, mas os livros não perdem o charme por isso.

    Ainda preciso ler Noite Eterna e Fallen! O Para Sempre eu peguei emprestado e vou começar a ler já já.

    Beijos!
    Té mais tarde, rs.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Eve, fico com uma pulga atrás da orelha toda vez que vejo a protagonista dizer namorado sendo que eles mal se conhecem...além de ficar aquela coisa de apaixonados eternamente logo no dia seguinte! #cadêrealidade

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  3. Essa coisa que depois de um beijo e um encontro eles já estão namorando me incomoda também! Porque aqui é totalmente diferente. Não é assim tão fácil. Parece que aqui não somos sensíveis e lá elas são iludidas demais. Caiem facilmente em armadilhas quando se trata de relacionamento. hehehehehe

    Essa coisa do amigo que é pra ser a válvula de escape ser a outra ponta do triângulo amoroso é muitoooooo clichê! Chega a ser óbvio demais!


    =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. MEU esse lance da aula de biologia eu sempre do risada MUITO ALTO xD primeira vez que ri foi qndo li Twilight... pq em Roswell tb tem aula de biologia. Depois foi em Sussurro e eu fiquei bem o.O. Quando li em Fallen, considerei fazer um estudo antropológico do caso ahuauhuha

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Então adorei o post e continuo concordando com várias partes contigo...HUAHUAA...Aula de Biologia é bom eu não tinha nenhum fofo na aula de biologia e o professor era um inferno!!!!HUAHUAHA...Agora sobre namorar/ficar sei lá cada um cada um mas eu não considero namoro um beijinho mas se fosse com um daqueles gatinhos acho que eu mudava de idéia...
    Bjks
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  6. Oi, adorei mesmo post! Achei super verdade o que você falou do Damem e Patch, só que eu acho lindo essa atitude de Patch como a de Edward de tentar afastar a pessoa amada, pois eles sabem que querendo ou não podem trazer riscos. E sobre as escolas, é algo comum em vários livros e a aula de biologia também, eu adoro as escolas estrangeiras, rs. Sobre a questão de namorar/ficar, eu acho que as garotas desse livro se queixam demais, eles deveriam estar gratas por esses homens lindos e sobrenaturais gostarem delas, ao contrário de ficaer reclamando que não sabem de nada.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Jurava que já tinha comentado nesse post O.O
    Enfim, eu adorei ele. Concordo com a Vivi, eu iria ter várias aulas de Biologia HAHAHA
    Adoro o fato da Ever fugir do estereótipo e ser quase uma vilã nesse sentudo. Imagino ela muito linda.
    O Patch e o Damen são mesmo muito parecidos, acho tenso. Eles podem ser primos distantes, né? :p

    Beijos xx

    ResponderExcluir
  8. Biologia é TUDO!!!!! #not hahahahahaha
    Cara, nem tinha me tocado do lance dos nomes das personagens, fiquei de cara quando tu falou! O.o
    E tbm fico meio P da vida com a questão de como eles tratam o namoro nos outros paises :S é meio tenso né?
    Ahh, amei mesmo esses posts Eve! *-*
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. Hey Evellyn, quando li Sussurro fiquei meio assim O.O
    é muito parecido com Para Sempre, claro que não é uma questão de plágio, mas OMG!
    A Drina é Dábria!!
    E o Patch e o Damen são muito parecidos sim, mas só fisicamente, o Damen é um personagem meio vazio, parece que todos os cliches de personagem masculino estão nele.. agora o Patch não *--*

    Não vou nem comentar a aula de biologia ¬¬'

    Ótimo post! :D

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico

    ResponderExcluir
  10. Adorei, adorei Evellyn! Tudo o que você falou (com muito bom-humor, aliás) é a mais absoluta verdade. Aparentemente, os americanos passam 99% do seu tempo na HS interagindo com o sexo oposto em aulas de biologia haha - é bizarro o.o!

    O melhor amigo gay ou parte do triângulo amorosa já virou também um eterno clicé que, infelizmente, é mal-conduzido pelos autores com frequência (em geral a protagonista acaba "usando" o melhor amigo por motivos aparentemtene justificados mas que, na verdade, sempre acho puro egoísmo)!

    Não é que eu me importe com os clíches, gosto de muita coisa que está cheia deles. O problema é que livros com muitos clichés costumam ser péssimos em dsenvolver suas personagens em camadas: a líder de torcida maligna sempre será a líder de torcida maligna - Ela não tem uma estória própria, gostos ou interesses definidos. É só uma bitch.

    Acho que é isso que acaba me incomodando, porque no fundo todo mundo joga numa zona cinzenta e poucas pessoas são absolutamente malas o tempo todo ;)

    Ótimo post!

    :**
    Léka

    ResponderExcluir
  11. até falei isso lá no meu blog outro dia.
    isso tudo faz parte da cultura americana e temos que aceitar, mas muitas histórias valem à pena.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Anjo,
    Eu li seu post e tenho que dizer: se as minhas aulas de biologia na época da escola rendesse tanto quanto nos filmes e livros, teria sido bem diferente,viu. Eu, particularmente, teria adorado ficar dentro de laboratórios estudando..hehehe

    Com relação ao fato "namorado" que muitas mocinhas/protagonistas transformam o cara depois de um passeio, uma conversa no corredor ou sei lá mais o quê, é complicado dizer qualquer coisa. A mim incomoda muito, porque parece que o 'amor' fica meio vulgarizado. Afinal, é só dar passeio no parque ou ser parceiro de laboratório que já dá pra chamar de meu namorado qualquer um..rs

    Amei tudo o que você escreveu..

    Bjinhuxxxx

    Eu li & Divulgo - http://euliedivulgo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Ahhhhh, já estava me esquecendo..
    Com relação aos livros Wake e Fade, eu fiz a busca pelo site busca pé e acabei encontrando no site do Ponto Frio. Estou mandando o link direto pra você..

    Pontofrio.com
    http://search.pontofrio.com.br/search?w=wake

    Extra.com
    http://buscando.extra.com.br/search?w=wake

    ResponderExcluir
  14. Eu simplesmente ODEIO Damen, não me pergunte porquê. Talvez seja pela fato de eu ter detestado a história e Ever e a irmã dela e todo o resto dos personagens daquele livro, pelamor! A aparência é realmente parecida com a de Patch, mas eu acho que ngm se compara a ele. Team Patch até a morte! SOAHSOASHOASHOAHSOAHOAS.
    Nunca tinha parado pra pensar nessa lance de inimiga, agora lendo isso, concordo plenamente. To dizendo que Para Sempre é uma cópia de tudo, risos. Eu achava muito parecido com Diários do Vampiro por causa do nome de Damen, Damon e tal (; Mas mudei de ideia agora, haha.
    "não me digam que não tenho coração, eu tenho, congelado, mas ainda assim semi-vivo" As pessoas vivem me dizendo isso SOHAOSHOASHAHOSAHOS. Somos duas com coração congelado, Evellyn :D Também acho muito esquisita essa relação dos casais nos livros ;~~ Acho que pra considerar namorado tem que acontecer muita coisa antes, tem que rolar uma coisa mais intensa mesmo, passar mais de um mês ficando e tal (: E Ever realmente parece ter 11 anos, meus Deus. Eu sentia tanta vontade de bater nela, quando eu tava lendo o livro. Nem sei como eu terminei, pra falar a verdade x.x

    Beijinhos migs
    Kaká xxx

    ResponderExcluir
  15. Adorei os dois posts,Evellyn! Realmente, as aulas de Biologia são incríveis para se conhecer boyzinhos sobrenaturais disponíveis!

    Sempre rio com as semelhanças entre estas séries: depois de algum tempo, comecei a curtir estes pontos em comum que antigamente me irritavam tanto. As menininhas suspirando após um único beijo e achando que isso já é namoro é mais sensacional ainda, kkk.

    Parabéns pelos clichês. Adorei!

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?